Artigo CONEDU - Gênero, sexualidade e educação (Vol.3)

E-books

ISBN: 978-65-5222-027-1

CONCEPÇÕES DE GÊNERO ASSOCIADAS ÀS DIVERSAS DISCIPLINAS CURRICULARES

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          Quantos somos? Para al&eacute;m de n&uacute;meros, nos constitu&iacute;mos como um somat&oacute;rio de viv&ecirc;ncias e experi&ecirc;ncias que comp&otilde;em os diferentes espa&ccedil;os sociais e, especificamente, educacionais. Ao pensar o Brasil, como um pa&iacute;s de contrastes, que apresenta in&uacute;meras singularidades pertinentes &agrave; sua cultura e, mais propriamente, &agrave;s suas escolas, aos seus alunos e professores compreendemos o quanto somamos. Ainda que essas reflex&otilde;es sejam apresentadas em um sem-n&uacute;mero de debates, referenciais, pol&iacute;ticas p&uacute;blicas, pesquisas e publica&ccedil;&otilde;es s&atilde;o crescentes e recorrentes os casos, de todas as formas de viol&ecirc;ncia, discrimina&ccedil;&atilde;o, preconceito, exclus&atilde;o, adoecimento e tantas outras condi&ccedil;&otilde;es invisibilizam os sujeitos diante dos seus direitos. Neste contexto, tamb&eacute;m nos inserimos para pensar a forma&ccedil;&atilde;o de professores a partir da cultura brasileira forjada em seu processo hist&oacute;rico de sociedade. O ser professor se inclui como sujeito social e profissional com potencial de mudan&ccedil;a de muitas hist&oacute;rias de vida.<br />\r\n
          O CONEDU 2024, em sua d&eacute;cima edi&ccedil;&atilde;o, nos provoca a pensar a educa&ccedil;&atilde;o com o seu papel transformador e potencializadora de uma sociedade mais inclusiva, humanit&aacute;ria e pensada na diferen&ccedil;a pela diferen&ccedil;a. A diversidade nos completa.
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                  Embora falar de g&ecirc;nero e sexualidade na escola seja muitas vezes percebido como um tabu, a escola fala sobre g&ecirc;nero e sexualidade o tempo inteiro: nas performances de masculinidades tantas vezes agressivas e opressoras adotadas por muitos rapazes; nas diversas formas de silenciamento e constrangimento impetradas &agrave;quelas pessoas que n&atilde;o se adequam &agrave;s normas de g&ecirc;nero e sexualidade vigentes; nas formas espec&iacute;ficas de discrimina&ccedil;&atilde;o que se escondem sob o vasto guarda-chuva do bullying; nas interdi&ccedil;&otilde;es por g&ecirc;nero em detereminadas atividades (como o futebol para meninas e mulheres) e &aacute;reas de conhecimento (como as ci&ecirc;ncias exatas para meninas e mulheres); nos entraves enfrentados por mulheres m&atilde;es, tanto as trabalhadoras da educa&ccedil;&atilde;o como quanto estudantes com filhos; etc.<br />\r\n
                  &nbsp;&nbsp; &nbsp;A import&acirc;ncia de falar sobre g&ecirc;nero e sexualidade na escola est&aacute; justamente em tomar as r&eacute;deas dessa conversa. &Eacute; nosso dever enquanto trabalhadores da educa&ccedil;&atilde;o assumirmos essa responsabilidade, atuando como mediadores e orientadores de crian&ccedil;as, adolescentes e adultos em forma&ccedil;&atilde;o e qualificando o debate no espa&ccedil;o escolar - e para al&eacute;m dele.<br />\r\n
                  &nbsp;&nbsp; &nbsp;Para tanto, &eacute; fundamental assumir duas premissas centrais. Primeiro, que n&atilde;o &eacute; poss&iacute;vel abordar g&ecirc;nero e sexualidade de forma isolada das demais rela&ccedil;&otilde;es sociais que se determinam mutuamente e criam as condi&ccedil;&otilde;es de nossas vidas. Essa abordagem que considera as diferentes rela&ccedil;&otilde;es sociais em sua integralidade tem sido nomeada majoritariamente como interseccionalidade (COLLINS, 2022), embora haja outras tradi&ccedil;&otilde;es te&oacute;ricas que busquem o mesmo objetivo (FERGUSON, 2017). Essa abordagem permite ir al&eacute;m de uma perspectiva bin&aacute;ria e simplista que trata &ldquo;mulher&rdquo; e &ldquo;homem&rdquo; como termos universais e un&iacute;vocos, apagando as diferen&ccedil;as e desigualdades internas a estes grupos. Falar de g&ecirc;nero, assim, tamb&eacute;m implica falar de rela&ccedil;&otilde;es raciais, sexualidade, classe social etc.<br />\r\n
                  &nbsp;&nbsp; &nbsp;A segunda premissa tem a ver com a rela&ccedil;&atilde;o entre g&ecirc;nero e sexualidade. Embora estes termos com frequ&ecirc;ncia andem juntos, e de fato guardem significativas rela&ccedil;&otilde;es internas, &eacute; necess&aacute;rio sublinhar suas especificidades. Compreender, por exemplo, a diferen&ccedil;a entre identidades de g&ecirc;nero (o g&ecirc;nero com o qual uma pessoa se identifica) e orienta&ccedil;&otilde;es sexuais (as formas de express&atilde;o de desejo e atra&ccedil;&atilde;o sexual) deve fazer parte do repert&oacute;rio de educadores e educadoras. A sigla LGBTQIA+ traz em si diferentes express&otilde;es de g&ecirc;nero e sexualidade, inclusive aquelas que n&atilde;o se conformam em binarismos homem/mulher ou h&eacute;tero/homossexual. Perceber essas especificidades e ensinar essa pluralidade aos nossos estudantes &eacute; vital para cultivar respeito, autoconfian&ccedil;a e espa&ccedil;os seguros de troca e afeto.<br />\r\n
                  O presente e-book aborda diversas quest&otilde;es relativas a essa importante conversa sobre g&ecirc;nero e sexualidade no espa&ccedil;o escolar. Al&eacute;m de focalizar os grupos socialmente minorizados, como mulheres, pessoas trans, homossexuais, entre outros, os autores que comp&otilde;em este livro tamb&eacute;m discute as masculinidades, fazendo o importante exerc&iacute;cio de colocar a pr&oacute;pria norma em quest&atilde;o, como nos convida a fazer Fernando Seffner (2013).<br />\r\n
                  Outro tema fundamental abordado s&atilde;o as din&acirc;micas de viol&ecirc;ncia de g&ecirc;nero, como o feminic&iacute;dio e a viol&ecirc;ncia dom&eacute;stica, que exercem impactos diretos no espa&ccedil;o escolar. O tema da educa&ccedil;&atilde;o sexual, tantas vezes mistificado por narrativas conservadoras, tamb&eacute;m aparece neste volume. A educa&ccedil;&atilde;o sexual deveria ser uma tem&aacute;tica transdisciplinar central na escola, mas com frequ&ecirc;ncia &eacute; relegada &agrave; disciplina de ci&ecirc;ncias/biologia de forma estritamente ligada &agrave; fisiologia. Apesar disso, ela guarda o potencial de prevenir viol&ecirc;ncias e abusos, bem como de pr&aacute;ticas de seguran&ccedil;a, consentimento e autoconfian&ccedil;a.<br />\r\n
                  G&ecirc;nero e sexualidade - assim como ra&ccedil;a e classe social - &nbsp;s&atilde;o marcadores fundamentais para pensar o espa&ccedil;o escolar como um todo, inclusive os trabalhadores que constroem cotidianamente este espa&ccedil;o. Nesse sentido, s&atilde;o abordadas aqui tem&aacute;ticas como a feminiza&ccedil;&atilde;o da doc&ecirc;ncia e o trabalho de limpeza e de cuidado exercido na escola - cujas respons&aacute;veis em geral s&atilde;o mulheres n&atilde;o-brancas terceirizadas.<br />\r\n
                  Este e-book tem o potencial de contribuir com esta conversa - j&aacute; em curso, como argumento - sobre g&ecirc;nero e sexualidade no espa&ccedil;o escolar, qualificando o debate atrav&eacute;s de pesquisas e experi&ecirc;ncias pedag&oacute;gicas diversas. Espera-se que a leitura dos trabalhos aqui reunidos auxilie nessa conversa t&atilde;o fundamental.<br />\r\n
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                  FERNANDA RIBEIRO HAAG<br />\r\n
                  GEORGIA PAULA MARTINS FAUST<br />\r\n
                  LARISSA COSTARD SOARES<br />\r\n
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                  MARCELA WANDERLEY GAIO<br />\r\n
                  ANA CAROLINA BARBOSA<br />\r\n
                  ANDRESSA ELISA LACERDA<br />\r\n
                  FERNANDA F RABELO<br />\r\n
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                  Embora falar de g&ecirc;nero e sexualidade na escola seja muitas vezes percebido como um tabu, a escola fala sobre g&ecirc;nero e sexualidade o tempo inteiro: nas performances de masculinidades tantas vezes agressivas e opressoras adotadas por muitos rapazes; nas diversas formas de silenciamento e constrangimento impetradas &agrave;quelas pessoas que n&atilde;o se adequam &agrave;s normas de g&ecirc;nero e sexualidade vigentes; nas formas espec&iacute;ficas de discrimina&ccedil;&atilde;o que se escondem sob o vasto guarda-chuva do bullying; nas interdi&ccedil;&otilde;es por g&ecirc;nero em detereminadas atividades (como o futebol para meninas e mulheres) e &aacute;reas de conhecimento (como as ci&ecirc;ncias exatas para meninas e mulheres); nos entraves enfrentados por mulheres m&atilde;es, tanto as trabalhadoras da educa&ccedil;&atilde;o como quanto estudantes com filhos; etc.<br />\r\n
                  &nbsp;&nbsp; &nbsp;A import&acirc;ncia de falar sobre g&ecirc;nero e sexualidade na escola est&aacute; justamente em tomar as r&eacute;deas dessa conversa. &Eacute; nosso dever enquanto trabalhadores da educa&ccedil;&atilde;o assumirmos essa responsabilidade, atuando como mediadores e orientadores de crian&ccedil;as, adolescentes e adultos em forma&ccedil;&atilde;o e qualificando o debate no espa&ccedil;o escolar - e para al&eacute;m dele.<br />\r\n
                  &nbsp;&nbsp; &nbsp;Para tanto, &eacute; fundamental assumir duas premissas centrais. Primeiro, que n&atilde;o &eacute; poss&iacute;vel abordar g&ecirc;nero e sexualidade de forma isolada das demais rela&ccedil;&otilde;es sociais que se determinam mutuamente e criam as condi&ccedil;&otilde;es de nossas vidas. Essa abordagem que considera as diferentes rela&ccedil;&otilde;es sociais em sua integralidade tem sido nomeada majoritariamente como interseccionalidade (COLLINS, 2022), embora haja outras tradi&ccedil;&otilde;es te&oacute;ricas que busquem o mesmo objetivo (FERGUSON, 2017). Essa abordagem permite ir al&eacute;m de uma perspectiva bin&aacute;ria e simplista que trata &ldquo;mulher&rdquo; e &ldquo;homem&rdquo; como termos universais e un&iacute;vocos, apagando as diferen&ccedil;as e desigualdades internas a estes grupos. Falar de g&ecirc;nero, assim, tamb&eacute;m implica falar de rela&ccedil;&otilde;es raciais, sexualidade, classe social etc.<br />\r\n
                  &nbsp;&nbsp; &nbsp;A segunda premissa tem a ver com a rela&ccedil;&atilde;o entre g&ecirc;nero e sexualidade. Embora estes termos com frequ&ecirc;ncia andem juntos, e de fato guardem significativas rela&ccedil;&otilde;es internas, &eacute; necess&aacute;rio sublinhar suas especificidades. Compreender, por exemplo, a diferen&ccedil;a entre identidades de g&ecirc;nero (o g&ecirc;nero com o qual uma pessoa se identifica) e orienta&ccedil;&otilde;es sexuais (as formas de express&atilde;o de desejo e atra&ccedil;&atilde;o sexual) deve fazer parte do repert&oacute;rio de educadores e educadoras. A sigla LGBTQIA+ traz em si diferentes express&otilde;es de g&ecirc;nero e sexualidade, inclusive aquelas que n&atilde;o se conformam em binarismos homem/mulher ou h&eacute;tero/homossexual. Perceber essas especificidades e ensinar essa pluralidade aos nossos estudantes &eacute; vital para cultivar respeito, autoconfian&ccedil;a e espa&ccedil;os seguros de troca e afeto.<br />\r\n
                  O presente e-book aborda diversas quest&otilde;es relativas a essa importante conversa sobre g&ecirc;nero e sexualidade no espa&ccedil;o escolar. Al&eacute;m de focalizar os grupos socialmente minorizados, como mulheres, pessoas trans, homossexuais, entre outros, os autores que comp&otilde;em este livro tamb&eacute;m discute as masculinidades, fazendo o importante exerc&iacute;cio de colocar a pr&oacute;pria norma em quest&atilde;o, como nos convida a fazer Fernando Seffner (2013).<br />\r\n
                  Outro tema fundamental abordado s&atilde;o as din&acirc;micas de viol&ecirc;ncia de g&ecirc;nero, como o feminic&iacute;dio e a viol&ecirc;ncia dom&eacute;stica, que exercem impactos diretos no espa&ccedil;o escolar. O tema da educa&ccedil;&atilde;o sexual, tantas vezes mistificado por narrativas conservadoras, tamb&eacute;m aparece neste volume. A educa&ccedil;&atilde;o sexual deveria ser uma tem&aacute;tica transdisciplinar central na escola, mas com frequ&ecirc;ncia &eacute; relegada &agrave; disciplina de ci&ecirc;ncias/biologia de forma estritamente ligada &agrave; fisiologia. Apesar disso, ela guarda o potencial de prevenir viol&ecirc;ncias e abusos, bem como de pr&aacute;ticas de seguran&ccedil;a, consentimento e autoconfian&ccedil;a.<br />\r\n
                  G&ecirc;nero e sexualidade - assim como ra&ccedil;a e classe social - &nbsp;s&atilde;o marcadores fundamentais para pensar o espa&ccedil;o escolar como um todo, inclusive os trabalhadores que constroem cotidianamente este espa&ccedil;o. Nesse sentido, s&atilde;o abordadas aqui tem&aacute;ticas como a feminiza&ccedil;&atilde;o da doc&ecirc;ncia e o trabalho de limpeza e de cuidado exercido na escola - cujas respons&aacute;veis em geral s&atilde;o mulheres n&atilde;o-brancas terceirizadas.<br />\r\n
                  Este e-book tem o potencial de contribuir com esta conversa - j&aacute; em curso, como argumento - sobre g&ecirc;nero e sexualidade no espa&ccedil;o escolar, qualificando o debate atrav&eacute;s de pesquisas e experi&ecirc;ncias pedag&oacute;gicas diversas. Espera-se que a leitura dos trabalhos aqui reunidos auxilie nessa conversa t&atilde;o fundamental.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  <br />\r\n
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Publicado em 27 de janeiro de 2025

