A pesquisa trata-se de um estudo em nível de mestrado que aborda como a representação de gênero e sexualidade se desenvolve no ambiente escolar, focando na percepção do/a estudante e na concepção do/a docente diante dessa representação no meio escolar. O estudo foi desenvolvido em uma escola pública na cidade de Imperatriz, no estado do Maranhão. O objetivo geral consiste em analisar a percepção de estudantes e docentes sobre a representação de gênero e sexualidade em uma escola pública da cidade de Imperatriz/MA. Para tanto, os aportes teóricos que deram sustentação a essa investigação baseiam-se em Magnani (2004); Louro (2014); Libâneo (2013); Bento (2011), Bulter (2022) e Foucault (2022). Trata-se de uma pesquisa qualitativa, na qual foram utilizados os seguintes instrumentos de coleta de dados: grupo focal com estudantes e entrevista semiestruturada com docentes. Os dados revelam que a percepção do/a estudante sobre a atuação docente e o currículo escolar presentes na instituição pesquisada, sofre influência do meio social, propiciando uma reprodução de forma naturalizada por falta de discussão sobre o assunto na escola. Assim, a atuação do/a professor/a perde a sua significação social pelo receio de trabalhar a temática em sala de aula, mantendo-se neutro/a frente ao discurso de poder que se estabelece nas representações cotidianas de preconceito e discriminação de gênero e sexualidade no meio escolar.