Artigo Anais do I Congresso Amazônico de Pedagogia

ANAIS de Evento

ISBN: 978-65-5222-037-0

MUSICALIZAÇÃO: CONCEPÇÕES DE PROFESSORES QUE ATUAM NA EDUCAÇÃO INFANTIL SOBRE O USO DA MÚSICA NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DA CRIANÇA

Palavra-chaves: , , , , Pôster (PO) ET 02: Educação Infantil: Abordagens e práticas na educação infantil
"2025-05-27 16:18:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 121288
    "edicao_id" => 387
    "trabalho_id" => 51
    "inscrito_id" => 1102
    "titulo" => "MUSICALIZAÇÃO: CONCEPÇÕES DE PROFESSORES QUE ATUAM NA EDUCAÇÃO INFANTIL SOBRE O USO DA MÚSICA NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DA CRIANÇA"
    "resumo" => "Através de diversos estudos e de nossas vivências cotidianas é possível constatar a ação da música na vida das pessoas desde o seu nascimento e, até mesmo, antes do bebê nascer, quando ainda no ventre materno se ouve o “cantarolar” de sua mãe. Considerando que essa arte participa de todas as fases da vida humana servindo para diversas funções, nasce assim o interesse de um estudo sobre os impactos que a música traz para o desenvolvimento da criança na Educação Infantil, através da compreensão de professores(as) que atuam nessa etapa. Para isso, objetivamos investigar quais concepções os professores que atuam na Educação Infantil possuem sobre a música no processo de ensino-aprendizagem da criança. O estudo assume uma abordagem qualitativa tendo como instrumento para produção de dados a observação não participante e um questionário misto com perguntas objetivas e subjetivas entregue de forma impressa para três professores atuantes na educação infantil em uma escola pública da cidade de Barras-PI. Mediante a pesquisa observamos que os professores atuantes na educação infantil reconhecem a música como uma ferramenta pedagógica capaz de auxiliar no avanço integral da criança, e reiteram a contribuição da música como um recurso facilitador de suas práticas pedagógicas. Os resultados apontam a música como uma importante ferramenta no que tange o desenvolvimento global da criança, além de ser uma fonte de diversão. Cabendo assim, aos professores um olhar sempre atento e criativo para as diversas possibilidades em se trabalhar com esse recurso dentro e fora de sala de aula."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "ET 02: Educação Infantil: Abordagens e práticas na educação infantil"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV221_MD4_ID1102_TB51_25022025171651.pdf"
    "created_at" => "2025-05-28 15:37:43"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ROSIMARA DA SILVA SALES"
    "autor_nome_curto" => "ROSIMARA"
    "autor_email" => "mara85766@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PIAUÍ (UESPI)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-i-congresso-amazonico-de-pedagogia"
    "edicao_nome" => "Anais do I Congresso Amazônico de Pedagogia"
    "edicao_evento" => "Congresso Amazônico de Pedagogia"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conape/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "6842e660924ec_06062025100016.png"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2025-05-27 16:18:00"
    "publicacao_id" => 119
    "publicacao_nome" => "Revista CONAPE"
    "publicacao_codigo" => "978-65-5222-037-0"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 121288
    "edicao_id" => 387
    "trabalho_id" => 51
    "inscrito_id" => 1102
    "titulo" => "MUSICALIZAÇÃO: CONCEPÇÕES DE PROFESSORES QUE ATUAM NA EDUCAÇÃO INFANTIL SOBRE O USO DA MÚSICA NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DA CRIANÇA"
    "resumo" => "Através de diversos estudos e de nossas vivências cotidianas é possível constatar a ação da música na vida das pessoas desde o seu nascimento e, até mesmo, antes do bebê nascer, quando ainda no ventre materno se ouve o “cantarolar” de sua mãe. Considerando que essa arte participa de todas as fases da vida humana servindo para diversas funções, nasce assim o interesse de um estudo sobre os impactos que a música traz para o desenvolvimento da criança na Educação Infantil, através da compreensão de professores(as) que atuam nessa etapa. Para isso, objetivamos investigar quais concepções os professores que atuam na Educação Infantil possuem sobre a música no processo de ensino-aprendizagem da criança. O estudo assume uma abordagem qualitativa tendo como instrumento para produção de dados a observação não participante e um questionário misto com perguntas objetivas e subjetivas entregue de forma impressa para três professores atuantes na educação infantil em uma escola pública da cidade de Barras-PI. Mediante a pesquisa observamos que os professores atuantes na educação infantil reconhecem a música como uma ferramenta pedagógica capaz de auxiliar no avanço integral da criança, e reiteram a contribuição da música como um recurso facilitador de suas práticas pedagógicas. Os resultados apontam a música como uma importante ferramenta no que tange o desenvolvimento global da criança, além de ser uma fonte de diversão. Cabendo assim, aos professores um olhar sempre atento e criativo para as diversas possibilidades em se trabalhar com esse recurso dentro e fora de sala de aula."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "ET 02: Educação Infantil: Abordagens e práticas na educação infantil"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV221_MD4_ID1102_TB51_25022025171651.pdf"
    "created_at" => "2025-05-28 15:37:43"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ROSIMARA DA SILVA SALES"
    "autor_nome_curto" => "ROSIMARA"
    "autor_email" => "mara85766@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PIAUÍ (UESPI)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-i-congresso-amazonico-de-pedagogia"
    "edicao_nome" => "Anais do I Congresso Amazônico de Pedagogia"
    "edicao_evento" => "Congresso Amazônico de Pedagogia"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conape/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "6842e660924ec_06062025100016.png"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2025-05-27 16:18:00"
    "publicacao_id" => 119
    "publicacao_nome" => "Revista CONAPE"
    "publicacao_codigo" => "978-65-5222-037-0"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 27 de maio de 2025

Resumo

Através de diversos estudos e de nossas vivências cotidianas é possível constatar a ação da música na vida das pessoas desde o seu nascimento e, até mesmo, antes do bebê nascer, quando ainda no ventre materno se ouve o “cantarolar” de sua mãe. Considerando que essa arte participa de todas as fases da vida humana servindo para diversas funções, nasce assim o interesse de um estudo sobre os impactos que a música traz para o desenvolvimento da criança na Educação Infantil, através da compreensão de professores(as) que atuam nessa etapa. Para isso, objetivamos investigar quais concepções os professores que atuam na Educação Infantil possuem sobre a música no processo de ensino-aprendizagem da criança. O estudo assume uma abordagem qualitativa tendo como instrumento para produção de dados a observação não participante e um questionário misto com perguntas objetivas e subjetivas entregue de forma impressa para três professores atuantes na educação infantil em uma escola pública da cidade de Barras-PI. Mediante a pesquisa observamos que os professores atuantes na educação infantil reconhecem a música como uma ferramenta pedagógica capaz de auxiliar no avanço integral da criança, e reiteram a contribuição da música como um recurso facilitador de suas práticas pedagógicas. Os resultados apontam a música como uma importante ferramenta no que tange o desenvolvimento global da criança, além de ser uma fonte de diversão. Cabendo assim, aos professores um olhar sempre atento e criativo para as diversas possibilidades em se trabalhar com esse recurso dentro e fora de sala de aula.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.