Artigo Anais do I Congresso Amazônico de Pedagogia

ANAIS de Evento

ISBN: 978-65-5222-037-0

EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA FORMAÇÃO DOCENTE: CONEXÕES ENTRE LEGISLAÇÃO E PRÁTICAS DO PIBID DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS

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Publicado em 27 de maio de 2025

Resumo

A Educação Ambiental (EA) é um dos principais meios para a construção da cidadania pautada no desenvolvimento dos aspectos socioambientais, éticos e solidários, e deve apresentar-se seguindo as legislações brasileiras de forma transversal e interdisciplinar durante toda a formação do estudante, desde o Ensino Fundamental ao superior. O objetivo deste artigo é a análise por meio da pesquisa bibliográfica sobre a relação entre a legislação e as práticas de Educação Ambiental no PIBID de Ciências Biológicas – IFRO campus Ariquemes. O aporte metodológico foi ancorado nos pressupostos dos autores Ludke e André, e Lima e Mioto, com a realização de revisão sistemática em base de dados sobre a temática. A formação do docente para atuar como educador ambiental é extremamente complexa, repleta de nuances que vão desde a compreensão dos conceitos até a repercussão dos discursos da Educação Ambiental na sociedade. O PIBID apresenta-se como um elemento que articula o Ensino Superior e o ambiente escolar e permite a integração de forma orientada dos bolsistas na realidade local dos estudantes. Conclui-se a Educação Ambiental deve devem pautar-se em ressignificações das relações com o meio, apresentando uma vertente crítica. Neste processo o PIBID pode atuar como um espaço articulador de integração entre o discente/escola/IES, onde a Educação Ambiental crítica possa criar vínculos para possibilitar a reflexão e superação de lacunas formativas conceituais, e promover a relação entre o Ensino de Ciências e a EA dentro da prática docente.

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