A Leitura Literária está presente em todos os níveis de ensino, sendo utilizada das mais diversas formas por alunos, professores e familiares. É um tipo de leitura que tem um papel fundamental na formação dos educandos, pois aprimora habilidades de leitura e compreensão, enriquece a experiência cultural e estimula o pensamento crítico e criativo. Neste artigo pretende-se apresentar como a Leitura Literária pode ser aprofundada a partir da utilização de jogos. Para isso, realizou-se uma pesquisa bibliográfica acerca desse tipo de leitura e da gamificação, além de realizar a leitura de alguns livros paradidáticos sobre os quais foram criados os jogos que são apresentados neste trabalho. São jogos que podem ser utilizados desde o ensino fundamental até o ensino médio, nas aulas de Língua Portuguesa ou de outras disciplinas, dependendo da vontade do professor e da adequação ao plano de sua disciplina. Trata-se, portanto, de mais uma opção metodológica para os docentes que pretendem trabalhar a leitura literária de forma diversificada. São jogos simples, de fácil utilização e baixo custo que podem fazer a diferença quando se pensa em aumentar o gosto, interesse e motivação dos educandos pela leitura, além de permitir uma maior interação entre os educandos, os educadores, os livros e tudo que a leitura pode proporcionar.