Artigo Anais do I Congresso Amazônico de Pedagogia

ANAIS de Evento

ISBN: 978-65-5222-037-0

FERRAMENTAS DE PROCESSAMENTO DE LINGUAGEM NATURAL PARA O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA: UMA ANÁLISE APLICADA À EDUCAÇÃO BÁSICA

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Publicado em 27 de maio de 2025

Resumo

O ensino de Língua Portuguesa na Educação Básica enfrenta desafios significativos relacionados à alfabetização, interpretação textual e produção escrita. Com o avanço das tecnologias digitais, o Processamento de Linguagem Natural (PLN) emergiu como uma ferramenta promissora para abordar essas questões, oferecendo feedback automático e personalização no aprendizado. Este estudo teve como objetivo principal analisar a viabilidade e os benefícios da implementação de ferramentas de PLN no ensino de Língua Portuguesa. Foi realizada uma revisão bibliográfica abrangente e análise de ferramentas disponíveis no mercado. Observamos que a utilização de ferramentas de PLN pode aumentar o engajamento dos alunos, melhorar a escrita e interpretação de textos, e proporcionar uma educação mais inclusiva para estudantes com dificuldades de aprendizagem. As percepções de alunos e professores foram positivas, destacando o potencial do PLN para inovar o ensino de Língua Portuguesa. Este estudo sugere que a integração dessas tecnologias ao currículo escolar pode promover o desenvolvimento das habilidades linguísticas e uma abordagem mais eficaz e contemporânea na educação básica.

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