Essa pesquisa busca compreender as bonecas de papel, como dispositivos micropolíticos para discussão e debates acerca do gênero no ensino das Artes Visuais, visando discutir e desconstruir o imaginário acerca do corpo e da autoimagem da mulher, a partir da contextualização histórica de diferentes manifestações que apresentam bonecas como dispositivos de reprodução ou de desconstrução social. Temos como objetivos específicos: i) discorrer sobre as relações históricas das bonecas enquanto veículo propulsores da moda, beleza e comportamentos, questionando sua função reprodutora da feminilidade na sociedade; ii) apresentar obras de artistas ligados às questões de gêneros; iii) Propor situação de ensino-aprendizagem a partir de relações entre gênero, corpo, expressão individual e atividades práticas com bonecas de diferentes tipos, via oficinas pedagógicas. Com base nos estudos mais recentes acerca do tema Barbosa (2016), Brasil (2017) e Butler (2003). A metodologia contempla a pesquisa bibliográfica, com vistas a elaboração de um percurso documental acerca da origem das bonecas e dos brinquedos, das bonecas de papel às virtuais na atualidade, perpassando as questões propostas. Nesse sentido, como encaminhamento metodológico apresentamos a proposta de oficinas como possibilidades de discussão acerca das temáticas: Brinquedos como objetos culturais, sócio-históricos e como instrumentos pedagógicos; Os brinquedos “bonecas” e sua associação com as representações de corpos femininos e seus papéis sociais; Bonecas de papel e os papéis impostos sob mulheres na sociedade; Objetos Bonecas nas Artes Visuais; e, Bonecas em (des)construção. Os resultados apontaram para reflexões acerca do caminho a ser percorrido frente à uma educação transformadora, considerando os aspectos aqui abordados em relação ao ensino de Artes Visuais.