Este artigo tem por objetivo descrever os desafios e os impactos educacionais ocorridos no período pandêmico em uma escola da rede estadual da Paraíba, e, consequentemente, refletir sobre a valia da tecnologia usada no processo de ensino-aprendizagem dos alunos na educação remota. Nesse sentido, ainda pretende refletir sobre a importância de se ter acesso aos recursos tecnológicos, como também de saber manuseá-los e aplicá-los ao contexto educacional. Nessa direção, para embasar a discussão, reportamo-nos a Quevedo e Crescitelli (2021), Sancho e Hernandez (2006), Bonilla (2005), Paulo Freire (2004), Betts (1998), Foucault (2005), entre outros. A metodologia usada para esse fim foi a pesquisa de campo, em que o processo de ensino-aprendizagem, realizado exclusivamente de forma remota (por meio dos recursos tecnológicos), em 2020, relativo ao ensino da Língua Portuguesa, inclusive da redação, foi acompanhado para a realização deste trabalho. Os resultados foram coletados por meio do Google Forms, a partir de questionários autoavaliativos aplicados aos estudantes, como também por meio de planilha de monitoramento de desempenho dos estudantes manuseada pela professora regente. E nesse contexto, verificou-se a utilização dos recursos tecnológicos (plataformas digitais, e-mails, whatsApp) como essencial para que os estudantes obtivessem êxito no processo de ensino-aprendizagem, uma vez que a partir dos dados coletados, notou-se um maior desempenho entre os estudantes que mais usaram os recursos tecnológicos para interagirem nas aulas e desenvolverem as atividades on-line em detrimento dos que tiveram menos acesso.