Artigo Anais do I Congresso Amazônico de Pedagogia

ANAIS de Evento

ISBN: 978-65-5222-037-0

DIFAMANDO A UFAM EM 3, 2, 1... JÁ: REPRESENTAÇÕES MANAUARAS SOBRE O “NOSSO MAIOR PATRIMÔNIO” NAS REDES SOCIAIS E A PARTIR DOS RELATOS DE CALOUROS DE PEDAGOGIA, 2024 - 2025

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) ET 06: Diversidade, Inclusão e Direitos Humanos: Educação, diversidade, inclusão social e direitos humanos.
"2025-05-27 16:18:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 121292
    "edicao_id" => 387
    "trabalho_id" => 57
    "inscrito_id" => 999
    "titulo" => "DIFAMANDO A UFAM EM 3, 2, 1... JÁ: REPRESENTAÇÕES MANAUARAS SOBRE O “NOSSO MAIOR PATRIMÔNIO” NAS REDES SOCIAIS E A PARTIR DOS RELATOS DE CALOUROS DE PEDAGOGIA, 2024 - 2025"
    "resumo" => ": O presente projeto, vem sendo desenvolvido dentro do campo da história da educação, tem como tema as representações sociais realizadas pela sociedade manauara acerca da Universidade Federal do Amazonas (UFAM). Para tanto, definimos como recorte cronológico os anos de aplicação e análise do presente projeto de PIBIC, a saber: 2024 e 2025. Justificamos a proposta desse estudo a partir do entendimento de domínio público de que a UFAM tem sofrido com a divulgação de notícias falsas e difamatórias sobre a sua atividade precípua de formar nas diversas áreas do conhecimento e em alto padrão, os jovens que ocuparão cargos públicos e/ou cargos no setor privado. Para termos acesso a essa discussão, além de termos utilizados uma bibliografia especializada, aplicamos um questionário a discentes do segundo período de pedagogia, ainda considerados calouros, posto que a Faculdade de Educação recebe novas turmas apenas uma vez por ano. Tal questionário semiestruturado com vinte e seis questões acerca das impressões que os discentes tinham da UFAM antes de se tornar alunos do curso de pedagogia. A partir desse questionário, buscamos atingir os seguintes objetivos, a saber, o objetivo geral: Entender a partir de quais bases são construídas as representações sociais realizadas pela sociedade manauara sobre a UFAM; os objetivos específicos: a) Conhecer, por meio de entrevistas realizadas com calouros do segundo período de Pedagogia da UFAM, os setores da sociedade manauara que divulgam conteúdos difamatórios sobre a universidade; b) Identificar o posicionamento político-ideológico dos grupos que realizam essas ações; c) Estudar os interesses de tais grupos; d) Mapear as redes sociais de perfil público que realizam difamações sobre a universidade. Além desse instrumento de coleta de dados, com os autores Galdino Chaer, Rafael Rosa Pereira Diniz e Elisa Antônia Ribeiro (2011), Antonio Carlos Gil (1999) e Maria Cecília de Souza Minayo (2010), usaremos também a categoria de análise de representação social, com base no pensamento de Roger Chartier (1988; 1991), Ciro Flamarion Cardoso (2012) e Angela Maria de Oliveira Almeida (2003)."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "ET 06: Diversidade, Inclusão e Direitos Humanos: Educação, diversidade, inclusão social e direitos humanos."
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_CORRECAO_EV221_ID999_TB57_24032025111739.pdf"
    "created_at" => "2025-05-28 15:37:43"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "RAISSA PEREIRA CANDIDO"
    "autor_nome_curto" => "RAISSA"
    "autor_email" => "raissa.candido@ufam.edu.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS (UFAM)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-i-congresso-amazonico-de-pedagogia"
    "edicao_nome" => "Anais do I Congresso Amazônico de Pedagogia"
    "edicao_evento" => "Congresso Amazônico de Pedagogia"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conape/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "6842e660924ec_06062025100016.png"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2025-05-27 16:18:00"
    "publicacao_id" => 119
    "publicacao_nome" => "Revista CONAPE"
    "publicacao_codigo" => "978-65-5222-037-0"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 121292
    "edicao_id" => 387
    "trabalho_id" => 57
    "inscrito_id" => 999
    "titulo" => "DIFAMANDO A UFAM EM 3, 2, 1... JÁ: REPRESENTAÇÕES MANAUARAS SOBRE O “NOSSO MAIOR PATRIMÔNIO” NAS REDES SOCIAIS E A PARTIR DOS RELATOS DE CALOUROS DE PEDAGOGIA, 2024 - 2025"
    "resumo" => ": O presente projeto, vem sendo desenvolvido dentro do campo da história da educação, tem como tema as representações sociais realizadas pela sociedade manauara acerca da Universidade Federal do Amazonas (UFAM). Para tanto, definimos como recorte cronológico os anos de aplicação e análise do presente projeto de PIBIC, a saber: 2024 e 2025. Justificamos a proposta desse estudo a partir do entendimento de domínio público de que a UFAM tem sofrido com a divulgação de notícias falsas e difamatórias sobre a sua atividade precípua de formar nas diversas áreas do conhecimento e em alto padrão, os jovens que ocuparão cargos públicos e/ou cargos no setor privado. Para termos acesso a essa discussão, além de termos utilizados uma bibliografia especializada, aplicamos um questionário a discentes do segundo período de pedagogia, ainda considerados calouros, posto que a Faculdade de Educação recebe novas turmas apenas uma vez por ano. Tal questionário semiestruturado com vinte e seis questões acerca das impressões que os discentes tinham da UFAM antes de se tornar alunos do curso de pedagogia. A partir desse questionário, buscamos atingir os seguintes objetivos, a saber, o objetivo geral: Entender a partir de quais bases são construídas as representações sociais realizadas pela sociedade manauara sobre a UFAM; os objetivos específicos: a) Conhecer, por meio de entrevistas realizadas com calouros do segundo período de Pedagogia da UFAM, os setores da sociedade manauara que divulgam conteúdos difamatórios sobre a universidade; b) Identificar o posicionamento político-ideológico dos grupos que realizam essas ações; c) Estudar os interesses de tais grupos; d) Mapear as redes sociais de perfil público que realizam difamações sobre a universidade. Além desse instrumento de coleta de dados, com os autores Galdino Chaer, Rafael Rosa Pereira Diniz e Elisa Antônia Ribeiro (2011), Antonio Carlos Gil (1999) e Maria Cecília de Souza Minayo (2010), usaremos também a categoria de análise de representação social, com base no pensamento de Roger Chartier (1988; 1991), Ciro Flamarion Cardoso (2012) e Angela Maria de Oliveira Almeida (2003)."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "ET 06: Diversidade, Inclusão e Direitos Humanos: Educação, diversidade, inclusão social e direitos humanos."
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_CORRECAO_EV221_ID999_TB57_24032025111739.pdf"
    "created_at" => "2025-05-28 15:37:43"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "RAISSA PEREIRA CANDIDO"
    "autor_nome_curto" => "RAISSA"
    "autor_email" => "raissa.candido@ufam.edu.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS (UFAM)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-i-congresso-amazonico-de-pedagogia"
    "edicao_nome" => "Anais do I Congresso Amazônico de Pedagogia"
    "edicao_evento" => "Congresso Amazônico de Pedagogia"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conape/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "6842e660924ec_06062025100016.png"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2025-05-27 16:18:00"
    "publicacao_id" => 119
    "publicacao_nome" => "Revista CONAPE"
    "publicacao_codigo" => "978-65-5222-037-0"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 27 de maio de 2025

