O presente resumo tem como objetivo apresentar o projeto de doutorado em andamento no Programa de Pós-Graduação em Difusão do Conhecimento, que pretende analisar projetos de leitura desenvolvidos com jovens em escolas públicas no município de Camaçari/BA, entre os anos de 2023 e 2025, com o intuito de identificar os impactos para a formação dos estudantes no que diz respeito ao campo literário, além da formação enquanto cidadãos. Os pressupostos teóricos tomam por referência as concepções de leitura e escrita como uma prática cultural, conforme propõem Chartier (1994; 1999; 2002), Bourdieu (1996), Goulemot (2011), Horellou-Lafarge e Segré (2010). A problematização concentra-se sobre como a experiência com projetos de leitura pode impulsionar as juventudes, de modo a refletir para além do ambiente escolar, principalmente, no que diz respeito aos aspectos sociais e políticos. Objetiva-se identificar como as experiências literárias podem mobilizar e atribuir sentidos interacionais e socioculturais aos jovens. A abordagem da pesquisa será qualitativa, a natureza percorrerá perspectivas exploratórias, descritivas e explicativas. O diálogo com pesquisadores e estudiosos favorecerá para a ampliação do conhecimento nas áreas de estudos exploradas, visto que pretende-se percorrer caminhos no campo da psicologia, fisiologia, biologia, sociologia, entre outros, a fim de analisar os diferentes fenômenos que atravessam as juventudes. Deseja-se também, dar visibilidade às potências socioculturais dos sujeitos, a ponto de promover discussões sobre a importância de possibilitar o protagonismo juvenil e legitimar suas linguagens. Como trata-se de uma pesquisa em desenvolvimento, as considerações parciais revelam que os projetos de leitura podem contribuir para a formação social-cidadã dos jovens, conscientes de suas realidades e dispostos a transformá-las, visto que oportuniza-se a interação, o dialogismo, a afetividade, a escuta e o acolhimento dos saberes por eles expressos.