O SISTEMA DE AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO BÁSICA (SAEB) COMO POLÍTICA PÚBLICA DE REGULAÇÃO DA EDUCAÇÃO BÁSICA NO BRASIL
"2025-05-27 16:18:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 121302 "edicao_id" => 387 "trabalho_id" => 67 "inscrito_id" => 618 "titulo" => "O SISTEMA DE AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO BÁSICA (SAEB) COMO POLÍTICA PÚBLICA DE REGULAÇÃO DA EDUCAÇÃO BÁSICA NO BRASIL" "resumo" => "Esse texto faz parte dos estudos realizados na Iniciação Científica e Tecnológica da Universidade Estadual de Goiás (ICT/UEG), com o projeto intitulado “O Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB) como Política Pública de Regulação da Educação Básica no Brasil”. Nesse contexto, busca-se compreender de maneira mais aprofundada a regulação e suas formas de controle das instituições de ensino da educação básica no Brasil. Desde a implementação do Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB) em 1990, os órgãos oficiais têm utilizado esse sistema como mecanismo de controle, especialmente da prática pedagógica dos professores. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica, de cunho qualitativo. Foi fundamental para a compreensão e o sentido da investigação a leitura de artigos científicos, dissertações de mestrados e teses de doutorados, e a análise de documentos de organismos internacionais, como o Banco Mundial (BM) e Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO). Foram encontradas muitas produções que demonstram análises profícuas sobre o SAEB e suas repercussões no cotidiano da educação básica. O estudo evidencia a utilização do SAEB como instrumento de controle utilizado pelos órgãos oficiais, para atender interesses específicos, o que caracteriza o estreitamento do currículo, da prática docente e da formação dos estudantes." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "ET 04: Gestão Educacional: Políticas educacionais e gestão democrática." "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_CORRECAO_EV221_MD4_ID618_TB67_11032025151722.pdf" "created_at" => "2025-05-28 15:37:43" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "VINICIUS NOGUEIRA ALVES CARVALHO" "autor_nome_curto" => "VINICIUS" "autor_email" => "vn525828@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS (UEG)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-i-congresso-amazonico-de-pedagogia" "edicao_nome" => "Anais do I Congresso Amazônico de Pedagogia" "edicao_evento" => "Congresso Amazônico de Pedagogia" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conape/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6842e660924ec_06062025100016.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2025-05-27 16:18:00" "publicacao_id" => 119 "publicacao_nome" => "Revista CONAPE" "publicacao_codigo" => "978-65-5222-037-0" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 121302 "edicao_id" => 387 "trabalho_id" => 67 "inscrito_id" => 618 "titulo" => "O SISTEMA DE AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO BÁSICA (SAEB) COMO POLÍTICA PÚBLICA DE REGULAÇÃO DA EDUCAÇÃO BÁSICA NO BRASIL" "resumo" => "Esse texto faz parte dos estudos realizados na Iniciação Científica e Tecnológica da Universidade Estadual de Goiás (ICT/UEG), com o projeto intitulado “O Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB) como Política Pública de Regulação da Educação Básica no Brasil”. Nesse contexto, busca-se compreender de maneira mais aprofundada a regulação e suas formas de controle das instituições de ensino da educação básica no Brasil. Desde a implementação do Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB) em 1990, os órgãos oficiais têm utilizado esse sistema como mecanismo de controle, especialmente da prática pedagógica dos professores. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica, de cunho qualitativo. Foi fundamental para a compreensão e o sentido da investigação a leitura de artigos científicos, dissertações de mestrados e teses de doutorados, e a análise de documentos de organismos internacionais, como o Banco Mundial (BM) e Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO). Foram encontradas muitas produções que demonstram análises profícuas sobre o SAEB e suas repercussões no cotidiano da educação básica. O estudo evidencia a utilização do SAEB como instrumento de controle utilizado pelos órgãos oficiais, para atender interesses específicos, o que caracteriza o estreitamento do currículo, da prática docente e da formação dos estudantes." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "ET 04: Gestão Educacional: Políticas educacionais e gestão democrática." "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_CORRECAO_EV221_MD4_ID618_TB67_11032025151722.pdf" "created_at" => "2025-05-28 15:37:43" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "VINICIUS NOGUEIRA ALVES CARVALHO" "autor_nome_curto" => "VINICIUS" "autor_email" => "vn525828@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS (UEG)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-i-congresso-amazonico-de-pedagogia" "edicao_nome" => "Anais do I Congresso Amazônico de Pedagogia" "edicao_evento" => "Congresso Amazônico de Pedagogia" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conape/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6842e660924ec_06062025100016.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2025-05-27 16:18:00" "publicacao_id" => 119 "publicacao_nome" => "Revista CONAPE" "publicacao_codigo" => "978-65-5222-037-0" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }