ALUNOS COM DEFICIÊNCIA E A BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR: UMA ANÁLISE CRÍTICA DA INCLUSÃO DO PÚBLICO-ALVO DA EDUCAÇÃO ESPECIAL NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA
"2025-05-27 16:18:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 121320 "edicao_id" => 387 "trabalho_id" => 90 "inscrito_id" => 979 "titulo" => "ALUNOS COM DEFICIÊNCIA E A BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR: UMA ANÁLISE CRÍTICA DA INCLUSÃO DO PÚBLICO-ALVO DA EDUCAÇÃO ESPECIAL NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA" "resumo" => "A inclusa?o no contexto escolar pressupo?e garantir o direito ao aprendizado para todos os estudantes. No entanto, ao analisar a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), principal documento normativo para a educação básica brasileira, identificam-se lacunas significativas em relac?a?o a? inclusa?o de alunos com deficie?ncia. Nesse sentido, este estudo visa investigar se as diretrizes para a inclusão da BNCC promovem uma abordagem verdadeiramente inclusiva para esses alunos. Metodologicamente, empregou-se uma abordagem qualitativa e anali?tica, combinando ana?lise documental e revisa?o de literatura narrativa. Para tanto, foram consultadas fontes cienti?ficas, incluindo artigos, monografias, dissertac?o?es e teses, visando compor a base teo?rica e subsidiar as ana?lises dos dados investigados. Verificou-se que, como documento central, a BNCC na?o incorpora a inclusa?o de forma eficaz, negligenciando debates sobre deficie?ncia e diversidade. Ale?m disso, falta orientac?a?o clara para que os professores desenvolvam propostas concretas de inclusa?o para o público-alvo da educação especial. Conclui-se que e? imprescindi?vel criar estrate?gias que promovam o aprendizado de alunos marginalizados por uma visa?o escolar limitada, que muitas vezes descredita a capacidade de aprender dos alunos com deficie?ncia." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "ET 06: Diversidade, Inclusão e Direitos Humanos: Educação, diversidade, inclusão social e direitos humanos." "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV221_MD1_ID979_TB90_26022025190544.pdf" "created_at" => "2025-05-28 15:37:43" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "CLÁUDIA GADELHA ALVES" "autor_nome_curto" => "CLÁUDIA" "autor_email" => "claudiagadelha2501@gmail.com" "autor_ies" => "FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE RONDÔNIA (UNIR)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-i-congresso-amazonico-de-pedagogia" "edicao_nome" => "Anais do I Congresso Amazônico de Pedagogia" "edicao_evento" => "Congresso Amazônico de Pedagogia" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conape/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6842e660924ec_06062025100016.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2025-05-27 16:18:00" "publicacao_id" => 119 "publicacao_nome" => "Revista CONAPE" "publicacao_codigo" => "978-65-5222-037-0" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 121320 "edicao_id" => 387 "trabalho_id" => 90 "inscrito_id" => 979 "titulo" => "ALUNOS COM DEFICIÊNCIA E A BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR: UMA ANÁLISE CRÍTICA DA INCLUSÃO DO PÚBLICO-ALVO DA EDUCAÇÃO ESPECIAL NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA" "resumo" => "A inclusa?o no contexto escolar pressupo?e garantir o direito ao aprendizado para todos os estudantes. No entanto, ao analisar a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), principal documento normativo para a educação básica brasileira, identificam-se lacunas significativas em relac?a?o a? inclusa?o de alunos com deficie?ncia. Nesse sentido, este estudo visa investigar se as diretrizes para a inclusão da BNCC promovem uma abordagem verdadeiramente inclusiva para esses alunos. Metodologicamente, empregou-se uma abordagem qualitativa e anali?tica, combinando ana?lise documental e revisa?o de literatura narrativa. Para tanto, foram consultadas fontes cienti?ficas, incluindo artigos, monografias, dissertac?o?es e teses, visando compor a base teo?rica e subsidiar as ana?lises dos dados investigados. Verificou-se que, como documento central, a BNCC na?o incorpora a inclusa?o de forma eficaz, negligenciando debates sobre deficie?ncia e diversidade. Ale?m disso, falta orientac?a?o clara para que os professores desenvolvam propostas concretas de inclusa?o para o público-alvo da educação especial. Conclui-se que e? imprescindi?vel criar estrate?gias que promovam o aprendizado de alunos marginalizados por uma visa?o escolar limitada, que muitas vezes descredita a capacidade de aprender dos alunos com deficie?ncia." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "ET 06: Diversidade, Inclusão e Direitos Humanos: Educação, diversidade, inclusão social e direitos humanos." "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV221_MD1_ID979_TB90_26022025190544.pdf" "created_at" => "2025-05-28 15:37:43" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "CLÁUDIA GADELHA ALVES" "autor_nome_curto" => "CLÁUDIA" "autor_email" => "claudiagadelha2501@gmail.com" "autor_ies" => "FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE RONDÔNIA (UNIR)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-i-congresso-amazonico-de-pedagogia" "edicao_nome" => "Anais do I Congresso Amazônico de Pedagogia" "edicao_evento" => "Congresso Amazônico de Pedagogia" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conape/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6842e660924ec_06062025100016.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2025-05-27 16:18:00" "publicacao_id" => 119 "publicacao_nome" => "Revista CONAPE" "publicacao_codigo" => "978-65-5222-037-0" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }