Artigo Anais do I Congresso Amazônico de Pedagogia

ANAIS de Evento

ISBN: 978-65-5222-037-0

A LUDICIDADE COMO ELEMENTO CONSTRUTOR DE APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA NA EDUCAÇÃO INFANTIL

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Publicado em 27 de maio de 2025

Resumo

A Educação Infantil tem por finalidade o desenvolvimento integral da criança de 0 a 6 anos de idade, em seus aspectos físico, psicológico, intelectual e social. Nessa perspectiva, desenvolveu-se este estudo com o objetivo de investigar de que maneira as atividades lúdicas podem contribuir para o aprimoramento do processo de ensino aprendizagem na Educação Infantil. Desenvolveu-se uma pesquisa qualitativa com estudo bibliográfico fundamentado em obras de fundamentando-se em obras de autores renomados e na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB 9.394/96). Os resultados indicam que o lúdico transcende o simples ato de brincar, sendo essencial para o desenvolvimento psicofisiológico e comportamental das crianças. Encontramos que a integração de atividades lúdicas promove o engajamento, facilita a assimilação de conceitos complexos e contribui para o desenvolvimento integral das crianças. As considerações finais sugerem que a ludicidade deve ser incorporada como uma prioridade no planejamento escolar, pois indica a formação de indivíduos mais felizes, confiantes e bem-sucedidos, integrando aspectos emocionais, sociais e intelectuais no processo de ensino aprendizagem.

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