O Sistema Municipal de Ensino de Guarabira - PB, têm sido implementadas práticas alfabetizadoras que se mostram eficazes e alinhadas com as diretrizes da BNCC. Estas práticas abrangem estratégias diversificadas e centradas no desenvolvimento integral do aluno, levando em consideração sua realidade sociocultural e suas necessidades individuais. As práticas enfatizam a contextualização do conhecimento, utilizando situações do cotidiano dos alunos para tornar a aprendizagem significativa. Isso permite que os estudantes compreendam a relação entre o que aprendem na escola e suas experiências fora dela. Reconhecendo a diversidade de linguagens presentes na sociedade contemporânea, as práticas alfabetizadoras exploram diferentes formas de expressão, como textos escritos, visuais, digitais e multimodais. Isso amplia as habilidades de leitura e escrita dos alunos, preparando-os para lidar com a variedade de linguagens presentes no mundo atual. A BNCC valoriza abordagens pedagógicas que incentivam a participação ativa dos alunos em seu próprio processo de aprendizagem. Nesse sentido, as práticas alfabetizadoras adotadas em Guarabira estimulam a colaboração entre os estudantes, promovendo a troca de ideias, o trabalho em grupo e a resolução de problemas de forma coletiva. Em consonância com os princípios da BNCC, as práticas avaliativas são contínuas e formativas, ou seja, voltadas para o acompanhamento do progresso do aluno ao longo do tempo e para a identificação de suas necessidades de aprendizagem. Isso permite que os educadores façam intervenções pedagógicas direcionadas e individualizadas. A BNCC destaca a importância de valorizar a diversidade presente na sala de aula, reconhecendo as diferentes trajetórias e saberes dos alunos. As práticas alfabetizadoras em Guarabira são sensíveis às especificidades culturais, linguísticas e sociais dos estudantes, promovendo um ambiente inclusivo e acolhedor. Conclui-se, que as práticas alfabetizadoras bem-sucedidas inspiradas na BNCC no Sistema Municipal de Ensino de Guarabira-PB refletem um compromisso com a qualidade da educação.