O presente trabalho tem como objetivo explicitar as principais habilidades preditoras de alfabetização eficazes para crianças com autismo, visando uma inclusão escolar efetiva. Sabe-se que a fase de alfabetização é permeada por desafios educacionais metodológicos, visto que as habilidades de leitura e escrita necessitam de práticas de ensino estruturalmente eficazes, principalmente para os casos de crianças com autismo, dada a complexidade do espectro. Isto porque, nos casos de TEA (Transtorno do Espectro Autista), pode haver disfunções executivas, e motoras, baixo engajamento social ou dificuldades de linguagem que afetam diretamente o desempenho de aprendizagem. Neste sentindo, a Ciência Cognitiva da Leitura aponta indícios que trabalhar as habilidades preditoras de alfabetização é uma ação imprescindível para o desenvolvimento da leitura e escrita ainda nos anos escolares iniciais como na pré-alfabetização, sendo estas: consciência fonológica, princípio alfabético, fluência verbal, vocabulário expressivo e habilidades visuoespaciais. Por isso, usar instrumentos de avaliação para tal repertório se faz necessário para o aprimoramento de práticas docentes, a exemplo do IAR-Instrumento de Avaliação do Repertório Básico para Alfabetização, indicado tanto para crianças que apresentam um desenvolvimento típico quanto atípico. Trata-se de uma pesquisa de cunho qualitativo-descritiva bibliográfica de tais habilidades e de instrumentos que podem ser incluídos nas práticas educativas em das fases pré-alfabetização e alfabetização. Portanto, o estudo possibilita elucidar o progresso de um amplo conhecimento da avaliação da aprendizagem para área da pedagogia, psicopedagogia e afins.