ESCOLA PÚBLICA: A SAÍDA DOS ALUNOS DA SALA DE AULA E SUA PERMANÊNCIA NO ESPAÇO ESCOLAR
"2025-05-27 16:18:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 121310 "edicao_id" => 387 "trabalho_id" => 77 "inscrito_id" => 406 "titulo" => "ESCOLA PÚBLICA: A SAÍDA DOS ALUNOS DA SALA DE AULA E SUA PERMANÊNCIA NO ESPAÇO ESCOLAR" "resumo" => "Esta pesquisa buscou compreender por que os alunos do 6º ano ao 9º ano do Ensino Fundamental da Escola X permanecem dentro da escola e não na sala de aula, mesmo tendo a oportunidade de saírem da instituição, visto que a escola não impede a saída deles do espaço escolar. A metodologia utilizada foi a pesquisa exploratória-descritiva por meio de um estudo de caso em uma escola da rede estadual de ensino. Ao visitar a escola pudemos observar a grande necessidade de organização escolar da instituição, visto que os alunos ficam freqüentemente sem aula por falta de professores e/ou por preferirem o jogo de bola em campo aberto improvisado localizado atrás da escola, e ainda vários alunos permanecem fora da sala de aula por que chegam atrasados ou saem da aula depois que o professor entra na classe, mas não evadem da escola. Levando em consideração a pesquisa verificou-se que os alunos entrevistados saem das aulas e vão para o pátio em decorrência de problemas de ordem pedagógica e problemas relacionais com professores. As relações de amizades entre os alunos têm possibilitado que permaneçam dentro da instituição escolar e ainda não tenham evadido da escola. Entretanto, se a gestão escolar não fizer ações junto com os professores para que os alunos sintam prazer em participar das aulas, provavelmente os mesmos farão parte do índice de evasão escolar do município de Porto Velho." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "ET 06: Diversidade, Inclusão e Direitos Humanos: Educação, diversidade, inclusão social e direitos humanos." "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV221_MD1_ID406_TB77_26022025155834.pdf" "created_at" => "2025-05-28 15:37:43" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "VANEIDE GOMES DE SOUZA" "autor_nome_curto" => "VANEIDE" "autor_email" => "vaneidegsouza@gmail.com" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE RONDÔNIA (IFRO)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-i-congresso-amazonico-de-pedagogia" "edicao_nome" => "Anais do I Congresso Amazônico de Pedagogia" "edicao_evento" => "Congresso Amazônico de Pedagogia" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conape/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6842e660924ec_06062025100016.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2025-05-27 16:18:00" "publicacao_id" => 119 "publicacao_nome" => "Revista CONAPE" "publicacao_codigo" => "978-65-5222-037-0" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 121310 "edicao_id" => 387 "trabalho_id" => 77 "inscrito_id" => 406 "titulo" => "ESCOLA PÚBLICA: A SAÍDA DOS ALUNOS DA SALA DE AULA E SUA PERMANÊNCIA NO ESPAÇO ESCOLAR" "resumo" => "Esta pesquisa buscou compreender por que os alunos do 6º ano ao 9º ano do Ensino Fundamental da Escola X permanecem dentro da escola e não na sala de aula, mesmo tendo a oportunidade de saírem da instituição, visto que a escola não impede a saída deles do espaço escolar. A metodologia utilizada foi a pesquisa exploratória-descritiva por meio de um estudo de caso em uma escola da rede estadual de ensino. Ao visitar a escola pudemos observar a grande necessidade de organização escolar da instituição, visto que os alunos ficam freqüentemente sem aula por falta de professores e/ou por preferirem o jogo de bola em campo aberto improvisado localizado atrás da escola, e ainda vários alunos permanecem fora da sala de aula por que chegam atrasados ou saem da aula depois que o professor entra na classe, mas não evadem da escola. Levando em consideração a pesquisa verificou-se que os alunos entrevistados saem das aulas e vão para o pátio em decorrência de problemas de ordem pedagógica e problemas relacionais com professores. As relações de amizades entre os alunos têm possibilitado que permaneçam dentro da instituição escolar e ainda não tenham evadido da escola. Entretanto, se a gestão escolar não fizer ações junto com os professores para que os alunos sintam prazer em participar das aulas, provavelmente os mesmos farão parte do índice de evasão escolar do município de Porto Velho." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "ET 06: Diversidade, Inclusão e Direitos Humanos: Educação, diversidade, inclusão social e direitos humanos." "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV221_MD1_ID406_TB77_26022025155834.pdf" "created_at" => "2025-05-28 15:37:43" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "VANEIDE GOMES DE SOUZA" "autor_nome_curto" => "VANEIDE" "autor_email" => "vaneidegsouza@gmail.com" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE RONDÔNIA (IFRO)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-i-congresso-amazonico-de-pedagogia" "edicao_nome" => "Anais do I Congresso Amazônico de Pedagogia" "edicao_evento" => "Congresso Amazônico de Pedagogia" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conape/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6842e660924ec_06062025100016.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2025-05-27 16:18:00" "publicacao_id" => 119 "publicacao_nome" => "Revista CONAPE" "publicacao_codigo" => "978-65-5222-037-0" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }