REVITALIZAÇÃO DAS HORTAS ESCOLARES NA UEMEIF JOSÉ BONIFÁCIO BARBOSA DE ANDRADE
Charlene Silva Silva – email: charlenemazinho@gmail.com
Débora Lafaerte Simões de Araújo- email: debora.lafaerte@hotmail.com
Fabiana Alves Siqueira – email: fabiana777@hotmail.com
RESUMO
Esse trabalho foi desenvolvido pelo PIBID Diversidade (Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência Diversidade) subprojeto Ciências da Natureza e Matemática da Universidade Federal de Campina Grande- UFCG/CDSA. O projeto denominado “Revitalização das Hortas escolar” surgiu a partir do projeto do Programa Mais Educação de construção de hortas na escola que está inserido no projeto educativo do programa no que compete a educação ambiental como atividade pedagógica. Com a paralisação do programa, as hortas ficaram abandonadas e os educandos descontinuaram a manutenção por falta de orientação, o projeto de hortas é caracterizado por uma ação contínua, quando o PIBID Diversidade subprojeto Ciências da Natureza e Matemática retornaram suas atividades à escola tivemos a ideia de revitalizar essas hortas que já estavam prontas estruturalmente e fazer com que essas voltassem a produzir. Esse projeto foi desenvolvido na EMEIEF José Bonifácio Barbosa de Andrade localizada no Distrito de Pio X, município de Sumé–PB.
A ação foi desenvolvida por alunos do 5º ano da educação fundamental I inicialmente fizemos uma explanação com os alunos mostrando a importância da horta na escola e a importância de cuidar e como cuidar. A atividade foi desenvolvida na UMEIEF José Bonifácio Barbosa de Andrade localizada no Distrito de Pio X, município de SUMÉ-PB. As ações desenvolvidas foram estruturas em um pré-projeto desenvolvido pelo PIBID Diversidade subprojeto Ciências da Natureza e Matemática em parceria com a escola onde estruturamos o pré projeto em partes: 1ª parte - Conscientizar os educandos para a regra dos 3(três) RRR: Reduzir, Reciclar e Reutilizar; 2ª parte- coleta de garrafas pet para a reestruturação dos canteiros; 3ª parte- reestruturação dos canteiros com as garrafas pet ‘s; 4ª parte – plantio de sementes de coentro, pimentão, cebolinha e alface, e 5 ª parte – promover nos educandos o senso de responsabilidade em manter as hortas sempre produtivas, ensinando-os a como mantê-las produzindo.
Palavras chave: Revitalização, Hortas, Educação Ambiental.