O presente trabalho abordará a temática “O resgate dos Contos de Fadas como facilitador da aquisição da leitura e da escrita nas séries iniciais do Ensino Fundamental”, cujo objetivo é introduzir, nas práticas cotidianas em sala de aula, além de outras estratégias, os contos de fadas como elemento que facilitará a aquisição da leitura e da escrita. A experiência de contar histórias é uma espécie de investimento no psíquico do indivíduo. Tal experiência nos remete aos contos de fadas que, por muitos anos, foram esquecidos. Contar histórias é uma arte. Muitos leitores foram embalados e, provavelmente, ainda guardam na memória, a doce recordação da infância. Na perspectiva de uma dimensão maior de criatividade, esse tema traz à tona o resgate dos contos de fadas como incentivador e facilitador do processo de aquisição da leitura e da escrita, promovendo o resgate de uma estratégia até então deixada de lado nas práticas em sala de aula. Nesse sentido, será feito um levantamento bibliográfico, na perspectiva de resgatar as concepções teóricas e históricas sobre a leitura, a escrita e os contos de fadas ao longo do tempo. Quanto à metodologia, recorreremos à recepção e assimilação das crianças numa perspectiva de interação, a qual requer do professor, a mobilização de conhecimentos referentes à língua, a textos, a coisas do mundo e a situação de comunicação, para em seguida avaliar em que medida os contos de fadas poderão ser um facilitador do processo de aquisição da leitura e da escrita na sala de aula.