O BLOG E A GENÉTICA: COMO CORRELACIONÁ-LOS PARA O ENSINO?
"2025-01-27" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 119409 "edicao_id" => 377 "trabalho_id" => 6276 "inscrito_id" => 14192 "titulo" => "O BLOG E A GENÉTICA: COMO CORRELACIONÁ-LOS PARA O ENSINO?" "resumo" => "O ensino de genética tem se configurado como um desafio para alguns professores devido à dificuldade de se estabelecer uma conexão firme entre o que é apresentado em sala de aula e o contexto do estudante. Uma alternativa para contornar essa problemática é a criação e utilização de recursos tecnológicos. Para a análise dessa alternativa, propusemos a compreensão de conteúdos de genética através de um jogo e aplicação desse conhecimento em leitura e escrita crítica de artigos. A pesquisa foi desenvolvida com 117 estudantes da 3° série do ensino médio da Escola de Referência em Ensino Médio EREMSAL, Salgueiro, PE. A natureza da pesquisa empregada aqui foi do tipo pesquisa-ação, onde foi identificado um problema quanto a baixo conhecimento de termos em genética e proposto uma forma de resolvê-lo. Para melhor analisar os dados obtidos aplicamos um questionário pré-teste para diagnosticar os conhecimentos prévios dos discentes e questionário pós-teste para comparação de resultados e análise da percepção dos estudantes quanto a pesquisa realizada. Os resultados obtidos demonstraram que a forma de aplicar as estratégias de jogo e escrita de resenhas críticas, com posterior publicização em Blog construído e editado pelos próprios estudantes foi positiva para os mesmos desmitificarem os temas/conceitos mais discutidos em genética. Os estudantes também gostaram de trabalhar em grupo e montar uma “linha editorial” em sala de aula, nos indicando que as atividades aqui apresentadas, na ordem de seus acontecimentos, são uma sugestão valiosa para se trabalhar genética junto aos estudantes da 3° série do ensino médio." "modalidade" => "E-book" "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD5_ID14192_TB6276_10062024144846.pdf" "created_at" => "2025-01-29 10:33:50" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOSÉ PINHEIRO DO MONTE" "autor_nome_curto" => "JOSÉ PINHEIRO D" "autor_email" => "pinheirodumonte@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "tecnologias-e-educacao-vol3" "edicao_nome" => "CONEDU - Tecnologias e educação (Vol.3)" "edicao_evento" => "X Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "ebooks/conedu/2024/GT19" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "679118f9c5688_22012025131241.jpg" "data_publicacao" => "2025-01-27" "edicao_publicada_em" => "2024-11-12 09:36:42" "publicacao_id" => 26 "publicacao_nome" => "E-book CONEDU" "publicacao_codigo" => "978-85-61702-35-9" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 2 "tipo_publicacao_nome" => "E-books" ] #original: array:35 [ "id" => 119409 "edicao_id" => 377 "trabalho_id" => 6276 "inscrito_id" => 14192 "titulo" => "O BLOG E A GENÉTICA: COMO CORRELACIONÁ-LOS PARA O ENSINO?" "resumo" => "O ensino de genética tem se configurado como um desafio para alguns professores devido à dificuldade de se estabelecer uma conexão firme entre o que é apresentado em sala de aula e o contexto do estudante. Uma alternativa para contornar essa problemática é a criação e utilização de recursos tecnológicos. Para a análise dessa alternativa, propusemos a compreensão de conteúdos de genética através de um jogo e aplicação desse conhecimento em leitura e escrita crítica de artigos. A pesquisa foi desenvolvida com 117 estudantes da 3° série do ensino médio da Escola de Referência em Ensino Médio EREMSAL, Salgueiro, PE. A natureza da pesquisa empregada aqui foi do tipo pesquisa-ação, onde foi identificado um problema quanto a baixo conhecimento de termos em genética e proposto uma forma de resolvê-lo. Para melhor analisar os dados obtidos aplicamos um questionário pré-teste para diagnosticar os conhecimentos prévios dos discentes e questionário pós-teste para comparação de resultados e análise da percepção dos estudantes quanto a pesquisa realizada. Os resultados obtidos demonstraram que a forma de aplicar as estratégias de jogo e escrita de resenhas críticas, com posterior publicização em Blog construído e editado pelos próprios estudantes foi positiva para os mesmos desmitificarem os temas/conceitos mais discutidos em genética. Os estudantes também gostaram de trabalhar em grupo e montar uma “linha editorial” em sala de aula, nos indicando que as atividades aqui apresentadas, na ordem de seus acontecimentos, são uma sugestão valiosa para se trabalhar genética junto aos estudantes da 3° série do ensino médio." "modalidade" => "E-book" "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD5_ID14192_TB6276_10062024144846.pdf" "created_at" => "2025-01-29 10:33:50" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOSÉ PINHEIRO DO MONTE" "autor_nome_curto" => "JOSÉ PINHEIRO D" "autor_email" => "pinheirodumonte@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "tecnologias-e-educacao-vol3" "edicao_nome" => "CONEDU - Tecnologias e educação (Vol.3)" "edicao_evento" => "X Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "ebooks/conedu/2024/GT19" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "679118f9c5688_22012025131241.jpg" "data_publicacao" => "2025-01-27" "edicao_publicada_em" => "2024-11-12 09:36:42" "publicacao_id" => 26 "publicacao_nome" => "E-book CONEDU" "publicacao_codigo" => "978-85-61702-35-9" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 2 "tipo_publicacao_nome" => "E-books" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: array:1 [ "fkEdicao" => App\Base\Administrativo\Model\Edicao {#1860 #connection: "mysql" +table: "edicao" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:24 [ "id" => 377 "publicacao_id" => 26 "volume" => 1 "numero" => 1 "url" => "tecnologias-e-educacao-vol3" "nome" => "CONEDU - Tecnologias e educação (Vol.3)" "nome_evento" => "X Congresso Nacional de Educação" "descricao" => """ Quantos somos? Para além de números, nos constituímos como um somatório de vivências e experiências que compõem os diferentes espaços sociais e, especificamente, educacionais. Ao pensar o Brasil, como um país de contrastes, que apresenta inúmeras singularidades pertinentes à sua cultura e, mais propriamente, às suas escolas, aos seus alunos e professores compreendemos o quanto somamos. Ainda que essas reflexões sejam apresentadas em um sem-número de debates, referenciais, políticas públicas, pesquisas e publicações são crescentes e recorrentes os casos, de todas as formas de violência, discriminação, preconceito, exclusão, adoecimento e tantas outras condições invisibilizam os sujeitos diante dos seus direitos. Neste contexto, também nos inserimos para pensar a formação de professores a partir da cultura brasileira forjada em seu processo histórico de sociedade. O ser professor se inclui como sujeito social e profissional com potencial de mudança de muitas histórias de vida.<br />\r\n O CONEDU 2024, em sua décima edição, nos provoca a pensar a educação com o seu papel transformador e potencializadora de uma sociedade mais inclusiva, humanitária e pensada na diferença pela diferença. A diversidade nos completa. """ "pasta" => "ebooks/conedu/2024/GT19" "logo" => null "capa" => "679118f9c5688_22012025131241.jpg" "timbrado" => "679118f9c6b99_22012025131241.jpg" "periodicidade" => "Anual" "idiomas" => "Português" "pais" => "Brasil" "inicio_evento" => "2024-09-19" "final_evento" => "2024-09-21" "ano_publicacao" => 2024 "data_publicacao" => "2025-01-27" "autor_corporativo" => "Realize Eventos Científicos & Editora" "visualizar_artigo" => 1 "created_at" => "2024-11-12 09:36:42" "updated_at" => "2025-01-29 13:57:18" "ativo" => 1 ] #original: array:24 [ "id" => 377 "publicacao_id" => 26 "volume" => 1 "numero" => 1 "url" => "tecnologias-e-educacao-vol3" "nome" => "CONEDU - Tecnologias e educação (Vol.3)" "nome_evento" => "X Congresso Nacional de Educação" "descricao" => """ Quantos somos? Para além de números, nos constituímos como um somatório de vivências e experiências que compõem os diferentes espaços sociais e, especificamente, educacionais. Ao pensar o Brasil, como um país de contrastes, que apresenta inúmeras singularidades pertinentes à sua cultura e, mais propriamente, às suas escolas, aos seus alunos e professores compreendemos o quanto somamos. Ainda que essas reflexões sejam apresentadas em um sem-número de debates, referenciais, políticas públicas, pesquisas e publicações são crescentes e recorrentes os casos, de todas as formas de violência, discriminação, preconceito, exclusão, adoecimento e tantas outras condições invisibilizam os sujeitos diante dos seus direitos. Neste contexto, também nos inserimos para pensar a formação de professores a partir da cultura brasileira forjada em seu processo histórico de sociedade. O ser professor se inclui como sujeito social e profissional com potencial de mudança de muitas histórias de vida.<br />\r\n O CONEDU 2024, em sua décima edição, nos provoca a pensar a educação com o seu papel transformador e potencializadora de uma sociedade mais inclusiva, humanitária e pensada na diferença pela diferença. A diversidade nos completa. """ "pasta" => "ebooks/conedu/2024/GT19" "logo" => null "capa" => "679118f9c5688_22012025131241.jpg" "timbrado" => "679118f9c6b99_22012025131241.jpg" "periodicidade" => "Anual" "idiomas" => "Português" "pais" => "Brasil" "inicio_evento" => "2024-09-19" "final_evento" => "2024-09-21" "ano_publicacao" => 2024 "data_publicacao" => "2025-01-27" "autor_corporativo" => "Realize Eventos Científicos & Editora" "visualizar_artigo" => 1 "created_at" => "2024-11-12 09:36:42" "updated_at" => "2025-01-29 13:57:18" "ativo" => 1 ] #changes: [] #casts: array:24 [ "id" => "integer" "publicacao_id" => "integer" "volume" => "integer" "numero" => "integer" "url" => "string" "nome" => "string" "nome_evento" => "string" "descricao" => "string" "pasta" => "string" "logo" => "string" "capa" => "string" "timbrado" => "string" "periodicidade" => "string" "idiomas" => "string" "pais" => "string" "inicio_evento" => "date" "final_evento" => "date" "ano_publicacao" => "integer" "data_publicacao" => "date" "autor_corporativo" => "string" "visualizar_artigo" => "boolean" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: array:1 [ "fkEdicaoEbook" => Illuminate\Database\Eloquent\Collection {#1864 #items: array:1 [ 0 => App\Base\Administrativo\Model\EdicaoEbook {#1857 #connection: "mysql" +table: "edicao_ebook" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:16 [ "id" => 246 "edicao_id" => 377 "codigo" => "978-65-5222-022-6" "capa" => "679118f9ca507_22012025131241.png" "titulo" => "CONEDU - Tecnologias e educação (Vol.3)" "prefacio" => """ O Congresso Nacional de Educação – CONEDU - 2024, realizado entre os dias 19 e 21 de setembro, em Fortaleza, Ceará, reuniu pesquisadores, professores, estudantes e demais interessados com o tema central “Inovação e Sustentabilidade na Educação: desafios e possibilidades na era digital”, o congresso proporcionou um espaço fecundo para a troca de experiências, reflexões críticas e proposições que buscam transformar práticas pedagógicas à luz das demandas tecnológicas do século XXI.<br />\r\n <br />\r\n O Grupo de Trabalho 19 (GT 19 – Tecnologias e Educação) veio discutir o impacto das tecnologias no cenário educacional contemporâneo. Tivemos 87 trabalhos aprovado e apresentados durante o evento.<br />\r\n <br />\r\n Este e-book apresenta os trabalhos do GT 19, que abordaram de maneira diversificada e interdisciplinar o uso de tecnologias na educação básica e superior, na educação a distância, bem como em contextos de formação continuada e inclusão digital. Os artigos aqui reunidos trazem investigações e relatos de experiências que destacam o papel das tecnologias no fortalecimento de práticas pedagógicas ativas, no desenvolvimento de competências digitais, na promoção da aprendizagem personalizada e na construção de espaços de aprendizagem mais inclusivos e colaborativos.<br />\r\n <br />\r\n As contribuições refletem a riqueza e a complexidade das interações entre educação e tecnologia, destacando tanto os avanços quanto os desafios. Discussões sobre ética digital, desigualdades no acesso às ferramentas tecnológicas e estratégias para integrar tecnologias emergentes como inteligência artificial, realidade virtual e gamificação revelam o compromisso dos participantes com a construção de um futuro educacional mais equitativo e inovador.<br />\r\n <br />\r\n Além disso, o GT 19 reafirmou a importância de iniciativas que promovam a formação de professores para o uso crítico e criativo das tecnologias, valorizando a autonomia docente e o protagonismo discente. Nesse sentido, as contribuições deste e-book não apenas registram os debates ocorridos no congresso, mas também constituem uma fonte de inspiração e orientação para pesquisadores e profissionais da educação que enfrentam os desafios da transformação digital em suas realidades locais e globais.<br />\r\n <br />\r\n Que este e-book seja um marco na construção coletiva de saberes e práticas que possibilitem uma educação cada vez mais conectada, acessível e significativa.<br />\r\n """ "apresentacao" => null "organizadores" => """ PAULA ALMEIDA DE CASTRO E JONES BARONI FERREIRA DE MENEZES<br />\r\n """ "conselho_editorial" => """ FRANCISCO NUNES DE SOUSA MOURA<br />\r\n MARIA LÚCIA SERAFIM<br />\r\n MARLUCE TORQUATO LIMA GONÇALVES<br />\r\n FRANCISCO WAGNER DE SOUSA PAULA<br />\r\n MARIA JOUSY RODRIGUES GOMES<br />\r\n HELGA VALÉRIA DE LIMA SOUZA<br />\r\n MAXWELL LUIZ DA PONTE<br />\r\n RENATA VIEIRA DO NASCIMENTO<br />\r\n RODRIGO LEITE RODRIGUES<br />\r\n THIAGO ACÁCIO RAPOSO<br />\r\n LUANA LIMA GUIMARAES<br />\r\n ANDREA CHAGAS ALVES DE ALMEIDA<br />\r\n OTÁVIO VIEIRA SOBREIRA JÚNIOR<br />\r\n RUTH BRITO DE FIGUEIREDO MELO<br />\r\n MARCOS VINICIUS DE ANDRADE LIMA<br />\r\n MAYARA SETÚBAL OLIVEIRA ARAÚJO<br />\r\n MARIANA RAMOS PIMENTEL<br />\r\n ROBERTA DE MOURA BORGES GOMES<br />\r\n GERMANA COSTA PAIXÃO<br />\r\n SHIRLIANE DE ARAÚJO SOUSA<br />\r\n JONES BARONI FERREIRA DE MENEZES<br />\r\n PAULA ALMEIDA DE CASTRO<br />\r\n TANIA SERRA AZUL MACHADO BEZERRA """ "ficha_catalografica" => "6793eda257e0b_24012025164434.pdf" "arquivo" => "11022025144841-CONEDU---TECNOLOGIAS-E-EDUCACAO--VOL-3-.pdf" "arquivo_alterado" => 1 "ano_publicacao" => 2024 "created_at" => "2024-11-12 09:36:42" "updated_at" => "2025-02-11 14:48:41" "ativo" => 1 ] #original: array:16 [ "id" => 246 "edicao_id" => 377 "codigo" => "978-65-5222-022-6" "capa" => "679118f9ca507_22012025131241.png" "titulo" => "CONEDU - Tecnologias e educação (Vol.3)" "prefacio" => """ O Congresso Nacional de Educação – CONEDU - 2024, realizado entre os dias 19 e 21 de setembro, em Fortaleza, Ceará, reuniu pesquisadores, professores, estudantes e demais interessados com o tema central “Inovação e Sustentabilidade na Educação: desafios e possibilidades na era digital”, o congresso proporcionou um espaço fecundo para a troca de experiências, reflexões críticas e proposições que buscam transformar práticas pedagógicas à luz das demandas tecnológicas do século XXI.<br />\r\n <br />\r\n O Grupo de Trabalho 19 (GT 19 – Tecnologias e Educação) veio discutir o impacto das tecnologias no cenário educacional contemporâneo. Tivemos 87 trabalhos aprovado e apresentados durante o evento.<br />\r\n <br />\r\n Este e-book apresenta os trabalhos do GT 19, que abordaram de maneira diversificada e interdisciplinar o uso de tecnologias na educação básica e superior, na educação a distância, bem como em contextos de formação continuada e inclusão digital. Os artigos aqui reunidos trazem investigações e relatos de experiências que destacam o papel das tecnologias no fortalecimento de práticas pedagógicas ativas, no desenvolvimento de competências digitais, na promoção da aprendizagem personalizada e na construção de espaços de aprendizagem mais inclusivos e colaborativos.<br />\r\n <br />\r\n As contribuições refletem a riqueza e a complexidade das interações entre educação e tecnologia, destacando tanto os avanços quanto os desafios. Discussões sobre ética digital, desigualdades no acesso às ferramentas tecnológicas e estratégias para integrar tecnologias emergentes como inteligência artificial, realidade virtual e gamificação revelam o compromisso dos participantes com a construção de um futuro educacional mais equitativo e inovador.<br />\r\n <br />\r\n Além disso, o GT 19 reafirmou a importância de iniciativas que promovam a formação de professores para o uso crítico e criativo das tecnologias, valorizando a autonomia docente e o protagonismo discente. Nesse sentido, as contribuições deste e-book não apenas registram os debates ocorridos no congresso, mas também constituem uma fonte de inspiração e orientação para pesquisadores e profissionais da educação que enfrentam os desafios da transformação digital em suas realidades locais e globais.<br />\r\n <br />\r\n Que este e-book seja um marco na construção coletiva de saberes e práticas que possibilitem uma educação cada vez mais conectada, acessível e significativa.<br />\r\n """ "apresentacao" => null "organizadores" => """ PAULA ALMEIDA DE CASTRO E JONES BARONI FERREIRA DE MENEZES<br />\r\n """ "conselho_editorial" => """ FRANCISCO NUNES DE SOUSA MOURA<br />\r\n MARIA LÚCIA SERAFIM<br />\r\n MARLUCE TORQUATO LIMA GONÇALVES<br />\r\n FRANCISCO WAGNER DE SOUSA PAULA<br />\r\n MARIA JOUSY RODRIGUES GOMES<br />\r\n HELGA VALÉRIA DE LIMA SOUZA<br />\r\n MAXWELL LUIZ DA PONTE<br />\r\n RENATA VIEIRA DO NASCIMENTO<br />\r\n RODRIGO LEITE RODRIGUES<br />\r\n THIAGO ACÁCIO RAPOSO<br />\r\n LUANA LIMA GUIMARAES<br />\r\n ANDREA CHAGAS ALVES DE ALMEIDA<br />\r\n OTÁVIO VIEIRA SOBREIRA JÚNIOR<br />\r\n RUTH BRITO DE FIGUEIREDO MELO<br />\r\n MARCOS VINICIUS DE ANDRADE LIMA<br />\r\n MAYARA SETÚBAL OLIVEIRA ARAÚJO<br />\r\n MARIANA RAMOS PIMENTEL<br />\r\n ROBERTA DE MOURA BORGES GOMES<br />\r\n GERMANA COSTA PAIXÃO<br />\r\n SHIRLIANE DE ARAÚJO SOUSA<br />\r\n JONES BARONI FERREIRA DE MENEZES<br />\r\n PAULA ALMEIDA DE CASTRO<br />\r\n TANIA SERRA AZUL MACHADO BEZERRA """ "ficha_catalografica" => "6793eda257e0b_24012025164434.pdf" "arquivo" => "11022025144841-CONEDU---TECNOLOGIAS-E-EDUCACAO--VOL-3-.pdf" "arquivo_alterado" => 1 "ano_publicacao" => 2024 "created_at" => "2024-11-12 09:36:42" "updated_at" => "2025-02-11 14:48:41" "ativo" => 1 ] #changes: [] #casts: array:16 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "codigo" => "string" "capa" => "string" "titulo" => "string" "prefacio" => "string" "apresentacao" => "string" "organizadores" => "string" "conselho_editorial" => "string" "ficha_catalografica" => "string" "arquivo" => "string" "arquivo_alterado" => "boolean" "ano_publicacao" => "integer" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:16 [ 0 => "edicao_id" 1 => "codigo" 2 => "capa" 3 => "titulo" 4 => "descricao" 5 => "prefacio" 6 => "apresentacao" 7 => "organizadores" 8 => "conselho_editorial" 9 => "ficha_catalografica" 10 => "arquivo" 11 => "arquivo_alterado" 12 => "ano_publicacao" 13 => "created_at" 14 => "updated_at" 15 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] } ] #escapeWhenCastingToString: false } ] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:23 [ 0 => "publicacao_id" 1 => "volume" 2 => "numero" 3 => "url" 4 => "nome" 5 => "nome_evento" 6 => "descricao" 7 => "pasta" 8 => "logo" 9 => "capa" 10 => "timbrado" 11 => "periodicidade" 12 => "idiomas" 13 => "pais" 14 => "inicio_evento" 15 => "final_evento" 16 => "ano_publicacao" 17 => "data_publicacao" 18 => "autor_corporativo" 19 => "visualizar_artigo" 20 => "created_at" 21 => "updated_at" 22 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] -periocidade: array:10 [ 0 => "Diária" 1 => "Semanal" 2 => "Quinzenal" 3 => "Mensal" 4 => "Bimestral" 5 => "Trimestral" 6 => "Semestral" 7 => "Anual" 8 => "Bienal" 9 => "Trienal" ] -idioma: array:3 [ 0 => "Português" 1 => "Inglês" 2 => "Espanhol" ] } ] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }