ENTRE PALAVRAS E IMAGENS: O LIVRO ILUSTRADO E A LEITURA LITERÁRIA NA FORMAÇÃO DE CRIANÇAS LEITORAS
"2025-05-27 16:18:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 121266 "edicao_id" => 387 "trabalho_id" => 24 "inscrito_id" => 802 "titulo" => "ENTRE PALAVRAS E IMAGENS: O LIVRO ILUSTRADO E A LEITURA LITERÁRIA NA FORMAÇÃO DE CRIANÇAS LEITORAS" "resumo" => "A leitura literária desempenha papel crucial na formação de crianças leitoras, proporcionando não apenas conhecimento, mas também estimulando a imaginação e a empatia. livros ilustrados podem tornar a experiência estético-literária mais envolvente, promovendo a leitura literária desde a Educação Infantil aos anos iniciais do Ensino Fundamental. Este estudo visa a investigar as características dos livros ilustrados na formação de crianças leitoras nos anos iniciais do Ensino Fundamental, destacando as potencialidades artístico-estéticas da literatura. O objetivo principal é analisar como esses recursos impactam a formação literária, considerando as contribuições de Magda Soares (2003) para compreender o contexto da escolarização da leitura literária nesse período. Trata-se de pesquisa bibliográfica com abordagem metodológica qualitativa, utilizando análise de conteúdo para compreender o ambiente escolar e o ensino da leitura literária. Além disso, as contribuições de Van Der Linden (2011) e Nikolajeva, Scott (2011) são utilizadas para investigar as características específicas dos livros ilustrados. O levantamento bibliográfico e a análise crítica visam a extrair dados relevantes para a pesquisa. Após a conclusão deste relatório, destacamos a relevância desses materiais na formação de crianças leitoras, observando como contribuem para o desenvolvimento das habilidades de leitura, estimulando a imaginação e a compreensão textual. Os resultados sugerem que os livros ilustrados desempenham papel fundamental nesse contexto. As teorias de Soares (2003) oferecem direcionamentos sobre o contexto educacional, enquanto as obras de Van Der Linden (2011) e Nikolajeva (2011), Scott (2011) enriquecem a compreensão das características desses materiais. Em conclusão, este estudo busca contribuir para uma compreensão mais profunda da dinâmica envolvida na formação literária nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Espera-se que os resultados forneçam subsídios para práticas educacionais mais eficazes, promovendo uma abordagem enriquecedora da leitura literária nesse contexto específico." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "ET 02: Educação Infantil: Abordagens e práticas na educação infantil" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_CORRECAO_EV221_MD1_ID802_TB24_09032025194953.pdf" "created_at" => "2025-05-28 15:37:43" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "CAIO VINÍCIUS TAVARES DA SILVA" "autor_nome_curto" => "CAIO" "autor_email" => "caioviniciusreal@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO (UFRPE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-i-congresso-amazonico-de-pedagogia" "edicao_nome" => "Anais do I Congresso Amazônico de Pedagogia" "edicao_evento" => "Congresso Amazônico de Pedagogia" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conape/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6842e660924ec_06062025100016.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2025-05-27 16:18:00" "publicacao_id" => 119 "publicacao_nome" => "Revista CONAPE" "publicacao_codigo" => "978-65-5222-037-0" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 121266 "edicao_id" => 387 "trabalho_id" => 24 "inscrito_id" => 802 "titulo" => "ENTRE PALAVRAS E IMAGENS: O LIVRO ILUSTRADO E A LEITURA LITERÁRIA NA FORMAÇÃO DE CRIANÇAS LEITORAS" "resumo" => "A leitura literária desempenha papel crucial na formação de crianças leitoras, proporcionando não apenas conhecimento, mas também estimulando a imaginação e a empatia. livros ilustrados podem tornar a experiência estético-literária mais envolvente, promovendo a leitura literária desde a Educação Infantil aos anos iniciais do Ensino Fundamental. Este estudo visa a investigar as características dos livros ilustrados na formação de crianças leitoras nos anos iniciais do Ensino Fundamental, destacando as potencialidades artístico-estéticas da literatura. O objetivo principal é analisar como esses recursos impactam a formação literária, considerando as contribuições de Magda Soares (2003) para compreender o contexto da escolarização da leitura literária nesse período. Trata-se de pesquisa bibliográfica com abordagem metodológica qualitativa, utilizando análise de conteúdo para compreender o ambiente escolar e o ensino da leitura literária. Além disso, as contribuições de Van Der Linden (2011) e Nikolajeva, Scott (2011) são utilizadas para investigar as características específicas dos livros ilustrados. O levantamento bibliográfico e a análise crítica visam a extrair dados relevantes para a pesquisa. Após a conclusão deste relatório, destacamos a relevância desses materiais na formação de crianças leitoras, observando como contribuem para o desenvolvimento das habilidades de leitura, estimulando a imaginação e a compreensão textual. Os resultados sugerem que os livros ilustrados desempenham papel fundamental nesse contexto. As teorias de Soares (2003) oferecem direcionamentos sobre o contexto educacional, enquanto as obras de Van Der Linden (2011) e Nikolajeva (2011), Scott (2011) enriquecem a compreensão das características desses materiais. Em conclusão, este estudo busca contribuir para uma compreensão mais profunda da dinâmica envolvida na formação literária nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Espera-se que os resultados forneçam subsídios para práticas educacionais mais eficazes, promovendo uma abordagem enriquecedora da leitura literária nesse contexto específico." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "ET 02: Educação Infantil: Abordagens e práticas na educação infantil" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_CORRECAO_EV221_MD1_ID802_TB24_09032025194953.pdf" "created_at" => "2025-05-28 15:37:43" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "CAIO VINÍCIUS TAVARES DA SILVA" "autor_nome_curto" => "CAIO" "autor_email" => "caioviniciusreal@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO (UFRPE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-i-congresso-amazonico-de-pedagogia" "edicao_nome" => "Anais do I Congresso Amazônico de Pedagogia" "edicao_evento" => "Congresso Amazônico de Pedagogia" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conape/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6842e660924ec_06062025100016.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2025-05-27 16:18:00" "publicacao_id" => 119 "publicacao_nome" => "Revista CONAPE" "publicacao_codigo" => "978-65-5222-037-0" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }