CARTOGRAFIA DAS PESQUISAS SOBRE TRAVESTILIDADES NA EDUCAÇÃO: UM OLHAR PARA OS PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSO DO BRASIL
"2025-05-27 16:18:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 121327 "edicao_id" => 387 "trabalho_id" => 99 "inscrito_id" => 1312 "titulo" => "CARTOGRAFIA DAS PESQUISAS SOBRE TRAVESTILIDADES NA EDUCAÇÃO: UM OLHAR PARA OS PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSO DO BRASIL" "resumo" => "O presente texto debulha parte dos caminhos trilhados, assim como os resultados encontrados com a pesquisa intitulada “É babado!”: (Escre)vivências educativas de uma jovem travesti da roça, desenvolvida no âmbito da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), situada em Vitória da Conquista - BA. O recorte que aqui apresentamos objetivou traçar um mapa das discussões sobre travestilidades na educação, tomando como referência as dissertações e teses produzidas em Programas de Pós-graduação Stricto Sensu em Educação no cenário brasileiro. Para a produção dos dados, fizemos uma revisão bibliográfica do tipo Estado do Conhecimento. Com um olhar pós-crítico, analisamos quantitativa e qualitativamente um conjunto de produções mapeadas em dois importantes bancos de dados, cartografando as tendências teórico-metodológicas, as problematizações, os achados e as fissuras abertas por elas no panorama acadêmico-científico. Em linhas gerais, os resultados apontam a existência de apenas nove trabalhos sobre o tema em questão, no recorte temporal escolhido por nós (2004 – 2022), os quais analisam experiências escolares de pessoas travestis e destacam que “multidões queer” (Preciado, 2011) não são mais corpos dóceis, ou seja, elas têm criado linhas de fuga, resistindo aos discursos cisgênero, à heteronormatividade e às biopolíticas que almejam situá-las no campo da abjeção. Nota-se uma carência de estudos voltados para a análise de aspectos que se interseccionam e influem em processos de subjetivação, como ser travesti da/na roça." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "ET 06: Diversidade, Inclusão e Direitos Humanos: Educação, diversidade, inclusão social e direitos humanos." "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV221_MD1_ID1312_TB99_26022025195942.pdf" "created_at" => "2025-05-28 15:37:43" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ROMÁRIO SILVA JORGE" "autor_nome_curto" => "ROMÁRIO" "autor_email" => "rom.mario080694@gmail.com" "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-i-congresso-amazonico-de-pedagogia" "edicao_nome" => "Anais do I Congresso Amazônico de Pedagogia" "edicao_evento" => "Congresso Amazônico de Pedagogia" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conape/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6842e660924ec_06062025100016.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2025-05-27 16:18:00" "publicacao_id" => 119 "publicacao_nome" => "Revista CONAPE" "publicacao_codigo" => "978-65-5222-037-0" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 121327 "edicao_id" => 387 "trabalho_id" => 99 "inscrito_id" => 1312 "titulo" => "CARTOGRAFIA DAS PESQUISAS SOBRE TRAVESTILIDADES NA EDUCAÇÃO: UM OLHAR PARA OS PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSO DO BRASIL" "resumo" => "O presente texto debulha parte dos caminhos trilhados, assim como os resultados encontrados com a pesquisa intitulada “É babado!”: (Escre)vivências educativas de uma jovem travesti da roça, desenvolvida no âmbito da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), situada em Vitória da Conquista - BA. O recorte que aqui apresentamos objetivou traçar um mapa das discussões sobre travestilidades na educação, tomando como referência as dissertações e teses produzidas em Programas de Pós-graduação Stricto Sensu em Educação no cenário brasileiro. Para a produção dos dados, fizemos uma revisão bibliográfica do tipo Estado do Conhecimento. Com um olhar pós-crítico, analisamos quantitativa e qualitativamente um conjunto de produções mapeadas em dois importantes bancos de dados, cartografando as tendências teórico-metodológicas, as problematizações, os achados e as fissuras abertas por elas no panorama acadêmico-científico. Em linhas gerais, os resultados apontam a existência de apenas nove trabalhos sobre o tema em questão, no recorte temporal escolhido por nós (2004 – 2022), os quais analisam experiências escolares de pessoas travestis e destacam que “multidões queer” (Preciado, 2011) não são mais corpos dóceis, ou seja, elas têm criado linhas de fuga, resistindo aos discursos cisgênero, à heteronormatividade e às biopolíticas que almejam situá-las no campo da abjeção. Nota-se uma carência de estudos voltados para a análise de aspectos que se interseccionam e influem em processos de subjetivação, como ser travesti da/na roça." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "ET 06: Diversidade, Inclusão e Direitos Humanos: Educação, diversidade, inclusão social e direitos humanos." "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV221_MD1_ID1312_TB99_26022025195942.pdf" "created_at" => "2025-05-28 15:37:43" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ROMÁRIO SILVA JORGE" "autor_nome_curto" => "ROMÁRIO" "autor_email" => "rom.mario080694@gmail.com" "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-i-congresso-amazonico-de-pedagogia" "edicao_nome" => "Anais do I Congresso Amazônico de Pedagogia" "edicao_evento" => "Congresso Amazônico de Pedagogia" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conape/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6842e660924ec_06062025100016.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2025-05-27 16:18:00" "publicacao_id" => 119 "publicacao_nome" => "Revista CONAPE" "publicacao_codigo" => "978-65-5222-037-0" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }