As Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC’s) chegam às salas de aulas para facilitar a prática de professores e estudantes, neste ínterim, os professores necessitam estar capacitados para utilizar tais ferramentas no cotidiano escolar. O objetivo desta pesquisa baseou-se em uma análise da utilização das TIC’s pelos professores de geografia, que atuam no ensino básico das escolas da rede pública do município de Rio Branco-AC. Como aporte teórico fez-se necessário a leitura e análise de alguns autores que também fazem uma discussão sobre a temática, dentre eles, BELLONI, 2001, BERTONCELLO, 2008, BRASIL, 2010, BRASIL, 2018, FÁVERO, 1992, LACERDA, 2007, MOREIRA e UHÔA, 2009, MORAN, 2005, ROMANÓ, 2003, e VESENTINI, 2004. A pesquisa abrangeu quatros escolas de ensino básico, três da rede estadual (Instituto de Educação Lourenço Filho, Jornalista Armando Nogueira, e Neutel Maia), e uma da rede federal (Colégio de Aplicação, Universidade Federal do Acre), todas localizada na zona urbana da capital acreana. Para tanto foram realizadas entrevistas, com questões semiestruturadas, junto aos professores que atuavam na disciplina de geografia, sendo avaliado quatro dimensões: caracterização dos entrevistados, uso das tecnologias na rotina diária, uso das TIC’s no âmbito escolar, e sobre a eficácia do projeto UCA (Um Computador por Aluno). Os resultados apontaram que 58% dos professores entrevistados não utilizam as tecnologias de informação e comunicação em suas rotinas diárias, e apenas 33% declaram fazer uso das TIC’s no cotidiano escolar. Quanto ao projeto UCA, 75% dos professores entrevistados apontaram a não aceitação do mesmo no ambiente escolar. Neste contexto, podemos destacar que os resultados nos demonstram preocupações reais quanto ao uso das TIC’s no ambiente escolar, apesar destas fazerem parte da rotina social contemporânea.