GAMIFICAÇÃO NO ENSINO DE PROCESSADORES: DESENVOLVIMENTO DE UM JOGO EDUCATIVO POR ESTUDANTES DO IFRO
"2025-05-27 16:18:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 121365 "edicao_id" => 387 "trabalho_id" => 152 "inscrito_id" => 973 "titulo" => "GAMIFICAÇÃO NO ENSINO DE PROCESSADORES: DESENVOLVIMENTO DE UM JOGO EDUCATIVO POR ESTUDANTES DO IFRO" "resumo" => "Este artigo apresenta o desenvolvimento de um jogo educativo inspirado nos jogos Dead Cells e Hollow Knight, no qual os chefes representam diferentes processadores. A mecânica de luta do jogo permite que os jogadores aprendam sobre a história dos processadores de forma intuitiva e interativa. O projeto foi realizado por estudantes do primeiro ano do curso técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio do IFRO - Campus Porto Velho Zona Norte, como parte da disciplina de Arquitetura e Organização de Computadores. A metodologia adotada seguiu cinco etapas: pesquisa inicial sobre processadores, definição da mecânica do jogo com elementos inspirados em Dead Cells e Hollow Knight, escolha da ferramenta de desenvolvimento, implementação do jogo e, por fim, apresentação do projeto. A atividade, desenvolvida na terceira etapa do semestre letivo, teve como objetivo unir aprendizado e gamificação para tornar o estudo dos processadores mais dinâmico e envolvente. Os resultados mostraram que a gamificação pode contribuir significativamente para a aprendizagem ativa, tornando conceitos técnicos mais acessíveis, além de estimular o desenvolvimento de habilidades técnicas e colaborativas." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "ET 03: Inovação Pedagógica: Práticas pedagógicas inovadoras e processos de ensino e aprendizagem." "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_CORRECAO_EV221_ID973_TB152_21032025165626.pdf" "created_at" => "2025-05-28 15:37:43" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "GERSON MARTINS NETO" "autor_nome_curto" => "GERSON" "autor_email" => "gersonxneto@gmail.com" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE RONDÔNIA (IFRO)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-i-congresso-amazonico-de-pedagogia" "edicao_nome" => "Anais do I Congresso Amazônico de Pedagogia" "edicao_evento" => "Congresso Amazônico de Pedagogia" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conape/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6842e660924ec_06062025100016.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2025-05-27 16:18:00" "publicacao_id" => 119 "publicacao_nome" => "Revista CONAPE" "publicacao_codigo" => "978-65-5222-037-0" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 121365 "edicao_id" => 387 "trabalho_id" => 152 "inscrito_id" => 973 "titulo" => "GAMIFICAÇÃO NO ENSINO DE PROCESSADORES: DESENVOLVIMENTO DE UM JOGO EDUCATIVO POR ESTUDANTES DO IFRO" "resumo" => "Este artigo apresenta o desenvolvimento de um jogo educativo inspirado nos jogos Dead Cells e Hollow Knight, no qual os chefes representam diferentes processadores. A mecânica de luta do jogo permite que os jogadores aprendam sobre a história dos processadores de forma intuitiva e interativa. O projeto foi realizado por estudantes do primeiro ano do curso técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio do IFRO - Campus Porto Velho Zona Norte, como parte da disciplina de Arquitetura e Organização de Computadores. A metodologia adotada seguiu cinco etapas: pesquisa inicial sobre processadores, definição da mecânica do jogo com elementos inspirados em Dead Cells e Hollow Knight, escolha da ferramenta de desenvolvimento, implementação do jogo e, por fim, apresentação do projeto. A atividade, desenvolvida na terceira etapa do semestre letivo, teve como objetivo unir aprendizado e gamificação para tornar o estudo dos processadores mais dinâmico e envolvente. Os resultados mostraram que a gamificação pode contribuir significativamente para a aprendizagem ativa, tornando conceitos técnicos mais acessíveis, além de estimular o desenvolvimento de habilidades técnicas e colaborativas." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "ET 03: Inovação Pedagógica: Práticas pedagógicas inovadoras e processos de ensino e aprendizagem." "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_CORRECAO_EV221_ID973_TB152_21032025165626.pdf" "created_at" => "2025-05-28 15:37:43" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "GERSON MARTINS NETO" "autor_nome_curto" => "GERSON" "autor_email" => "gersonxneto@gmail.com" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE RONDÔNIA (IFRO)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-i-congresso-amazonico-de-pedagogia" "edicao_nome" => "Anais do I Congresso Amazônico de Pedagogia" "edicao_evento" => "Congresso Amazônico de Pedagogia" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conape/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6842e660924ec_06062025100016.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2025-05-27 16:18:00" "publicacao_id" => 119 "publicacao_nome" => "Revista CONAPE" "publicacao_codigo" => "978-65-5222-037-0" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }