O presente estudo se consolidou a partir da questão norteadora de investigar quais possibilidades e potencialidades podem ser desenvolvidas com o uso de aplicativos no processo de ensino e aprendizagem nas aulas de Ciências com estudantes autistas. Para responder essa indagação, o trabalho buscou analisar a relevância do uso de aplicativos selecionados em trabalhos específicos. O percurso metodológico é de uma pesquisa de abordagem qualitativa do tipo bibliográfica, visando sistematizar estudos publicados entre 2022 e 2023, que discutem propostas do uso de aplicativos nas aulas de Ciências, com estudantes autistas. A busca foi realizada na base de dados Google Acadêmico, na qual foram encontrados inicialmente 1.520 trabalhos científicos. Em seguida, foram aplicados os critérios de exclusão permitindo a seleção de estudos que efetivamente desenvolveram aplicativos para estudantes autistas, resultando no direcionamento da amostra para análise. A seleção foi feita manualmente nos títulos e resumos das 100 primeiras produções mais relevantes, conforme a classificação do Google Acadêmico. Em seguida, foram selecionados quatro trabalhos para análise mais aprofundada. Os resultados desses estudos foram categorizados e discutidos em quatro tópicos, cada um relacionado a um aplicativo específico: Casulo TEA; Minhahortinha; Everyday e Bioquiz. As análises destacaram a relevância das variedades de recursos e metodologias no Ensino de Ciências para garantir a inclusão efetiva dos estudantes autistas na sala de aula, contribuindo na socialização no ambiente escolar. A pesquisa ressalta a relevância do desenvolvimento de aplicativos como ferramentas educacionais para promover o ensino e aprendizagem na área de Ciências. Dessa maneira, a pesquisa demonstrou que estudos nesta temática conseguem trazer novas perspectivas de ensino e aprendizagem, com uso da tecnologia especialmente para os estudantes autistas, proporcionando-lhes recursos adaptados às suas necessidades individuais e contribuindo para um ambiente escolar mais acessível e acolhedor.