A limpeza das escolas, seja em salas de aula, quadras esportivas, banheiros, corredores ou biblioteca, é um serviço essencial feito regularmente, contribuindo também para a saúde e bem-estar de docentes e estudantes. O trabalho dos auxiliares de limpeza é intenso e realizado em duas etapas. A primeira etapa é a varrição e coleta do lixo, a segunda etapa é a higienização, quando ocorre a remoção da sujeira residual. O presente trabalho teve por objetivo conhecer os serviços das auxiliares de limpeza dentro de duas instituições de ensino no município sul cearense de Barro. A partir do mapeamento das atividades das trabalhadoras da limpeza escolar, foi possível discutir três conceitos básicos: como é a organização do trabalho dessas mulheres e como é o cotidiano de suas atividades numa instituição pública de ensino e como o “cuidar” dispensados por essas trabalhadoras influencia o processo de ensino aprendizagem naquelas instituições escolares. Para coleta de dados foram realizadas visitas as escolas, sendo uma de ensino infantil/fundamental e outra de ensino médio, onde foi possível analisar as condições de vida e o trabalho das responsáveis pelo setor de limpeza escolar. As atividades foram registradas por meio de fotografias e para traçar o perfil foi aplicado um questionário com seis auxiliares de limpeza. Em síntese, o estudo demonstrou que o serviço intenso dessas mulheres trabalhadoras da educação vem sendo realizado em condições precárias, o que corrobora a hipótese de que o desenvolvimento das relações de produção e reprodução da vida social no âmbito escolar, assim como em toda sociedade, estão arraigados na divisão social e na divisão sexual do trabalho.