O PODER NOS ÓRGÃOS COLEGIADOS: UMA ANÁLISE FOUCAULTIANA
"2025-05-27 16:18:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 121354 "edicao_id" => 387 "trabalho_id" => 138 "inscrito_id" => 725 "titulo" => "O PODER NOS ÓRGÃOS COLEGIADOS: UMA ANÁLISE FOUCAULTIANA" "resumo" => "INTRODUÇÃO: A dinâmica de poder nos órgãos colegiados escolares, sob a ótica de Michel Foucault, revela relações de poder que influenciam as decisões educacionais. Este trabalho investiga como o poder se manifesta nesses espaços e como ele estrutura a participação dos diferentes atores na escola. Foucault destaca que o poder e o saber estão intimamente conectados, com os discursos funcionando como instrumentos de controle. No contexto escolar, os colegiados representam espaços onde diferentes grupos interagem, mas as decisões nem sempre são equitativas, refletindo as hierarquias de poder existentes. METODOLOGIA: A pesquisa adotou uma abordagem qualitativa, com análise documental e revisão bibliográfica, incluindo obras de Foucault e estudos sobre a atuação dos colegiados. RESULTADOS: Os resultados indicam que, embora todos os membros tenham o mesmo direito de participar, a prática revela que grupos, como a gestão escolar, têm maior influência. O discurso é central para a construção dessas relações de poder, sendo uma ferramenta para reforçar ou desafiar hierarquias. Além disso, a participação de pais e estudantes é frequentemente limitada devido à falta de informações e recursos. CONSIDERAÇÕES FINAIS: Conclui-se que, para promover uma verdadeira democracia educacional, é necessário garantir maior inclusão e representatividade nos colegiados, valorizando todos os discursos e possibilitando uma gestão escolar mais equitativa e eficiente." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "ET 04: Gestão Educacional: Políticas educacionais e gestão democrática." "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV221_MD4_ID725_TB138_04032025031758.pdf" "created_at" => "2025-05-28 15:37:43" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "FERNANDA VIEIRA DE MACEDO MORO" "autor_nome_curto" => "FERNANDA" "autor_email" => "fernanda.macedo@semed.manaus.am.gov.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAZONAS (UEA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-i-congresso-amazonico-de-pedagogia" "edicao_nome" => "Anais do I Congresso Amazônico de Pedagogia" "edicao_evento" => "Congresso Amazônico de Pedagogia" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conape/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6842e660924ec_06062025100016.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2025-05-27 16:18:00" "publicacao_id" => 119 "publicacao_nome" => "Revista CONAPE" "publicacao_codigo" => "978-65-5222-037-0" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 121354 "edicao_id" => 387 "trabalho_id" => 138 "inscrito_id" => 725 "titulo" => "O PODER NOS ÓRGÃOS COLEGIADOS: UMA ANÁLISE FOUCAULTIANA" "resumo" => "INTRODUÇÃO: A dinâmica de poder nos órgãos colegiados escolares, sob a ótica de Michel Foucault, revela relações de poder que influenciam as decisões educacionais. Este trabalho investiga como o poder se manifesta nesses espaços e como ele estrutura a participação dos diferentes atores na escola. Foucault destaca que o poder e o saber estão intimamente conectados, com os discursos funcionando como instrumentos de controle. No contexto escolar, os colegiados representam espaços onde diferentes grupos interagem, mas as decisões nem sempre são equitativas, refletindo as hierarquias de poder existentes. METODOLOGIA: A pesquisa adotou uma abordagem qualitativa, com análise documental e revisão bibliográfica, incluindo obras de Foucault e estudos sobre a atuação dos colegiados. RESULTADOS: Os resultados indicam que, embora todos os membros tenham o mesmo direito de participar, a prática revela que grupos, como a gestão escolar, têm maior influência. O discurso é central para a construção dessas relações de poder, sendo uma ferramenta para reforçar ou desafiar hierarquias. Além disso, a participação de pais e estudantes é frequentemente limitada devido à falta de informações e recursos. CONSIDERAÇÕES FINAIS: Conclui-se que, para promover uma verdadeira democracia educacional, é necessário garantir maior inclusão e representatividade nos colegiados, valorizando todos os discursos e possibilitando uma gestão escolar mais equitativa e eficiente." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "ET 04: Gestão Educacional: Políticas educacionais e gestão democrática." "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV221_MD4_ID725_TB138_04032025031758.pdf" "created_at" => "2025-05-28 15:37:43" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "FERNANDA VIEIRA DE MACEDO MORO" "autor_nome_curto" => "FERNANDA" "autor_email" => "fernanda.macedo@semed.manaus.am.gov.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAZONAS (UEA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-i-congresso-amazonico-de-pedagogia" "edicao_nome" => "Anais do I Congresso Amazônico de Pedagogia" "edicao_evento" => "Congresso Amazônico de Pedagogia" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conape/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6842e660924ec_06062025100016.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2025-05-27 16:18:00" "publicacao_id" => 119 "publicacao_nome" => "Revista CONAPE" "publicacao_codigo" => "978-65-5222-037-0" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }