Artigo CONEDU - Gênero, sexualidade e educação (Vol.3)

E-books

ISBN: 978-65-5222-027-1

IGUALDADE DE GÊNERO EM JOGO: ANÁLISE DA PARTICIPAÇÃO FEMININA NO FUTSAL MISTO

Palavra-chaves: , , , , E-book GT 07 - Gênero, sexualidade e educação
"2025-01-27" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 119018
    "edicao_id" => 365
    "trabalho_id" => 2282
    "inscrito_id" => 10165
    "titulo" => "IGUALDADE DE GÊNERO EM JOGO: ANÁLISE DA PARTICIPAÇÃO FEMININA NO FUTSAL MISTO"
    "resumo" => "Este artigo tem por objetivo analisar a participação feminina em jogos mistos de futsal durante a Semana Olímpica Cultural Infantojuvenil em uma escola pública municipal, com foco no impacto dessa prática na promoção da igualdade de gênero no esporte. Em um contexto em que a sociedade busca a equidade de gênero, a inclusão das mulheres no esporte se revela um marcador importante dessa transformação, evidenciando mudanças nas normas sociais e reconhecendo os amplos benefícios do esporte para todos. Metodologicamente, o estudo se ancora em uma análise de literatura sobre a participação esportiva feminina e emprega uma abordagem qualitativa para coleta de dados. As informações foram obtidas por meio de uma roda de conversa com seis atletas femininas que participaram da competição, onde as equipes foram compostas por estudantes de ambos os gêneros de cada turma, fomentando uma integração equitativa durante o evento. Esse ambiente oferece uma oportunidade valiosa para examinar as percepções, vivências e os desafios que as mulheres enfrentam em contextos esportivos mistos. Os resultados indicam que, apesar do futsal misto favorecer a inclusão e desafiar as normas de gênero convencionais, as jogadoras ainda encontram obstáculos significativos, como preconceitos e falta de reconhecimento. No entanto, a participação nessas competições também traz oportunidades para o empoderamento das mulheres e avanços na igualdade de gênero no esporte. O artigo conclui enfatizando a necessidade de criar ambientes esportivos mais inclusivos e justos, que promovam a participação feminina e contribuam para a construção de uma sociedade equitativa, utilizando as competições internas escolares como um microcosmo para observar e influenciar essas dinâmicas."
    "modalidade" => "E-book"
    "area_tematica" => "GT 07 - Gênero, sexualidade e educação"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD5_ID10165_TB2282_18102024125346.pdf"
    "created_at" => "2025-01-29 10:02:58"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ANTONIO JANSEN FERNANDES DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "JansenFernandes"
    "autor_email" => "jansentimao@hotmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "conedu---genero-sexualidade-e-educacao-vol3"
    "edicao_nome" => "CONEDU - Gênero, sexualidade e educação (Vol.3)"
    "edicao_evento" => "X Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "ebooks/conedu/2024/GT7"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "679103a2a8ca3_22012025114138.jpg"
    "data_publicacao" => "2025-01-27"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-11 16:39:34"
    "publicacao_id" => 26
    "publicacao_nome" => "E-book CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "978-85-61702-35-9"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 2
    "tipo_publicacao_nome" => "E-books"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 119018
    "edicao_id" => 365
    "trabalho_id" => 2282
    "inscrito_id" => 10165
    "titulo" => "IGUALDADE DE GÊNERO EM JOGO: ANÁLISE DA PARTICIPAÇÃO FEMININA NO FUTSAL MISTO"
    "resumo" => "Este artigo tem por objetivo analisar a participação feminina em jogos mistos de futsal durante a Semana Olímpica Cultural Infantojuvenil em uma escola pública municipal, com foco no impacto dessa prática na promoção da igualdade de gênero no esporte. Em um contexto em que a sociedade busca a equidade de gênero, a inclusão das mulheres no esporte se revela um marcador importante dessa transformação, evidenciando mudanças nas normas sociais e reconhecendo os amplos benefícios do esporte para todos. Metodologicamente, o estudo se ancora em uma análise de literatura sobre a participação esportiva feminina e emprega uma abordagem qualitativa para coleta de dados. As informações foram obtidas por meio de uma roda de conversa com seis atletas femininas que participaram da competição, onde as equipes foram compostas por estudantes de ambos os gêneros de cada turma, fomentando uma integração equitativa durante o evento. Esse ambiente oferece uma oportunidade valiosa para examinar as percepções, vivências e os desafios que as mulheres enfrentam em contextos esportivos mistos. Os resultados indicam que, apesar do futsal misto favorecer a inclusão e desafiar as normas de gênero convencionais, as jogadoras ainda encontram obstáculos significativos, como preconceitos e falta de reconhecimento. No entanto, a participação nessas competições também traz oportunidades para o empoderamento das mulheres e avanços na igualdade de gênero no esporte. O artigo conclui enfatizando a necessidade de criar ambientes esportivos mais inclusivos e justos, que promovam a participação feminina e contribuam para a construção de uma sociedade equitativa, utilizando as competições internas escolares como um microcosmo para observar e influenciar essas dinâmicas."
    "modalidade" => "E-book"
    "area_tematica" => "GT 07 - Gênero, sexualidade e educação"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD5_ID10165_TB2282_18102024125346.pdf"
    "created_at" => "2025-01-29 10:02:58"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ANTONIO JANSEN FERNANDES DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "JansenFernandes"
    "autor_email" => "jansentimao@hotmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "conedu---genero-sexualidade-e-educacao-vol3"
    "edicao_nome" => "CONEDU - Gênero, sexualidade e educação (Vol.3)"
    "edicao_evento" => "X Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "ebooks/conedu/2024/GT7"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "679103a2a8ca3_22012025114138.jpg"
    "data_publicacao" => "2025-01-27"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-11 16:39:34"
    "publicacao_id" => 26
    "publicacao_nome" => "E-book CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "978-85-61702-35-9"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 2
    "tipo_publicacao_nome" => "E-books"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: array:1 [
    "fkEdicao" => App\Base\Administrativo\Model\Edicao {#1860
      #connection: "mysql"
      +table: "edicao"
      #primaryKey: "id"
      #keyType: "int"
      +incrementing: true
      #with: []
      #withCount: []
      +preventsLazyLoading: false
      #perPage: 15
      +exists: true
      +wasRecentlyCreated: false
      #escapeWhenCastingToString: false
      #attributes: array:24 [
        "id" => 365
        "publicacao_id" => 26
        "volume" => 1
        "numero" => 1
        "url" => "conedu---genero-sexualidade-e-educacao-vol3"
        "nome" => "CONEDU - Gênero, sexualidade e educação (Vol.3)"
        "nome_evento" => "X Congresso Nacional de Educação"
        "descricao" => """
          Quantos somos? Para al&eacute;m de n&uacute;meros, nos constitu&iacute;mos como um somat&oacute;rio de viv&ecirc;ncias e experi&ecirc;ncias que comp&otilde;em os diferentes espa&ccedil;os sociais e, especificamente, educacionais. Ao pensar o Brasil, como um pa&iacute;s de contrastes, que apresenta in&uacute;meras singularidades pertinentes &agrave; sua cultura e, mais propriamente, &agrave;s suas escolas, aos seus alunos e professores compreendemos o quanto somamos. Ainda que essas reflex&otilde;es sejam apresentadas em um sem-n&uacute;mero de debates, referenciais, pol&iacute;ticas p&uacute;blicas, pesquisas e publica&ccedil;&otilde;es s&atilde;o crescentes e recorrentes os casos, de todas as formas de viol&ecirc;ncia, discrimina&ccedil;&atilde;o, preconceito, exclus&atilde;o, adoecimento e tantas outras condi&ccedil;&otilde;es invisibilizam os sujeitos diante dos seus direitos. Neste contexto, tamb&eacute;m nos inserimos para pensar a forma&ccedil;&atilde;o de professores a partir da cultura brasileira forjada em seu processo hist&oacute;rico de sociedade. O ser professor se inclui como sujeito social e profissional com potencial de mudan&ccedil;a de muitas hist&oacute;rias de vida.<br />\r\n
          O CONEDU 2024, em sua d&eacute;cima edi&ccedil;&atilde;o, nos provoca a pensar a educa&ccedil;&atilde;o com o seu papel transformador e potencializadora de uma sociedade mais inclusiva, humanit&aacute;ria e pensada na diferen&ccedil;a pela diferen&ccedil;a. A diversidade nos completa.
          """
        "pasta" => "ebooks/conedu/2024/GT7"
        "logo" => null
        "capa" => "679103a2a8ca3_22012025114138.jpg"
        "timbrado" => "679103a2aa24d_22012025114138.jpg"
        "periodicidade" => "Anual"
        "idiomas" => "Português"
        "pais" => "Brasil"
        "inicio_evento" => "2024-09-19"
        "final_evento" => "2024-09-21"
        "ano_publicacao" => 2024
        "data_publicacao" => "2025-01-27"
        "autor_corporativo" => "Realize Eventos Científicos & Editora"
        "visualizar_artigo" => 1
        "created_at" => "2024-11-11 16:39:34"
        "updated_at" => "2025-01-29 13:59:51"
        "ativo" => 1
      ]
      #original: array:24 [
        "id" => 365
        "publicacao_id" => 26
        "volume" => 1
        "numero" => 1
        "url" => "conedu---genero-sexualidade-e-educacao-vol3"
        "nome" => "CONEDU - Gênero, sexualidade e educação (Vol.3)"
        "nome_evento" => "X Congresso Nacional de Educação"
        "descricao" => """
          Quantos somos? Para al&eacute;m de n&uacute;meros, nos constitu&iacute;mos como um somat&oacute;rio de viv&ecirc;ncias e experi&ecirc;ncias que comp&otilde;em os diferentes espa&ccedil;os sociais e, especificamente, educacionais. Ao pensar o Brasil, como um pa&iacute;s de contrastes, que apresenta in&uacute;meras singularidades pertinentes &agrave; sua cultura e, mais propriamente, &agrave;s suas escolas, aos seus alunos e professores compreendemos o quanto somamos. Ainda que essas reflex&otilde;es sejam apresentadas em um sem-n&uacute;mero de debates, referenciais, pol&iacute;ticas p&uacute;blicas, pesquisas e publica&ccedil;&otilde;es s&atilde;o crescentes e recorrentes os casos, de todas as formas de viol&ecirc;ncia, discrimina&ccedil;&atilde;o, preconceito, exclus&atilde;o, adoecimento e tantas outras condi&ccedil;&otilde;es invisibilizam os sujeitos diante dos seus direitos. Neste contexto, tamb&eacute;m nos inserimos para pensar a forma&ccedil;&atilde;o de professores a partir da cultura brasileira forjada em seu processo hist&oacute;rico de sociedade. O ser professor se inclui como sujeito social e profissional com potencial de mudan&ccedil;a de muitas hist&oacute;rias de vida.<br />\r\n
          O CONEDU 2024, em sua d&eacute;cima edi&ccedil;&atilde;o, nos provoca a pensar a educa&ccedil;&atilde;o com o seu papel transformador e potencializadora de uma sociedade mais inclusiva, humanit&aacute;ria e pensada na diferen&ccedil;a pela diferen&ccedil;a. A diversidade nos completa.
          """
        "pasta" => "ebooks/conedu/2024/GT7"
        "logo" => null
        "capa" => "679103a2a8ca3_22012025114138.jpg"
        "timbrado" => "679103a2aa24d_22012025114138.jpg"
        "periodicidade" => "Anual"
        "idiomas" => "Português"
        "pais" => "Brasil"
        "inicio_evento" => "2024-09-19"
        "final_evento" => "2024-09-21"
        "ano_publicacao" => 2024
        "data_publicacao" => "2025-01-27"
        "autor_corporativo" => "Realize Eventos Científicos & Editora"
        "visualizar_artigo" => 1
        "created_at" => "2024-11-11 16:39:34"
        "updated_at" => "2025-01-29 13:59:51"
        "ativo" => 1
      ]
      #changes: []
      #casts: array:24 [
        "id" => "integer"
        "publicacao_id" => "integer"
        "volume" => "integer"
        "numero" => "integer"
        "url" => "string"
        "nome" => "string"
        "nome_evento" => "string"
        "descricao" => "string"
        "pasta" => "string"
        "logo" => "string"
        "capa" => "string"
        "timbrado" => "string"
        "periodicidade" => "string"
        "idiomas" => "string"
        "pais" => "string"
        "inicio_evento" => "date"
        "final_evento" => "date"
        "ano_publicacao" => "integer"
        "data_publicacao" => "date"
        "autor_corporativo" => "string"
        "visualizar_artigo" => "boolean"
        "created_at" => "datetime"
        "updated_at" => "datetime"
        "ativo" => "boolean"
      ]
      #classCastCache: []
      #attributeCastCache: []
      #dates: []
      #dateFormat: null
      #appends: []
      #dispatchesEvents: []
      #observables: []
      #relations: array:1 [
        "fkEdicaoEbook" => Illuminate\Database\Eloquent\Collection {#1864
          #items: array:1 [
            0 => App\Base\Administrativo\Model\EdicaoEbook {#1857
              #connection: "mysql"
              +table: "edicao_ebook"
              #primaryKey: "id"
              #keyType: "int"
              +incrementing: true
              #with: []
              #withCount: []
              +preventsLazyLoading: false
              #perPage: 15
              +exists: true
              +wasRecentlyCreated: false
              #escapeWhenCastingToString: false
              #attributes: array:16 [
                "id" => 234
                "edicao_id" => 365
                "codigo" => "978-65-5222-027-1"
                "capa" => "679103a2adbd5_22012025114138.png"
                "titulo" => "CONEDU - Gênero, sexualidade e educação (Vol.3)"
                "prefacio" => """
                  Embora falar de g&ecirc;nero e sexualidade na escola seja muitas vezes percebido como um tabu, a escola fala sobre g&ecirc;nero e sexualidade o tempo inteiro: nas performances de masculinidades tantas vezes agressivas e opressoras adotadas por muitos rapazes; nas diversas formas de silenciamento e constrangimento impetradas &agrave;quelas pessoas que n&atilde;o se adequam &agrave;s normas de g&ecirc;nero e sexualidade vigentes; nas formas espec&iacute;ficas de discrimina&ccedil;&atilde;o que se escondem sob o vasto guarda-chuva do bullying; nas interdi&ccedil;&otilde;es por g&ecirc;nero em detereminadas atividades (como o futebol para meninas e mulheres) e &aacute;reas de conhecimento (como as ci&ecirc;ncias exatas para meninas e mulheres); nos entraves enfrentados por mulheres m&atilde;es, tanto as trabalhadoras da educa&ccedil;&atilde;o como quanto estudantes com filhos; etc.<br />\r\n
                  &nbsp;&nbsp; &nbsp;A import&acirc;ncia de falar sobre g&ecirc;nero e sexualidade na escola est&aacute; justamente em tomar as r&eacute;deas dessa conversa. &Eacute; nosso dever enquanto trabalhadores da educa&ccedil;&atilde;o assumirmos essa responsabilidade, atuando como mediadores e orientadores de crian&ccedil;as, adolescentes e adultos em forma&ccedil;&atilde;o e qualificando o debate no espa&ccedil;o escolar - e para al&eacute;m dele.<br />\r\n
                  &nbsp;&nbsp; &nbsp;Para tanto, &eacute; fundamental assumir duas premissas centrais. Primeiro, que n&atilde;o &eacute; poss&iacute;vel abordar g&ecirc;nero e sexualidade de forma isolada das demais rela&ccedil;&otilde;es sociais que se determinam mutuamente e criam as condi&ccedil;&otilde;es de nossas vidas. Essa abordagem que considera as diferentes rela&ccedil;&otilde;es sociais em sua integralidade tem sido nomeada majoritariamente como interseccionalidade (COLLINS, 2022), embora haja outras tradi&ccedil;&otilde;es te&oacute;ricas que busquem o mesmo objetivo (FERGUSON, 2017). Essa abordagem permite ir al&eacute;m de uma perspectiva bin&aacute;ria e simplista que trata &ldquo;mulher&rdquo; e &ldquo;homem&rdquo; como termos universais e un&iacute;vocos, apagando as diferen&ccedil;as e desigualdades internas a estes grupos. Falar de g&ecirc;nero, assim, tamb&eacute;m implica falar de rela&ccedil;&otilde;es raciais, sexualidade, classe social etc.<br />\r\n
                  &nbsp;&nbsp; &nbsp;A segunda premissa tem a ver com a rela&ccedil;&atilde;o entre g&ecirc;nero e sexualidade. Embora estes termos com frequ&ecirc;ncia andem juntos, e de fato guardem significativas rela&ccedil;&otilde;es internas, &eacute; necess&aacute;rio sublinhar suas especificidades. Compreender, por exemplo, a diferen&ccedil;a entre identidades de g&ecirc;nero (o g&ecirc;nero com o qual uma pessoa se identifica) e orienta&ccedil;&otilde;es sexuais (as formas de express&atilde;o de desejo e atra&ccedil;&atilde;o sexual) deve fazer parte do repert&oacute;rio de educadores e educadoras. A sigla LGBTQIA+ traz em si diferentes express&otilde;es de g&ecirc;nero e sexualidade, inclusive aquelas que n&atilde;o se conformam em binarismos homem/mulher ou h&eacute;tero/homossexual. Perceber essas especificidades e ensinar essa pluralidade aos nossos estudantes &eacute; vital para cultivar respeito, autoconfian&ccedil;a e espa&ccedil;os seguros de troca e afeto.<br />\r\n
                  O presente e-book aborda diversas quest&otilde;es relativas a essa importante conversa sobre g&ecirc;nero e sexualidade no espa&ccedil;o escolar. Al&eacute;m de focalizar os grupos socialmente minorizados, como mulheres, pessoas trans, homossexuais, entre outros, os autores que comp&otilde;em este livro tamb&eacute;m discute as masculinidades, fazendo o importante exerc&iacute;cio de colocar a pr&oacute;pria norma em quest&atilde;o, como nos convida a fazer Fernando Seffner (2013).<br />\r\n
                  Outro tema fundamental abordado s&atilde;o as din&acirc;micas de viol&ecirc;ncia de g&ecirc;nero, como o feminic&iacute;dio e a viol&ecirc;ncia dom&eacute;stica, que exercem impactos diretos no espa&ccedil;o escolar. O tema da educa&ccedil;&atilde;o sexual, tantas vezes mistificado por narrativas conservadoras, tamb&eacute;m aparece neste volume. A educa&ccedil;&atilde;o sexual deveria ser uma tem&aacute;tica transdisciplinar central na escola, mas com frequ&ecirc;ncia &eacute; relegada &agrave; disciplina de ci&ecirc;ncias/biologia de forma estritamente ligada &agrave; fisiologia. Apesar disso, ela guarda o potencial de prevenir viol&ecirc;ncias e abusos, bem como de pr&aacute;ticas de seguran&ccedil;a, consentimento e autoconfian&ccedil;a.<br />\r\n
                  G&ecirc;nero e sexualidade - assim como ra&ccedil;a e classe social - &nbsp;s&atilde;o marcadores fundamentais para pensar o espa&ccedil;o escolar como um todo, inclusive os trabalhadores que constroem cotidianamente este espa&ccedil;o. Nesse sentido, s&atilde;o abordadas aqui tem&aacute;ticas como a feminiza&ccedil;&atilde;o da doc&ecirc;ncia e o trabalho de limpeza e de cuidado exercido na escola - cujas respons&aacute;veis em geral s&atilde;o mulheres n&atilde;o-brancas terceirizadas.<br />\r\n
                  Este e-book tem o potencial de contribuir com esta conversa - j&aacute; em curso, como argumento - sobre g&ecirc;nero e sexualidade no espa&ccedil;o escolar, qualificando o debate atrav&eacute;s de pesquisas e experi&ecirc;ncias pedag&oacute;gicas diversas. Espera-se que a leitura dos trabalhos aqui reunidos auxilie nessa conversa t&atilde;o fundamental.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  <br />\r\n
                  &nbsp;
                  """
                "apresentacao" => null
                "organizadores" => """
                  PAULA ALMEIDA DE CASTRO<br />\r\n
                  B&Aacute;RBARA ARA&Uacute;JO MACHADO
                  """
                "conselho_editorial" => """
                  PAULA ALMEIDA DE CASTRO<br />\r\n
                  TANIA SERRA AZUL MACHADO BEZERRA<br />\r\n
                  FERNANDA RIBEIRO HAAG<br />\r\n
                  GEORGIA PAULA MARTINS FAUST<br />\r\n
                  LARISSA COSTARD SOARES<br />\r\n
                  EM&Iacute;DIO FERREIRA NETO<br />\r\n
                  GUILHERME NOGUEIRA DE SOUZA<br />\r\n
                  MARCELA WANDERLEY GAIO<br />\r\n
                  ANA CAROLINA BARBOSA<br />\r\n
                  ANDRESSA ELISA LACERDA<br />\r\n
                  FERNANDA F RABELO<br />\r\n
                  JANAILSON DA SILVA COSTA<br />\r\n
                  DENISE APARECIDA DE PAULO RIBEIRO LEPPOS<br />\r\n
                  B&Aacute;RBARA ARA&Uacute;JO MACHADO
                  """
                "ficha_catalografica" => "6793dc68398a3_24012025153104.pdf"
                "arquivo" => "28012025165556-CONEDU---GENERO--SEXUALIDADE-E-EDUCACAO--VOL-3-.pdf"
                "arquivo_alterado" => 1
                "ano_publicacao" => 2024
                "created_at" => "2024-11-11 16:39:34"
                "updated_at" => "2025-01-29 13:59:51"
                "ativo" => 1
              ]
              #original: array:16 [
                "id" => 234
                "edicao_id" => 365
                "codigo" => "978-65-5222-027-1"
                "capa" => "679103a2adbd5_22012025114138.png"
                "titulo" => "CONEDU - Gênero, sexualidade e educação (Vol.3)"
                "prefacio" => """
                  Embora falar de g&ecirc;nero e sexualidade na escola seja muitas vezes percebido como um tabu, a escola fala sobre g&ecirc;nero e sexualidade o tempo inteiro: nas performances de masculinidades tantas vezes agressivas e opressoras adotadas por muitos rapazes; nas diversas formas de silenciamento e constrangimento impetradas &agrave;quelas pessoas que n&atilde;o se adequam &agrave;s normas de g&ecirc;nero e sexualidade vigentes; nas formas espec&iacute;ficas de discrimina&ccedil;&atilde;o que se escondem sob o vasto guarda-chuva do bullying; nas interdi&ccedil;&otilde;es por g&ecirc;nero em detereminadas atividades (como o futebol para meninas e mulheres) e &aacute;reas de conhecimento (como as ci&ecirc;ncias exatas para meninas e mulheres); nos entraves enfrentados por mulheres m&atilde;es, tanto as trabalhadoras da educa&ccedil;&atilde;o como quanto estudantes com filhos; etc.<br />\r\n
                  &nbsp;&nbsp; &nbsp;A import&acirc;ncia de falar sobre g&ecirc;nero e sexualidade na escola est&aacute; justamente em tomar as r&eacute;deas dessa conversa. &Eacute; nosso dever enquanto trabalhadores da educa&ccedil;&atilde;o assumirmos essa responsabilidade, atuando como mediadores e orientadores de crian&ccedil;as, adolescentes e adultos em forma&ccedil;&atilde;o e qualificando o debate no espa&ccedil;o escolar - e para al&eacute;m dele.<br />\r\n
                  &nbsp;&nbsp; &nbsp;Para tanto, &eacute; fundamental assumir duas premissas centrais. Primeiro, que n&atilde;o &eacute; poss&iacute;vel abordar g&ecirc;nero e sexualidade de forma isolada das demais rela&ccedil;&otilde;es sociais que se determinam mutuamente e criam as condi&ccedil;&otilde;es de nossas vidas. Essa abordagem que considera as diferentes rela&ccedil;&otilde;es sociais em sua integralidade tem sido nomeada majoritariamente como interseccionalidade (COLLINS, 2022), embora haja outras tradi&ccedil;&otilde;es te&oacute;ricas que busquem o mesmo objetivo (FERGUSON, 2017). Essa abordagem permite ir al&eacute;m de uma perspectiva bin&aacute;ria e simplista que trata &ldquo;mulher&rdquo; e &ldquo;homem&rdquo; como termos universais e un&iacute;vocos, apagando as diferen&ccedil;as e desigualdades internas a estes grupos. Falar de g&ecirc;nero, assim, tamb&eacute;m implica falar de rela&ccedil;&otilde;es raciais, sexualidade, classe social etc.<br />\r\n
                  &nbsp;&nbsp; &nbsp;A segunda premissa tem a ver com a rela&ccedil;&atilde;o entre g&ecirc;nero e sexualidade. Embora estes termos com frequ&ecirc;ncia andem juntos, e de fato guardem significativas rela&ccedil;&otilde;es internas, &eacute; necess&aacute;rio sublinhar suas especificidades. Compreender, por exemplo, a diferen&ccedil;a entre identidades de g&ecirc;nero (o g&ecirc;nero com o qual uma pessoa se identifica) e orienta&ccedil;&otilde;es sexuais (as formas de express&atilde;o de desejo e atra&ccedil;&atilde;o sexual) deve fazer parte do repert&oacute;rio de educadores e educadoras. A sigla LGBTQIA+ traz em si diferentes express&otilde;es de g&ecirc;nero e sexualidade, inclusive aquelas que n&atilde;o se conformam em binarismos homem/mulher ou h&eacute;tero/homossexual. Perceber essas especificidades e ensinar essa pluralidade aos nossos estudantes &eacute; vital para cultivar respeito, autoconfian&ccedil;a e espa&ccedil;os seguros de troca e afeto.<br />\r\n
                  O presente e-book aborda diversas quest&otilde;es relativas a essa importante conversa sobre g&ecirc;nero e sexualidade no espa&ccedil;o escolar. Al&eacute;m de focalizar os grupos socialmente minorizados, como mulheres, pessoas trans, homossexuais, entre outros, os autores que comp&otilde;em este livro tamb&eacute;m discute as masculinidades, fazendo o importante exerc&iacute;cio de colocar a pr&oacute;pria norma em quest&atilde;o, como nos convida a fazer Fernando Seffner (2013).<br />\r\n
                  Outro tema fundamental abordado s&atilde;o as din&acirc;micas de viol&ecirc;ncia de g&ecirc;nero, como o feminic&iacute;dio e a viol&ecirc;ncia dom&eacute;stica, que exercem impactos diretos no espa&ccedil;o escolar. O tema da educa&ccedil;&atilde;o sexual, tantas vezes mistificado por narrativas conservadoras, tamb&eacute;m aparece neste volume. A educa&ccedil;&atilde;o sexual deveria ser uma tem&aacute;tica transdisciplinar central na escola, mas com frequ&ecirc;ncia &eacute; relegada &agrave; disciplina de ci&ecirc;ncias/biologia de forma estritamente ligada &agrave; fisiologia. Apesar disso, ela guarda o potencial de prevenir viol&ecirc;ncias e abusos, bem como de pr&aacute;ticas de seguran&ccedil;a, consentimento e autoconfian&ccedil;a.<br />\r\n
                  G&ecirc;nero e sexualidade - assim como ra&ccedil;a e classe social - &nbsp;s&atilde;o marcadores fundamentais para pensar o espa&ccedil;o escolar como um todo, inclusive os trabalhadores que constroem cotidianamente este espa&ccedil;o. Nesse sentido, s&atilde;o abordadas aqui tem&aacute;ticas como a feminiza&ccedil;&atilde;o da doc&ecirc;ncia e o trabalho de limpeza e de cuidado exercido na escola - cujas respons&aacute;veis em geral s&atilde;o mulheres n&atilde;o-brancas terceirizadas.<br />\r\n
                  Este e-book tem o potencial de contribuir com esta conversa - j&aacute; em curso, como argumento - sobre g&ecirc;nero e sexualidade no espa&ccedil;o escolar, qualificando o debate atrav&eacute;s de pesquisas e experi&ecirc;ncias pedag&oacute;gicas diversas. Espera-se que a leitura dos trabalhos aqui reunidos auxilie nessa conversa t&atilde;o fundamental.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  <br />\r\n
                  &nbsp;
                  """
                "apresentacao" => null
                "organizadores" => """
                  PAULA ALMEIDA DE CASTRO<br />\r\n
                  B&Aacute;RBARA ARA&Uacute;JO MACHADO
                  """
                "conselho_editorial" => """
                  PAULA ALMEIDA DE CASTRO<br />\r\n
                  TANIA SERRA AZUL MACHADO BEZERRA<br />\r\n
                  FERNANDA RIBEIRO HAAG<br />\r\n
                  GEORGIA PAULA MARTINS FAUST<br />\r\n
                  LARISSA COSTARD SOARES<br />\r\n
                  EM&Iacute;DIO FERREIRA NETO<br />\r\n
                  GUILHERME NOGUEIRA DE SOUZA<br />\r\n
                  MARCELA WANDERLEY GAIO<br />\r\n
                  ANA CAROLINA BARBOSA<br />\r\n
                  ANDRESSA ELISA LACERDA<br />\r\n
                  FERNANDA F RABELO<br />\r\n
                  JANAILSON DA SILVA COSTA<br />\r\n
                  DENISE APARECIDA DE PAULO RIBEIRO LEPPOS<br />\r\n
                  B&Aacute;RBARA ARA&Uacute;JO MACHADO
                  """
                "ficha_catalografica" => "6793dc68398a3_24012025153104.pdf"
                "arquivo" => "28012025165556-CONEDU---GENERO--SEXUALIDADE-E-EDUCACAO--VOL-3-.pdf"
                "arquivo_alterado" => 1
                "ano_publicacao" => 2024
                "created_at" => "2024-11-11 16:39:34"
                "updated_at" => "2025-01-29 13:59:51"
                "ativo" => 1
              ]
              #changes: []
              #casts: array:16 [
                "id" => "integer"
                "edicao_id" => "integer"
                "codigo" => "string"
                "capa" => "string"
                "titulo" => "string"
                "prefacio" => "string"
                "apresentacao" => "string"
                "organizadores" => "string"
                "conselho_editorial" => "string"
                "ficha_catalografica" => "string"
                "arquivo" => "string"
                "arquivo_alterado" => "boolean"
                "ano_publicacao" => "integer"
                "created_at" => "datetime"
                "updated_at" => "datetime"
                "ativo" => "boolean"
              ]
              #classCastCache: []
              #attributeCastCache: []
              #dates: []
              #dateFormat: null
              #appends: []
              #dispatchesEvents: []
              #observables: []
              #relations: []
              #touches: []
              +timestamps: false
              #hidden: []
              #visible: []
              +fillable: array:16 [
                0 => "edicao_id"
                1 => "codigo"
                2 => "capa"
                3 => "titulo"
                4 => "descricao"
                5 => "prefacio"
                6 => "apresentacao"
                7 => "organizadores"
                8 => "conselho_editorial"
                9 => "ficha_catalografica"
                10 => "arquivo"
                11 => "arquivo_alterado"
                12 => "ano_publicacao"
                13 => "created_at"
                14 => "updated_at"
                15 => "ativo"
              ]
              #guarded: array:1 [
                0 => "*"
              ]
            }
          ]
          #escapeWhenCastingToString: false
        }
      ]
      #touches: []
      +timestamps: false
      #hidden: []
      #visible: []
      +fillable: array:23 [
        0 => "publicacao_id"
        1 => "volume"
        2 => "numero"
        3 => "url"
        4 => "nome"
        5 => "nome_evento"
        6 => "descricao"
        7 => "pasta"
        8 => "logo"
        9 => "capa"
        10 => "timbrado"
        11 => "periodicidade"
        12 => "idiomas"
        13 => "pais"
        14 => "inicio_evento"
        15 => "final_evento"
        16 => "ano_publicacao"
        17 => "data_publicacao"
        18 => "autor_corporativo"
        19 => "visualizar_artigo"
        20 => "created_at"
        21 => "updated_at"
        22 => "ativo"
      ]
      #guarded: array:1 [
        0 => "*"
      ]
      -periocidade: array:10 [
        0 => "Diária"
        1 => "Semanal"
        2 => "Quinzenal"
        3 => "Mensal"
        4 => "Bimestral"
        5 => "Trimestral"
        6 => "Semestral"
        7 => "Anual"
        8 => "Bienal"
        9 => "Trienal"
      ]
      -idioma: array:3 [
        0 => "Português"
        1 => "Inglês"
        2 => "Espanhol"
      ]
    }
  ]
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 27 de janeiro de 2025

Resumo

Este artigo tem por objetivo analisar a participação feminina em jogos mistos de futsal durante a Semana Olímpica Cultural Infantojuvenil em uma escola pública municipal, com foco no impacto dessa prática na promoção da igualdade de gênero no esporte. Em um contexto em que a sociedade busca a equidade de gênero, a inclusão das mulheres no esporte se revela um marcador importante dessa transformação, evidenciando mudanças nas normas sociais e reconhecendo os amplos benefícios do esporte para todos. Metodologicamente, o estudo se ancora em uma análise de literatura sobre a participação esportiva feminina e emprega uma abordagem qualitativa para coleta de dados. As informações foram obtidas por meio de uma roda de conversa com seis atletas femininas que participaram da competição, onde as equipes foram compostas por estudantes de ambos os gêneros de cada turma, fomentando uma integração equitativa durante o evento. Esse ambiente oferece uma oportunidade valiosa para examinar as percepções, vivências e os desafios que as mulheres enfrentam em contextos esportivos mistos. Os resultados indicam que, apesar do futsal misto favorecer a inclusão e desafiar as normas de gênero convencionais, as jogadoras ainda encontram obstáculos significativos, como preconceitos e falta de reconhecimento. No entanto, a participação nessas competições também traz oportunidades para o empoderamento das mulheres e avanços na igualdade de gênero no esporte. O artigo conclui enfatizando a necessidade de criar ambientes esportivos mais inclusivos e justos, que promovam a participação feminina e contribuam para a construção de uma sociedade equitativa, utilizando as competições internas escolares como um microcosmo para observar e influenciar essas dinâmicas.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.