Este artigo tem por objetivo analisar a participação feminina em jogos mistos de futsal durante a Semana Olímpica Cultural Infantojuvenil em uma escola pública municipal, com foco no impacto dessa prática na promoção da igualdade de gênero no esporte. Em um contexto em que a sociedade busca a equidade de gênero, a inclusão das mulheres no esporte se revela um marcador importante dessa transformação, evidenciando mudanças nas normas sociais e reconhecendo os amplos benefícios do esporte para todos. Metodologicamente, o estudo se ancora em uma análise de literatura sobre a participação esportiva feminina e emprega uma abordagem qualitativa para coleta de dados. As informações foram obtidas por meio de uma roda de conversa com seis atletas femininas que participaram da competição, onde as equipes foram compostas por estudantes de ambos os gêneros de cada turma, fomentando uma integração equitativa durante o evento. Esse ambiente oferece uma oportunidade valiosa para examinar as percepções, vivências e os desafios que as mulheres enfrentam em contextos esportivos mistos. Os resultados indicam que, apesar do futsal misto favorecer a inclusão e desafiar as normas de gênero convencionais, as jogadoras ainda encontram obstáculos significativos, como preconceitos e falta de reconhecimento. No entanto, a participação nessas competições também traz oportunidades para o empoderamento das mulheres e avanços na igualdade de gênero no esporte. O artigo conclui enfatizando a necessidade de criar ambientes esportivos mais inclusivos e justos, que promovam a participação feminina e contribuam para a construção de uma sociedade equitativa, utilizando as competições internas escolares como um microcosmo para observar e influenciar essas dinâmicas.