ANALFABETISMO E A AUSÊNCIA DE POLÍTICAS PÚBLICAS: O AUTO DA COMPADECIDA 2 – A REALIDADE DE CHICÓ E DE MUITOS BRASILEIROS
"2025-05-27 16:18:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 121264 "edicao_id" => 387 "trabalho_id" => 22 "inscrito_id" => 759 "titulo" => "ANALFABETISMO E A AUSÊNCIA DE POLÍTICAS PÚBLICAS: O AUTO DA COMPADECIDA 2 – A REALIDADE DE CHICÓ E DE MUITOS BRASILEIROS" "resumo" => "O presente trabalho aborda o analfabetismo no Brasil como uma das principais mazelas sociais, destacando sua relação com a ausência de políticas públicas eficazes e a negligência histórica do Estado em relação à educação. A análise parte da realidade retratada no filme "O Auto da Compadecida 2", em que o personagem Chicó simboliza a vida de milhões de brasileiros marginalizados, sem acesso à educação formal e a oportunidades de melhoria de vida. O estudo, de natureza bibliográfica, utiliza dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística e referências teóricas de autores como Paulo Freire, Saviani e Teixeira, para discutir as consequências do analfabetismo e a necessidade de políticas públicas estruturadas. Os resultados evidenciam que o analfabetismo está diretamente ligado à desigualdade social e à precariedade das políticas educacionais, impactando não apenas a capacidade de leitura e escrita, mas também a participação cidadã e o desenvolvimento econômico do país. A formação docente e a valorização dos professores emergem como elementos cruciais para a superação desse problema, assim como a implementação de programas de alfabetização de jovens e adultos. Conclui-se que a educação é um direito fundamental que precisa ser garantido de forma universal e equitativa, exigindo investimentos e ações concretas para promover uma transformação educacional no Brasil." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "ET 09: Linguagens e Letramento: Alfabetização, letramento e desenvolvimento de linguagens." "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV221_MD1_ID759_TB22_14022025141019.pdf" "created_at" => "2025-05-28 15:37:43" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "PAULO CEZAR OLIVEIRA DE AZEVEDO" "autor_nome_curto" => "Cezar" "autor_email" => "pcoa@academico.ufpb.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-i-congresso-amazonico-de-pedagogia" "edicao_nome" => "Anais do I Congresso Amazônico de Pedagogia" "edicao_evento" => "Congresso Amazônico de Pedagogia" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conape/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6842e660924ec_06062025100016.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2025-05-27 16:18:00" "publicacao_id" => 119 "publicacao_nome" => "Revista CONAPE" "publicacao_codigo" => "978-65-5222-037-0" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 121264 "edicao_id" => 387 "trabalho_id" => 22 "inscrito_id" => 759 "titulo" => "ANALFABETISMO E A AUSÊNCIA DE POLÍTICAS PÚBLICAS: O AUTO DA COMPADECIDA 2 – A REALIDADE DE CHICÓ E DE MUITOS BRASILEIROS" "resumo" => "O presente trabalho aborda o analfabetismo no Brasil como uma das principais mazelas sociais, destacando sua relação com a ausência de políticas públicas eficazes e a negligência histórica do Estado em relação à educação. A análise parte da realidade retratada no filme "O Auto da Compadecida 2", em que o personagem Chicó simboliza a vida de milhões de brasileiros marginalizados, sem acesso à educação formal e a oportunidades de melhoria de vida. O estudo, de natureza bibliográfica, utiliza dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística e referências teóricas de autores como Paulo Freire, Saviani e Teixeira, para discutir as consequências do analfabetismo e a necessidade de políticas públicas estruturadas. Os resultados evidenciam que o analfabetismo está diretamente ligado à desigualdade social e à precariedade das políticas educacionais, impactando não apenas a capacidade de leitura e escrita, mas também a participação cidadã e o desenvolvimento econômico do país. A formação docente e a valorização dos professores emergem como elementos cruciais para a superação desse problema, assim como a implementação de programas de alfabetização de jovens e adultos. Conclui-se que a educação é um direito fundamental que precisa ser garantido de forma universal e equitativa, exigindo investimentos e ações concretas para promover uma transformação educacional no Brasil." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "ET 09: Linguagens e Letramento: Alfabetização, letramento e desenvolvimento de linguagens." "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV221_MD1_ID759_TB22_14022025141019.pdf" "created_at" => "2025-05-28 15:37:43" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "PAULO CEZAR OLIVEIRA DE AZEVEDO" "autor_nome_curto" => "Cezar" "autor_email" => "pcoa@academico.ufpb.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-i-congresso-amazonico-de-pedagogia" "edicao_nome" => "Anais do I Congresso Amazônico de Pedagogia" "edicao_evento" => "Congresso Amazônico de Pedagogia" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conape/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6842e660924ec_06062025100016.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2025-05-27 16:18:00" "publicacao_id" => 119 "publicacao_nome" => "Revista CONAPE" "publicacao_codigo" => "978-65-5222-037-0" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }