EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA FORMAÇÃO DOCENTE: CONEXÕES ENTRE LEGISLAÇÃO E PRÁTICAS DO PIBID DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS
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O objetivo deste artigo é a análise por meio da pesquisa bibliográfica sobre a relação entre a legislação e as práticas de Educação Ambiental no PIBID de Ciências Biológicas – IFRO campus Ariquemes. O aporte metodológico foi ancorado nos pressupostos dos autores Ludke e André, e Lima e Mioto, com a realização de revisão sistemática em base de dados sobre a temática. A formação do docente para atuar como educador ambiental é extremamente complexa, repleta de nuances que vão desde a compreensão dos conceitos até a repercussão dos discursos da Educação Ambiental na sociedade. O PIBID apresenta-se como um elemento que articula o Ensino Superior e o ambiente escolar e permite a integração de forma orientada dos bolsistas na realidade local dos estudantes. Conclui-se a Educação Ambiental deve devem pautar-se em ressignificações das relações com o meio, apresentando uma vertente crítica. Neste processo o PIBID pode atuar como um espaço articulador de integração entre o discente/escola/IES, onde a Educação Ambiental crítica possa criar vínculos para possibilitar a reflexão e superação de lacunas formativas conceituais, e promover a relação entre o Ensino de Ciências e a EA dentro da prática docente." 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