Artigo CONEDU - Linguagens, letramento e alfabetização (Vol.3)

E-books

ISBN: 978-65-5222-028-8

O RESGATE DOS CONTOS DE FADAS COMO FACILITADOR DA AQUISIÇÃO DA LEITURA E DA ESCRITA NAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL.

Palavra-chaves: , , , , E-book GT 08 - Linguagens, letramento e alfabetização
"2025-01-27" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 119045
    "edicao_id" => 366
    "trabalho_id" => 5035
    "inscrito_id" => 14910
    "titulo" => "O RESGATE DOS CONTOS DE FADAS COMO FACILITADOR DA AQUISIÇÃO DA LEITURA E DA ESCRITA NAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL."
    "resumo" => "O presente trabalho abordará a temática “O resgate dos Contos de Fadas como facilitador da aquisição da leitura e da escrita nas séries iniciais do Ensino Fundamental”, cujo objetivo é introduzir, nas práticas cotidianas em sala de aula, além de outras estratégias, os contos de fadas como elemento que facilitará a aquisição da leitura e da escrita. A experiência de contar histórias é uma espécie de investimento no psíquico do indivíduo. Tal experiência nos remete aos contos de fadas que, por muitos anos, foram esquecidos. Contar histórias é uma arte. Muitos leitores foram embalados e, provavelmente, ainda guardam na memória, a doce recordação da infância. Na perspectiva de uma dimensão maior de criatividade, esse tema traz à tona o resgate dos contos de fadas como incentivador e facilitador do processo de aquisição da leitura e da escrita, promovendo o resgate de uma estratégia até então deixada de lado nas práticas em sala de aula. Nesse sentido, será feito um levantamento bibliográfico, na perspectiva de resgatar as concepções teóricas e históricas sobre a leitura, a escrita e os contos de fadas ao longo do tempo. Quanto à metodologia, recorreremos à recepção e assimilação das crianças numa perspectiva de interação, a qual requer do professor, a mobilização de conhecimentos referentes à língua, a textos, a coisas do mundo e a situação de comunicação, para em seguida avaliar em que medida os contos de fadas poderão ser um facilitador do processo de aquisição da leitura e da escrita na sala de aula."
    "modalidade" => "E-book"
    "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, letramento e alfabetização"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD5_ID14910_TB5035_27102024101050.pdf"
    "created_at" => "2025-01-29 10:05:46"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARIA ELENILDA GOMES RABELO"
    "autor_nome_curto" => "Elenilda"
    "autor_email" => "elenildarabeloelenilda@gmail.com"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "-linguagens-letramento-e-alfabetizacao-vol3"
    "edicao_nome" => "CONEDU - Linguagens, letramento e alfabetização (Vol.3)"
    "edicao_evento" => "X Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "ebooks/conedu/2024/GT8"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "679103fd2b0e7_22012025114309.jpg"
    "data_publicacao" => "2025-01-27"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-11 16:46:19"
    "publicacao_id" => 26
    "publicacao_nome" => "E-book CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "978-85-61702-35-9"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 2
    "tipo_publicacao_nome" => "E-books"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 119045
    "edicao_id" => 366
    "trabalho_id" => 5035
    "inscrito_id" => 14910
    "titulo" => "O RESGATE DOS CONTOS DE FADAS COMO FACILITADOR DA AQUISIÇÃO DA LEITURA E DA ESCRITA NAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL."
    "resumo" => "O presente trabalho abordará a temática “O resgate dos Contos de Fadas como facilitador da aquisição da leitura e da escrita nas séries iniciais do Ensino Fundamental”, cujo objetivo é introduzir, nas práticas cotidianas em sala de aula, além de outras estratégias, os contos de fadas como elemento que facilitará a aquisição da leitura e da escrita. A experiência de contar histórias é uma espécie de investimento no psíquico do indivíduo. Tal experiência nos remete aos contos de fadas que, por muitos anos, foram esquecidos. Contar histórias é uma arte. Muitos leitores foram embalados e, provavelmente, ainda guardam na memória, a doce recordação da infância. Na perspectiva de uma dimensão maior de criatividade, esse tema traz à tona o resgate dos contos de fadas como incentivador e facilitador do processo de aquisição da leitura e da escrita, promovendo o resgate de uma estratégia até então deixada de lado nas práticas em sala de aula. Nesse sentido, será feito um levantamento bibliográfico, na perspectiva de resgatar as concepções teóricas e históricas sobre a leitura, a escrita e os contos de fadas ao longo do tempo. Quanto à metodologia, recorreremos à recepção e assimilação das crianças numa perspectiva de interação, a qual requer do professor, a mobilização de conhecimentos referentes à língua, a textos, a coisas do mundo e a situação de comunicação, para em seguida avaliar em que medida os contos de fadas poderão ser um facilitador do processo de aquisição da leitura e da escrita na sala de aula."
    "modalidade" => "E-book"
    "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, letramento e alfabetização"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD5_ID14910_TB5035_27102024101050.pdf"
    "created_at" => "2025-01-29 10:05:46"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARIA ELENILDA GOMES RABELO"
    "autor_nome_curto" => "Elenilda"
    "autor_email" => "elenildarabeloelenilda@gmail.com"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "-linguagens-letramento-e-alfabetizacao-vol3"
    "edicao_nome" => "CONEDU - Linguagens, letramento e alfabetização (Vol.3)"
    "edicao_evento" => "X Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "ebooks/conedu/2024/GT8"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "679103fd2b0e7_22012025114309.jpg"
    "data_publicacao" => "2025-01-27"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-11 16:46:19"
    "publicacao_id" => 26
    "publicacao_nome" => "E-book CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "978-85-61702-35-9"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 2
    "tipo_publicacao_nome" => "E-books"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: array:1 [
    "fkEdicao" => App\Base\Administrativo\Model\Edicao {#1860
      #connection: "mysql"
      +table: "edicao"
      #primaryKey: "id"
      #keyType: "int"
      +incrementing: true
      #with: []
      #withCount: []
      +preventsLazyLoading: false
      #perPage: 15
      +exists: true
      +wasRecentlyCreated: false
      #escapeWhenCastingToString: false
      #attributes: array:24 [
        "id" => 366
        "publicacao_id" => 26
        "volume" => 1
        "numero" => 1
        "url" => "-linguagens-letramento-e-alfabetizacao-vol3"
        "nome" => "CONEDU - Linguagens, letramento e alfabetização (Vol.3)"
        "nome_evento" => "X Congresso Nacional de Educação"
        "descricao" => """
          Quantos somos? Para al&eacute;m de n&uacute;meros, nos constitu&iacute;mos como um somat&oacute;rio de viv&ecirc;ncias e experi&ecirc;ncias que comp&otilde;em os diferentes espa&ccedil;os sociais e, especificamente, educacionais. Ao pensar o Brasil, como um pa&iacute;s de contrastes, que apresenta in&uacute;meras singularidades pertinentes &agrave; sua cultura e, mais propriamente, &agrave;s suas escolas, aos seus alunos e professores compreendemos o quanto somamos. Ainda que essas reflex&otilde;es sejam apresentadas em um sem-n&uacute;mero de debates, referenciais, pol&iacute;ticas p&uacute;blicas, pesquisas e publica&ccedil;&otilde;es s&atilde;o crescentes e recorrentes os casos, de todas as formas de viol&ecirc;ncia, discrimina&ccedil;&atilde;o, preconceito, exclus&atilde;o, adoecimento e tantas outras condi&ccedil;&otilde;es invisibilizam os sujeitos diante dos seus direitos. Neste contexto, tamb&eacute;m nos inserimos para pensar a forma&ccedil;&atilde;o de professores a partir da cultura brasileira forjada em seu processo hist&oacute;rico de sociedade. O ser professor se inclui como sujeito social e profissional com potencial de mudan&ccedil;a de muitas hist&oacute;rias de vida.<br />\r\n
          O CONEDU 2024, em sua d&eacute;cima edi&ccedil;&atilde;o, nos provoca a pensar a educa&ccedil;&atilde;o com o seu papel transformador e potencializadora de uma sociedade mais inclusiva, humanit&aacute;ria e pensada na diferen&ccedil;a pela diferen&ccedil;a. A diversidade nos completa.
          """
        "pasta" => "ebooks/conedu/2024/GT8"
        "logo" => null
        "capa" => "679103fd2b0e7_22012025114309.jpg"
        "timbrado" => "679103fd2bcc7_22012025114309.jpg"
        "periodicidade" => "Anual"
        "idiomas" => "Português"
        "pais" => "Brasil"
        "inicio_evento" => "2024-09-19"
        "final_evento" => "2024-09-21"
        "ano_publicacao" => 2024
        "data_publicacao" => "2025-01-27"
        "autor_corporativo" => "Realize Eventos Científicos & Editora"
        "visualizar_artigo" => 1
        "created_at" => "2024-11-11 16:46:19"
        "updated_at" => "2025-01-29 13:59:43"
        "ativo" => 1
      ]
      #original: array:24 [
        "id" => 366
        "publicacao_id" => 26
        "volume" => 1
        "numero" => 1
        "url" => "-linguagens-letramento-e-alfabetizacao-vol3"
        "nome" => "CONEDU - Linguagens, letramento e alfabetização (Vol.3)"
        "nome_evento" => "X Congresso Nacional de Educação"
        "descricao" => """
          Quantos somos? Para al&eacute;m de n&uacute;meros, nos constitu&iacute;mos como um somat&oacute;rio de viv&ecirc;ncias e experi&ecirc;ncias que comp&otilde;em os diferentes espa&ccedil;os sociais e, especificamente, educacionais. Ao pensar o Brasil, como um pa&iacute;s de contrastes, que apresenta in&uacute;meras singularidades pertinentes &agrave; sua cultura e, mais propriamente, &agrave;s suas escolas, aos seus alunos e professores compreendemos o quanto somamos. Ainda que essas reflex&otilde;es sejam apresentadas em um sem-n&uacute;mero de debates, referenciais, pol&iacute;ticas p&uacute;blicas, pesquisas e publica&ccedil;&otilde;es s&atilde;o crescentes e recorrentes os casos, de todas as formas de viol&ecirc;ncia, discrimina&ccedil;&atilde;o, preconceito, exclus&atilde;o, adoecimento e tantas outras condi&ccedil;&otilde;es invisibilizam os sujeitos diante dos seus direitos. Neste contexto, tamb&eacute;m nos inserimos para pensar a forma&ccedil;&atilde;o de professores a partir da cultura brasileira forjada em seu processo hist&oacute;rico de sociedade. O ser professor se inclui como sujeito social e profissional com potencial de mudan&ccedil;a de muitas hist&oacute;rias de vida.<br />\r\n
          O CONEDU 2024, em sua d&eacute;cima edi&ccedil;&atilde;o, nos provoca a pensar a educa&ccedil;&atilde;o com o seu papel transformador e potencializadora de uma sociedade mais inclusiva, humanit&aacute;ria e pensada na diferen&ccedil;a pela diferen&ccedil;a. A diversidade nos completa.
          """
        "pasta" => "ebooks/conedu/2024/GT8"
        "logo" => null
        "capa" => "679103fd2b0e7_22012025114309.jpg"
        "timbrado" => "679103fd2bcc7_22012025114309.jpg"
        "periodicidade" => "Anual"
        "idiomas" => "Português"
        "pais" => "Brasil"
        "inicio_evento" => "2024-09-19"
        "final_evento" => "2024-09-21"
        "ano_publicacao" => 2024
        "data_publicacao" => "2025-01-27"
        "autor_corporativo" => "Realize Eventos Científicos & Editora"
        "visualizar_artigo" => 1
        "created_at" => "2024-11-11 16:46:19"
        "updated_at" => "2025-01-29 13:59:43"
        "ativo" => 1
      ]
      #changes: []
      #casts: array:24 [
        "id" => "integer"
        "publicacao_id" => "integer"
        "volume" => "integer"
        "numero" => "integer"
        "url" => "string"
        "nome" => "string"
        "nome_evento" => "string"
        "descricao" => "string"
        "pasta" => "string"
        "logo" => "string"
        "capa" => "string"
        "timbrado" => "string"
        "periodicidade" => "string"
        "idiomas" => "string"
        "pais" => "string"
        "inicio_evento" => "date"
        "final_evento" => "date"
        "ano_publicacao" => "integer"
        "data_publicacao" => "date"
        "autor_corporativo" => "string"
        "visualizar_artigo" => "boolean"
        "created_at" => "datetime"
        "updated_at" => "datetime"
        "ativo" => "boolean"
      ]
      #classCastCache: []
      #attributeCastCache: []
      #dates: []
      #dateFormat: null
      #appends: []
      #dispatchesEvents: []
      #observables: []
      #relations: array:1 [
        "fkEdicaoEbook" => Illuminate\Database\Eloquent\Collection {#1864
          #items: array:1 [
            0 => App\Base\Administrativo\Model\EdicaoEbook {#1857
              #connection: "mysql"
              +table: "edicao_ebook"
              #primaryKey: "id"
              #keyType: "int"
              +incrementing: true
              #with: []
              #withCount: []
              +preventsLazyLoading: false
              #perPage: 15
              +exists: true
              +wasRecentlyCreated: false
              #escapeWhenCastingToString: false
              #attributes: array:16 [
                "id" => 235
                "edicao_id" => 366
                "codigo" => "978-65-5222-028-8"
                "capa" => "679103fd2e21f_22012025114309.png"
                "titulo" => "CONEDU - Linguagens, letramento e alfabetização (Vol.3)"
                "prefacio" => """
                  <br />\r\n
                  Prezados leitores,<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Com alegria, apresentamos o e-book referente ao Grupo de Trabalho &ldquo;Linguagens, Letramento e Alfabetiza&ccedil;&atilde;o&rdquo; do X Congresso Nacional de Educa&ccedil;&atilde;o (CONEDU), ocorrido em 2024, em Fortaleza/CE. Esta colet&acirc;nea re&uacute;ne cerca de cinquenta artigos que refletem a diversidade dos estudos na interse&ccedil;&atilde;o linguagem e educa&ccedil;&atilde;o, a partir de discuss&otilde;es te&oacute;ricas e pr&aacute;ticas.<br />\r\n
                  Os textos aqui compilados contribuem para o entendimento do papel das linguagens a partir de contextos educacionais diversos, da educa&ccedil;&atilde;o infantil ao ambiente universit&aacute;rio, ampliando a compreens&atilde;o dos fen&ocirc;menos de letramento e alfabetiza&ccedil;&atilde;o para al&eacute;m das abordagens tradicionais. A discuss&atilde;o empreendida sobre letramento(s), por exemplo, n&atilde;o se limita &agrave; capacidade de leitura e escrita, mas abrange as pr&aacute;ticas sociais de fala, leitura, escrita, que se d&atilde;o em m&uacute;ltiplas esferas, semioses e modalidades.<br />\r\n
                  S&atilde;o foco das discuss&otilde;es, entre outras tem&aacute;ticas, o ensino de l&iacute;nguas em rela&ccedil;&atilde;o com documentos norteadores (como a BNCC), o letramento liter&aacute;rio, a multimodalidade, a inclus&atilde;o, a gamifica&ccedil;&atilde;o, o letramento visual e a interdisciplinaridade. Em especial, v&aacute;rios dos trabalhos focam em metodologias de ensino (oficinas, projetos, sequ&ecirc;ncias did&aacute;ticas) que buscam uma conex&atilde;o mais significativa com os estudantes, utilizando-se de abordagens criativas e cr&iacute;ticas (como o uso da m&uacute;sica, da cultura popular, do digital, de mem&oacute;rias e das hist&oacute;rias locais) para engajar os alunos de forma mais efetiva.<br />\r\n
                  Os artigos deste e-book s&atilde;o, portanto, um convite para repensar as pr&aacute;ticas de ensino-aprendizagem em um contexto em que as linguagens, em suas diversas manifesta&ccedil;&otilde;es, s&atilde;o protagonistas dos processos formativos da contemporaneidade.&nbsp;<br />\r\n
                  A coordena&ccedil;&atilde;o do Grupo de Trabalho &ldquo;Linguagens, Letramento e Alfabetiza&ccedil;&atilde;o&rdquo; espera que esta obra inspire professores, pesquisadores e estudantes a enxergarem o letramento e a alfabetiza&ccedil;&atilde;o como processos din&acirc;micos, transformadores e essenciais para a constru&ccedil;&atilde;o de uma sociedade mais justa e inclusiva.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Boa leitura!
                  """
                "apresentacao" => """
                  <br />\r\n
                  &nbsp;
                  """
                "organizadores" => """
                  PAULA ALMEIDA DE CASTRO<br />\r\n
                  ALANA DRIZI&Ecirc; GONZATTI DOS SANTOS
                  """
                "conselho_editorial" => """
                  IVONEIDE BEZERRA DE ARA&Uacute;JO SANTOS-MARQUES<br />\r\n
                  J&Uacute;LIO C&Eacute;ZAR DANTAS DE ARA&Uacute;JO J&Uacute;LIO ARA&Uacute;JO<br />\r\n
                  JUSCELINO FRANCISCO DO NASCIMENTO<br />\r\n
                  LEILA PATRICIA ALVES DANTAS<br />\r\n
                  RAFAEL TRENTIN SCREMIN<br />\r\n
                  RAIMUNDA GOMES DE CARVALHO<br />\r\n
                  LUANDSON LUIS DA SILVA<br />\r\n
                  STEPHESON RAY DE OLIVEIRA<br />\r\n
                  JOS&Eacute; HILTON SILVA DANTAS<br />\r\n
                  CARLOS MOISES DE OLIVEIRA<br />\r\n
                  GEISA GABRIELLE SANTOS<br />\r\n
                  JUCILEIDE MARIA DE SANTANA<br />\r\n
                  VALERIA BATISTA COSTA MONTENEGRO<br />\r\n
                  ALCIONE DA SILVA SANTOS<br />\r\n
                  MARINALBA MARIA DE MEDEIROS MORAIS<br />\r\n
                  ELIS TERESINHA BASILIO GURJ&Atilde;O<br />\r\n
                  ALANA DRIZI&Ecirc; GONZATTI DOS SANTOS<br />\r\n
                  PAULA ALMEIDA DE CASTRO<br />\r\n
                  TANIA SERRA AZUL MACHADO BEZERRA
                  """
                "ficha_catalografica" => "6793e2e077d7e_24012025155840.pdf"
                "arquivo" => "28012025165435-CONEDU---LINGUAGENS--LETRAMENTO-E-ALFABETIZACAO--V.pdf"
                "arquivo_alterado" => 1
                "ano_publicacao" => 2024
                "created_at" => "2024-11-11 16:46:19"
                "updated_at" => "2025-01-29 13:59:43"
                "ativo" => 1
              ]
              #original: array:16 [
                "id" => 235
                "edicao_id" => 366
                "codigo" => "978-65-5222-028-8"
                "capa" => "679103fd2e21f_22012025114309.png"
                "titulo" => "CONEDU - Linguagens, letramento e alfabetização (Vol.3)"
                "prefacio" => """
                  <br />\r\n
                  Prezados leitores,<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Com alegria, apresentamos o e-book referente ao Grupo de Trabalho &ldquo;Linguagens, Letramento e Alfabetiza&ccedil;&atilde;o&rdquo; do X Congresso Nacional de Educa&ccedil;&atilde;o (CONEDU), ocorrido em 2024, em Fortaleza/CE. Esta colet&acirc;nea re&uacute;ne cerca de cinquenta artigos que refletem a diversidade dos estudos na interse&ccedil;&atilde;o linguagem e educa&ccedil;&atilde;o, a partir de discuss&otilde;es te&oacute;ricas e pr&aacute;ticas.<br />\r\n
                  Os textos aqui compilados contribuem para o entendimento do papel das linguagens a partir de contextos educacionais diversos, da educa&ccedil;&atilde;o infantil ao ambiente universit&aacute;rio, ampliando a compreens&atilde;o dos fen&ocirc;menos de letramento e alfabetiza&ccedil;&atilde;o para al&eacute;m das abordagens tradicionais. A discuss&atilde;o empreendida sobre letramento(s), por exemplo, n&atilde;o se limita &agrave; capacidade de leitura e escrita, mas abrange as pr&aacute;ticas sociais de fala, leitura, escrita, que se d&atilde;o em m&uacute;ltiplas esferas, semioses e modalidades.<br />\r\n
                  S&atilde;o foco das discuss&otilde;es, entre outras tem&aacute;ticas, o ensino de l&iacute;nguas em rela&ccedil;&atilde;o com documentos norteadores (como a BNCC), o letramento liter&aacute;rio, a multimodalidade, a inclus&atilde;o, a gamifica&ccedil;&atilde;o, o letramento visual e a interdisciplinaridade. Em especial, v&aacute;rios dos trabalhos focam em metodologias de ensino (oficinas, projetos, sequ&ecirc;ncias did&aacute;ticas) que buscam uma conex&atilde;o mais significativa com os estudantes, utilizando-se de abordagens criativas e cr&iacute;ticas (como o uso da m&uacute;sica, da cultura popular, do digital, de mem&oacute;rias e das hist&oacute;rias locais) para engajar os alunos de forma mais efetiva.<br />\r\n
                  Os artigos deste e-book s&atilde;o, portanto, um convite para repensar as pr&aacute;ticas de ensino-aprendizagem em um contexto em que as linguagens, em suas diversas manifesta&ccedil;&otilde;es, s&atilde;o protagonistas dos processos formativos da contemporaneidade.&nbsp;<br />\r\n
                  A coordena&ccedil;&atilde;o do Grupo de Trabalho &ldquo;Linguagens, Letramento e Alfabetiza&ccedil;&atilde;o&rdquo; espera que esta obra inspire professores, pesquisadores e estudantes a enxergarem o letramento e a alfabetiza&ccedil;&atilde;o como processos din&acirc;micos, transformadores e essenciais para a constru&ccedil;&atilde;o de uma sociedade mais justa e inclusiva.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Boa leitura!
                  """
                "apresentacao" => """
                  <br />\r\n
                  &nbsp;
                  """
                "organizadores" => """
                  PAULA ALMEIDA DE CASTRO<br />\r\n
                  ALANA DRIZI&Ecirc; GONZATTI DOS SANTOS
                  """
                "conselho_editorial" => """
                  IVONEIDE BEZERRA DE ARA&Uacute;JO SANTOS-MARQUES<br />\r\n
                  J&Uacute;LIO C&Eacute;ZAR DANTAS DE ARA&Uacute;JO J&Uacute;LIO ARA&Uacute;JO<br />\r\n
                  JUSCELINO FRANCISCO DO NASCIMENTO<br />\r\n
                  LEILA PATRICIA ALVES DANTAS<br />\r\n
                  RAFAEL TRENTIN SCREMIN<br />\r\n
                  RAIMUNDA GOMES DE CARVALHO<br />\r\n
                  LUANDSON LUIS DA SILVA<br />\r\n
                  STEPHESON RAY DE OLIVEIRA<br />\r\n
                  JOS&Eacute; HILTON SILVA DANTAS<br />\r\n
                  CARLOS MOISES DE OLIVEIRA<br />\r\n
                  GEISA GABRIELLE SANTOS<br />\r\n
                  JUCILEIDE MARIA DE SANTANA<br />\r\n
                  VALERIA BATISTA COSTA MONTENEGRO<br />\r\n
                  ALCIONE DA SILVA SANTOS<br />\r\n
                  MARINALBA MARIA DE MEDEIROS MORAIS<br />\r\n
                  ELIS TERESINHA BASILIO GURJ&Atilde;O<br />\r\n
                  ALANA DRIZI&Ecirc; GONZATTI DOS SANTOS<br />\r\n
                  PAULA ALMEIDA DE CASTRO<br />\r\n
                  TANIA SERRA AZUL MACHADO BEZERRA
                  """
                "ficha_catalografica" => "6793e2e077d7e_24012025155840.pdf"
                "arquivo" => "28012025165435-CONEDU---LINGUAGENS--LETRAMENTO-E-ALFABETIZACAO--V.pdf"
                "arquivo_alterado" => 1
                "ano_publicacao" => 2024
                "created_at" => "2024-11-11 16:46:19"
                "updated_at" => "2025-01-29 13:59:43"
                "ativo" => 1
              ]
              #changes: []
              #casts: array:16 [
                "id" => "integer"
                "edicao_id" => "integer"
                "codigo" => "string"
                "capa" => "string"
                "titulo" => "string"
                "prefacio" => "string"
                "apresentacao" => "string"
                "organizadores" => "string"
                "conselho_editorial" => "string"
                "ficha_catalografica" => "string"
                "arquivo" => "string"
                "arquivo_alterado" => "boolean"
                "ano_publicacao" => "integer"
                "created_at" => "datetime"
                "updated_at" => "datetime"
                "ativo" => "boolean"
              ]
              #classCastCache: []
              #attributeCastCache: []
              #dates: []
              #dateFormat: null
              #appends: []
              #dispatchesEvents: []
              #observables: []
              #relations: []
              #touches: []
              +timestamps: false
              #hidden: []
              #visible: []
              +fillable: array:16 [
                0 => "edicao_id"
                1 => "codigo"
                2 => "capa"
                3 => "titulo"
                4 => "descricao"
                5 => "prefacio"
                6 => "apresentacao"
                7 => "organizadores"
                8 => "conselho_editorial"
                9 => "ficha_catalografica"
                10 => "arquivo"
                11 => "arquivo_alterado"
                12 => "ano_publicacao"
                13 => "created_at"
                14 => "updated_at"
                15 => "ativo"
              ]
              #guarded: array:1 [
                0 => "*"
              ]
            }
          ]
          #escapeWhenCastingToString: false
        }
      ]
      #touches: []
      +timestamps: false
      #hidden: []
      #visible: []
      +fillable: array:23 [
        0 => "publicacao_id"
        1 => "volume"
        2 => "numero"
        3 => "url"
        4 => "nome"
        5 => "nome_evento"
        6 => "descricao"
        7 => "pasta"
        8 => "logo"
        9 => "capa"
        10 => "timbrado"
        11 => "periodicidade"
        12 => "idiomas"
        13 => "pais"
        14 => "inicio_evento"
        15 => "final_evento"
        16 => "ano_publicacao"
        17 => "data_publicacao"
        18 => "autor_corporativo"
        19 => "visualizar_artigo"
        20 => "created_at"
        21 => "updated_at"
        22 => "ativo"
      ]
      #guarded: array:1 [
        0 => "*"
      ]
      -periocidade: array:10 [
        0 => "Diária"
        1 => "Semanal"
        2 => "Quinzenal"
        3 => "Mensal"
        4 => "Bimestral"
        5 => "Trimestral"
        6 => "Semestral"
        7 => "Anual"
        8 => "Bienal"
        9 => "Trienal"
      ]
      -idioma: array:3 [
        0 => "Português"
        1 => "Inglês"
        2 => "Espanhol"
      ]
    }
  ]
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 27 de janeiro de 2025

Resumo

O presente trabalho abordará a temática “O resgate dos Contos de Fadas como facilitador da aquisição da leitura e da escrita nas séries iniciais do Ensino Fundamental”, cujo objetivo é introduzir, nas práticas cotidianas em sala de aula, além de outras estratégias, os contos de fadas como elemento que facilitará a aquisição da leitura e da escrita. A experiência de contar histórias é uma espécie de investimento no psíquico do indivíduo. Tal experiência nos remete aos contos de fadas que, por muitos anos, foram esquecidos. Contar histórias é uma arte. Muitos leitores foram embalados e, provavelmente, ainda guardam na memória, a doce recordação da infância. Na perspectiva de uma dimensão maior de criatividade, esse tema traz à tona o resgate dos contos de fadas como incentivador e facilitador do processo de aquisição da leitura e da escrita, promovendo o resgate de uma estratégia até então deixada de lado nas práticas em sala de aula. Nesse sentido, será feito um levantamento bibliográfico, na perspectiva de resgatar as concepções teóricas e históricas sobre a leitura, a escrita e os contos de fadas ao longo do tempo. Quanto à metodologia, recorreremos à recepção e assimilação das crianças numa perspectiva de interação, a qual requer do professor, a mobilização de conhecimentos referentes à língua, a textos, a coisas do mundo e a situação de comunicação, para em seguida avaliar em que medida os contos de fadas poderão ser um facilitador do processo de aquisição da leitura e da escrita na sala de aula.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.