Artigo Anais do I Congresso Amazônico de Pedagogia

ANAIS de Evento

ISBN: 978-65-5222-037-0

PANO ENCANTADO: UMA REFLEXÃO DA CONSTRUÇÃO DA IMAGINAÇÃO INFANTIL EM UMA ESCOLA PRIVADA DE BOA VISTA/RR

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) ET 02: Educação Infantil: Abordagens e práticas na educação infantil
"2025-05-27 16:18:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 121400
    "edicao_id" => 387
    "trabalho_id" => 197
    "inscrito_id" => 1315
    "titulo" => "PANO ENCANTADO: UMA REFLEXÃO DA CONSTRUÇÃO DA IMAGINAÇÃO INFANTIL EM UMA ESCOLA PRIVADA DE BOA VISTA/RR"
    "resumo" => "Este trabalho apresenta reflexões sobre a aplicação de uma brincadeira musical com um grupo de crianças da Educação Infantil dentro do espaço escolar, em uma rede privada de ensino, no município de Boa Vista, capital de Roraima. A atividade foi desenvolvida por duas estudantes, sendo uma de pedagogia e outra de psicologia, da Universidade Federal de Roraima (UFRR) e acompanhada pela professora titular da instituição de ensino privada. O processo metodológico, apoiassena perspectiva da pesquisa qualitativa, onde foi possível interagir e orientar o grupo de alunos, além de observar o potencial das brincadeiras simbólicas, dentro dos limites e das possibilidades daquele grupo. Ao longo do desenvolvimento da atividade, foi perceptível que para que haja o domínio da linguagem simbólica, é necessário ter experiências que foram adquiridas anteriormente."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "ET 02: Educação Infantil: Abordagens e práticas na educação infantil"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_CORRECAO_EV221_ID1315_TB197_29032025141436.pdf"
    "created_at" => "2025-05-28 15:37:43"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "AMANDA MARTINS DE JESUS"
    "autor_nome_curto" => "AMANDA"
    "autor_email" => "martinsamanda1111@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE RORAIMA (UFRR)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-i-congresso-amazonico-de-pedagogia"
    "edicao_nome" => "Anais do I Congresso Amazônico de Pedagogia"
    "edicao_evento" => "Congresso Amazônico de Pedagogia"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conape/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "6842e660924ec_06062025100016.png"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2025-05-27 16:18:00"
    "publicacao_id" => 119
    "publicacao_nome" => "Revista CONAPE"
    "publicacao_codigo" => "978-65-5222-037-0"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 121400
    "edicao_id" => 387
    "trabalho_id" => 197
    "inscrito_id" => 1315
    "titulo" => "PANO ENCANTADO: UMA REFLEXÃO DA CONSTRUÇÃO DA IMAGINAÇÃO INFANTIL EM UMA ESCOLA PRIVADA DE BOA VISTA/RR"
    "resumo" => "Este trabalho apresenta reflexões sobre a aplicação de uma brincadeira musical com um grupo de crianças da Educação Infantil dentro do espaço escolar, em uma rede privada de ensino, no município de Boa Vista, capital de Roraima. A atividade foi desenvolvida por duas estudantes, sendo uma de pedagogia e outra de psicologia, da Universidade Federal de Roraima (UFRR) e acompanhada pela professora titular da instituição de ensino privada. O processo metodológico, apoiassena perspectiva da pesquisa qualitativa, onde foi possível interagir e orientar o grupo de alunos, além de observar o potencial das brincadeiras simbólicas, dentro dos limites e das possibilidades daquele grupo. Ao longo do desenvolvimento da atividade, foi perceptível que para que haja o domínio da linguagem simbólica, é necessário ter experiências que foram adquiridas anteriormente."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "ET 02: Educação Infantil: Abordagens e práticas na educação infantil"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_CORRECAO_EV221_ID1315_TB197_29032025141436.pdf"
    "created_at" => "2025-05-28 15:37:43"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "AMANDA MARTINS DE JESUS"
    "autor_nome_curto" => "AMANDA"
    "autor_email" => "martinsamanda1111@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE RORAIMA (UFRR)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-i-congresso-amazonico-de-pedagogia"
    "edicao_nome" => "Anais do I Congresso Amazônico de Pedagogia"
    "edicao_evento" => "Congresso Amazônico de Pedagogia"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conape/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "6842e660924ec_06062025100016.png"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2025-05-27 16:18:00"
    "publicacao_id" => 119
    "publicacao_nome" => "Revista CONAPE"
    "publicacao_codigo" => "978-65-5222-037-0"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 27 de maio de 2025

Resumo

Este trabalho apresenta reflexões sobre a aplicação de uma brincadeira musical com um grupo de crianças da Educação Infantil dentro do espaço escolar, em uma rede privada de ensino, no município de Boa Vista, capital de Roraima. A atividade foi desenvolvida por duas estudantes, sendo uma de pedagogia e outra de psicologia, da Universidade Federal de Roraima (UFRR) e acompanhada pela professora titular da instituição de ensino privada. O processo metodológico, apoiassena perspectiva da pesquisa qualitativa, onde foi possível interagir e orientar o grupo de alunos, além de observar o potencial das brincadeiras simbólicas, dentro dos limites e das possibilidades daquele grupo. Ao longo do desenvolvimento da atividade, foi perceptível que para que haja o domínio da linguagem simbólica, é necessário ter experiências que foram adquiridas anteriormente.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.