Resumo

: O presente projeto, vem sendo desenvolvido dentro do campo da história da educação, tem como tema as representações sociais realizadas pela sociedade manauara acerca da Universidade Federal do Amazonas (UFAM). Para tanto, definimos como recorte cronológico os anos de aplicação e análise do presente projeto de PIBIC, a saber: 2024 e 2025. Justificamos a proposta desse estudo a partir do entendimento de domínio público de que a UFAM tem sofrido com a divulgação de notícias falsas e difamatórias sobre a sua atividade precípua de formar nas diversas áreas do conhecimento e em alto padrão, os jovens que ocuparão cargos públicos e/ou cargos no setor privado. Para termos acesso a essa discussão, além de termos utilizados uma bibliografia especializada, aplicamos um questionário a discentes do segundo período de pedagogia, ainda considerados calouros, posto que a Faculdade de Educação recebe novas turmas apenas uma vez por ano. Tal questionário semiestruturado com vinte e seis questões acerca das impressões que os discentes tinham da UFAM antes de se tornar alunos do curso de pedagogia. A partir desse questionário, buscamos atingir os seguintes objetivos, a saber, o objetivo geral: Entender a partir de quais bases são construídas as representações sociais realizadas pela sociedade manauara sobre a UFAM; os objetivos específicos: a) Conhecer, por meio de entrevistas realizadas com calouros do segundo período de Pedagogia da UFAM, os setores da sociedade manauara que divulgam conteúdos difamatórios sobre a universidade; b) Identificar o posicionamento político-ideológico dos grupos que realizam essas ações; c) Estudar os interesses de tais grupos; d) Mapear as redes sociais de perfil público que realizam difamações sobre a universidade. Além desse instrumento de coleta de dados, com os autores Galdino Chaer, Rafael Rosa Pereira Diniz e Elisa Antônia Ribeiro (2011), Antonio Carlos Gil (1999) e Maria Cecília de Souza Minayo (2010), usaremos também a categoria de análise de representação social, com base no pensamento de Roger Chartier (1988; 1991), Ciro Flamarion Cardoso (2012) e Angela Maria de Oliveira Almeida (2003).

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.