Resumo

Este estudo aborda as Concepções de gênero associadas às diversas disciplinas curriculares, realizada com professores do Ensino Médio do Colégio Menino Deus, instituição privada que atende a alunos de classe média do município de Mossoró – RN, tendo como questão norteadora: De que maneira a escola associa a questão do gênero às diversas disciplinas curriculares? Nesse sentido, procurou-se abordar as mais recentes literaturas acerca dos temas em destaque: relações de gênero, sexualidade, relações de poder, escola e docência, a fim de compreendermos a realidade da qual nos propomos a estudar. O objetivo desse artigo é analisar e compreender as associações de gênero na escola a partir dos papéis masculinos e femininos associados às diversas disciplinas curriculares. O estudo foi desenvolvido com base na abordagem qualitativa, utilizando-se como técnica de coleta de dados a observação direta e a entrevista semiestruturada. Os resultados revelam que a mulher contemporânea sofreu uma grande influência do seu histórico-social. Durante muitos anos a mulher devia obediência ao gênero masculino. Hoje, a mulher possui autonomia de suas vontades. Essa evolução feminina favoreceu, também, uma grande evolução na sociedade, pois a mulher ocupa cargos importantes que antes eram denominados apenas para os homens. No entanto, ainda há o preconceito quanto aos sexos e as profissões escolhidas. A escola, por sua vez, é o ambiente que tem por função ensinar conteúdos e repassar valores e, o professor, ocupa um lugar importante nessa tarefa. Nesse sentido, na investigação realizada, os docentes dos mais variados sexos que lecionam as diversas disciplinas escolares, apesar de alguns sofrerem com discriminações por parte dos alunos e pais, não são contratados pela questão de gênero e, sim, pela sua qualificação e competência. Desse modo, a instituição investigada não associa a questão do gênero à disciplina lecionada na contratação dos seus funcionários.

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