A desigualdade social pós-pandemia vem se destacando cada vez mais em nosso país. Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) o atual índice de Gini do Brasil está em 0,543 apresentado no ano de 2023, tendo esse coeficiente medindo o nível de desigualdade pautado na renda, na distribuição das riquezas e nos níveis de educação da sociedade, de forma, que quanto mais próximo do zero, melhor estará o país, o que não é muito favorável para nossa situação hoje em dia, pois a pandemia da covid-19 trouxe inúmeros prejuízos para todos os indivíduos brasileiros, principalmente na área da educação. A educação no Brasil é um direito fundamental intrínseco a cada indivíduo destacado pela Constituição Federal de 1998, além, de ser um dos pilares para ajudar a minimizar os impactos de uma sociedade desigual. Neste sentido, tem como objetivo desse trabalho, analisar as desigualdades pós-pandemia e suas relações com a implementação da educação 4.0 no sistema de ensino brasileiro, tendo como metodologia a pesquisa bibliográfica, utilizando de autores que discutem a temática da desigualdade e do acesso a educação 4.0 no sistema de ensino brasileiro, de forma a compreender a trajetória do sistema de ensino e suas adequações para atender a demanda da educação 4.0. Por isso, torna-se fundamental ressaltar a importância do direito à educação de todos os indivíduos. No entanto, também é necessário garantir o direito à diferença. É nesse contexto que surgem as preocupações com a educação 4.0 no ensino e como irá contribuir efetivamente para minimizar as desigualdades afloradas no contexto pós-pandemia.