Artigo Anais do I Congresso Amazônico de Pedagogia

ANAIS de Evento

ISBN: 978-65-5222-037-0

ENTRE PALAVRAS E IMAGENS: O LIVRO ILUSTRADO E A LEITURA LITERÁRIA NA FORMAÇÃO DE CRIANÇAS LEITORAS

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) ET 02: Educação Infantil: Abordagens e práticas na educação infantil
"2025-05-27 16:18:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 121266
    "edicao_id" => 387
    "trabalho_id" => 24
    "inscrito_id" => 802
    "titulo" => "ENTRE PALAVRAS E IMAGENS: O LIVRO ILUSTRADO E A LEITURA LITERÁRIA NA FORMAÇÃO DE CRIANÇAS LEITORAS"
    "resumo" => "A leitura literária desempenha papel crucial na formação de crianças leitoras, proporcionando não apenas conhecimento, mas também estimulando a imaginação e a empatia. livros ilustrados podem tornar a experiência estético-literária mais envolvente, promovendo a leitura literária desde a Educação Infantil aos anos iniciais do Ensino Fundamental. Este estudo visa a investigar as características dos livros ilustrados na formação de crianças leitoras nos anos iniciais do Ensino Fundamental, destacando as potencialidades artístico-estéticas da literatura. O objetivo principal é analisar como esses recursos impactam a formação literária, considerando as contribuições de Magda Soares (2003) para compreender o contexto da escolarização da leitura literária nesse período. Trata-se de pesquisa bibliográfica com abordagem metodológica qualitativa, utilizando análise de conteúdo para compreender o ambiente escolar e o ensino da leitura literária. Além disso, as contribuições de Van Der Linden (2011) e Nikolajeva, Scott (2011) são utilizadas para investigar as características específicas dos livros ilustrados. O levantamento bibliográfico e a análise crítica visam a extrair dados relevantes para a pesquisa. Após a conclusão deste relatório, destacamos a relevância desses materiais na formação de crianças leitoras, observando como contribuem para o desenvolvimento das habilidades de leitura, estimulando a imaginação e a compreensão textual. Os resultados sugerem que os livros ilustrados desempenham papel fundamental nesse contexto. As teorias de Soares (2003) oferecem direcionamentos sobre o contexto educacional, enquanto as obras de Van Der Linden (2011) e Nikolajeva (2011), Scott (2011) enriquecem a compreensão das características desses materiais. Em conclusão, este estudo busca contribuir para uma compreensão mais profunda da dinâmica envolvida na formação literária nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Espera-se que os resultados forneçam subsídios para práticas educacionais mais eficazes, promovendo uma abordagem enriquecedora da leitura literária nesse contexto específico."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "ET 02: Educação Infantil: Abordagens e práticas na educação infantil"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_CORRECAO_EV221_MD1_ID802_TB24_09032025194953.pdf"
    "created_at" => "2025-05-28 15:37:43"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "CAIO VINÍCIUS TAVARES DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "CAIO"
    "autor_email" => "caioviniciusreal@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO (UFRPE)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-i-congresso-amazonico-de-pedagogia"
    "edicao_nome" => "Anais do I Congresso Amazônico de Pedagogia"
    "edicao_evento" => "Congresso Amazônico de Pedagogia"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conape/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "6842e660924ec_06062025100016.png"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2025-05-27 16:18:00"
    "publicacao_id" => 119
    "publicacao_nome" => "Revista CONAPE"
    "publicacao_codigo" => "978-65-5222-037-0"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 121266
    "edicao_id" => 387
    "trabalho_id" => 24
    "inscrito_id" => 802
    "titulo" => "ENTRE PALAVRAS E IMAGENS: O LIVRO ILUSTRADO E A LEITURA LITERÁRIA NA FORMAÇÃO DE CRIANÇAS LEITORAS"
    "resumo" => "A leitura literária desempenha papel crucial na formação de crianças leitoras, proporcionando não apenas conhecimento, mas também estimulando a imaginação e a empatia. livros ilustrados podem tornar a experiência estético-literária mais envolvente, promovendo a leitura literária desde a Educação Infantil aos anos iniciais do Ensino Fundamental. Este estudo visa a investigar as características dos livros ilustrados na formação de crianças leitoras nos anos iniciais do Ensino Fundamental, destacando as potencialidades artístico-estéticas da literatura. O objetivo principal é analisar como esses recursos impactam a formação literária, considerando as contribuições de Magda Soares (2003) para compreender o contexto da escolarização da leitura literária nesse período. Trata-se de pesquisa bibliográfica com abordagem metodológica qualitativa, utilizando análise de conteúdo para compreender o ambiente escolar e o ensino da leitura literária. Além disso, as contribuições de Van Der Linden (2011) e Nikolajeva, Scott (2011) são utilizadas para investigar as características específicas dos livros ilustrados. O levantamento bibliográfico e a análise crítica visam a extrair dados relevantes para a pesquisa. Após a conclusão deste relatório, destacamos a relevância desses materiais na formação de crianças leitoras, observando como contribuem para o desenvolvimento das habilidades de leitura, estimulando a imaginação e a compreensão textual. Os resultados sugerem que os livros ilustrados desempenham papel fundamental nesse contexto. As teorias de Soares (2003) oferecem direcionamentos sobre o contexto educacional, enquanto as obras de Van Der Linden (2011) e Nikolajeva (2011), Scott (2011) enriquecem a compreensão das características desses materiais. Em conclusão, este estudo busca contribuir para uma compreensão mais profunda da dinâmica envolvida na formação literária nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Espera-se que os resultados forneçam subsídios para práticas educacionais mais eficazes, promovendo uma abordagem enriquecedora da leitura literária nesse contexto específico."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "ET 02: Educação Infantil: Abordagens e práticas na educação infantil"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_CORRECAO_EV221_MD1_ID802_TB24_09032025194953.pdf"
    "created_at" => "2025-05-28 15:37:43"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "CAIO VINÍCIUS TAVARES DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "CAIO"
    "autor_email" => "caioviniciusreal@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO (UFRPE)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-i-congresso-amazonico-de-pedagogia"
    "edicao_nome" => "Anais do I Congresso Amazônico de Pedagogia"
    "edicao_evento" => "Congresso Amazônico de Pedagogia"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conape/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "6842e660924ec_06062025100016.png"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2025-05-27 16:18:00"
    "publicacao_id" => 119
    "publicacao_nome" => "Revista CONAPE"
    "publicacao_codigo" => "978-65-5222-037-0"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 27 de maio de 2025

