Artigo Anais do I Congresso Amazônico de Pedagogia

ANAIS de Evento

ISBN: 978-65-5222-037-0

PRÁTICAS PEDAGÓGICAS INCLUSIVAS: UM OLHAR SOBRE A FORMAÇÃO DOCENTE NO ENSINO SUPERIOR

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Publicado em 27 de maio de 2025

Resumo

Este artigo problematiza a inclusão no Ensino Superior, destacando as relações entre estudantes com diferentes marcadores de vulnerabilidade, especialmente, aqueles com deficiência e necessidades educacionais específicas. O objetivo é discutir a importância da formação docente continuada para a promoção de práticas pedagógicas inclusivas, identificando desafios e estratégias para garantir o acesso, a permanência e o sucesso acadêmico dos estudantes. A metodologia adotada foi a revisão narrativa de literatura, permitindo uma análise crítica sobre a Educação Inclusiva no Ensino Superior. Os resultados indicam que a formação docente continuada é essencial para a inclusão, mas enfrenta desafios como a lacuna entre teoria e prática, barreiras atitudinais e necessidade de adaptações curriculares. A ausência de diretrizes específicas na Lei 13.146 para a formação continuada dos professores e o suporte insuficiente das instituições impactam diretamente a implementação de práticas inclusivas. Além disso, a interseccionalidade das vulnerabilidades reforça a necessidade de políticas institucionais mais eficazes. Os dados do Censo da Educação Superior de 2023 evidenciam o aumento das matrículas de estudantes com deficiência, mas a taxa de conclusão dos cursos ainda é baixa, indicando a necessidade de medidas estruturais. Conclui-se que a inclusão no ensino superior exige o compromisso de docentes, instituições e políticas públicas, garantindo formação pedagógica adequada, acessibilidade e espaços de diálogo sobre diversidade.

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