A discussão sobre o rumo da educação brasileira tem se intensificado com os programas lançados pelo governo federal para a melhoria na qualidade da educação básica, entre eles, O Programa de Integração da Educação Profissional ao Ensino Médio na Modalidade de Jovens e Adultos (PROEJA). As politicas educacionais têm priorizado a alfabetização dos jovens e adultos e a qualificação da mão de obra, com o intuito de reduzir os índices de analfabetismo, evasão e reprovação. O presente trabalho teve como principal objetivo analisar o perfil socioeconômico dos alunos do EJA do IFRN- Campus Santa Cruz e a sua relação com o rendimento escolar dos mesmos. Assim, as informações foram coletadas através de questionários com perguntas fechadas que buscaram conhecer o perfil socioeconômico e o rendimento escolar de cada aluno. O questionário foi aplicado a 16 alunos do EJA, no qual foi observado que a maioria dos entrevistados não possui poder aquisitivo para investir na sua capacitação, deixando a responsabilidade para os governantes. Após a análise dos dados foram feitas recomendações, a fim de ofertar aos alunos do EJA uma educação de qualidade.