Resumo

A leitura literária desempenha papel crucial na formação de crianças leitoras, proporcionando não apenas conhecimento, mas também estimulando a imaginação e a empatia. livros ilustrados podem tornar a experiência estético-literária mais envolvente, promovendo a leitura literária desde a Educação Infantil aos anos iniciais do Ensino Fundamental. Este estudo visa a investigar as características dos livros ilustrados na formação de crianças leitoras nos anos iniciais do Ensino Fundamental, destacando as potencialidades artístico-estéticas da literatura. O objetivo principal é analisar como esses recursos impactam a formação literária, considerando as contribuições de Magda Soares (2003) para compreender o contexto da escolarização da leitura literária nesse período. Trata-se de pesquisa bibliográfica com abordagem metodológica qualitativa, utilizando análise de conteúdo para compreender o ambiente escolar e o ensino da leitura literária. Além disso, as contribuições de Van Der Linden (2011) e Nikolajeva, Scott (2011) são utilizadas para investigar as características específicas dos livros ilustrados. O levantamento bibliográfico e a análise crítica visam a extrair dados relevantes para a pesquisa. Após a conclusão deste relatório, destacamos a relevância desses materiais na formação de crianças leitoras, observando como contribuem para o desenvolvimento das habilidades de leitura, estimulando a imaginação e a compreensão textual. Os resultados sugerem que os livros ilustrados desempenham papel fundamental nesse contexto. As teorias de Soares (2003) oferecem direcionamentos sobre o contexto educacional, enquanto as obras de Van Der Linden (2011) e Nikolajeva (2011), Scott (2011) enriquecem a compreensão das características desses materiais. Em conclusão, este estudo busca contribuir para uma compreensão mais profunda da dinâmica envolvida na formação literária nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Espera-se que os resultados forneçam subsídios para práticas educacionais mais eficazes, promovendo uma abordagem enriquecedora da leitura literária nesse contexto específico.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.