Artigo Anais V ENID & III ENFOPROF / UEPB

ANAIS de Evento

ISSN: 2318-7379

UMA PRÁTICA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL LIGADA AO DESPERDÍCIO DE ÁGUA EM UMA ESCOLA PÚBLICA NA CIDADE DE CAMPINA GRANDE

Palavra-chaves: DESPERDÍCIO DE ÁGUA, EDUCAÇÃO AMBIENTAL, PRESERVAÇÃO DE RECURSOS HÍDRICOS Pôster (PO) Ensino de Química: investigações e vivências da realidade docente na Educação Básica
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      educação ambiental, devido aos grandes problemas que o meio ambiente enfrenta.  A educação ambiental contribui na tomada de consciência para novas atitudes, promove o desenvolvimento de hábitos sadios, melhora a qualidade de vida, e  contribui para preservação da vida. A definição de água é entendida como um elemento essencial para a vida no planeta, mas também está relacionado ao uso ou a atividade a que a esta se destina  e ao tipo de tratamento que ela sofre até chegar aos corpos receptores. Dessa forma  as classes para qualidade de água estão divididas em: especial, aquelas destinadas  para abastecimento doméstico e preservação de comunidades aquáticas; 1 e 2, as destinada para abastecimento doméstico, recreação de contato primário, proteção  de comunidades aquáticas, irrigação, aquicultura; 3, aquelas destinadas para abastecimento doméstico, irrigação e dessedentação de animais e 4, as destinadas para navegação, paisagismo e usos menos exigentes.   (SILVA et al., 2012) declara que segundo o Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento de 2009, o consumo de água na Paraíba é de 100 L/hab/dia e no município de Campina Grande, com uma população de 385.213 mil habitantes, o consumo médio calculado é de aproximadamente 14.060.274 m3/ano. Esses dados ressaltam a necessidade de preservar os recursos hídricos e encontrar alternativas para o reuso de águas com qualidade inferior, para fins menos nobres, ou seja, aqueles nos quais não se requer água potável, como irrigação, lavagens de calçadas, criação de peixes, caldeiras, construção civil, lagos ornamental, descarga de vasos sanitários, geração de energia hidroelétrica, etc.\r\n
      Pensando nisso o presente trabalho de pesquisa elaborado por um aluno voluntário do PIBID /QUÍMICA-UEPB, em parceria com a professora de química da escola, propõe realizar práticas de educação ambiental voltadas ao consumo e desperdício de água uma escola pública na cidade de Campina Grande. Onde irão realizar estudos sobre a situação de água e recursos hídricos no planeta, conscientizar a população escolar sobre o uso racional de água, visitar estações de tratamento, além de contribuir para os estudos sobre a educação ambiental.
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Publicado em 21 de agosto de 2015

Resumo

Um dos temas presentes do dia a dia de uma comunidade escolar é a educação ambiental, devido aos grandes problemas que o meio ambiente enfrenta. A educação ambiental contribui na tomada de consciência para novas atitudes, promove o desenvolvimento de hábitos sadios, melhora a qualidade de vida, e contribui para preservação da vida. A definição de água é entendida como um elemento essencial para a vida no planeta, mas também está relacionado ao uso ou a atividade a que a esta se destina e ao tipo de tratamento que ela sofre até chegar aos corpos receptores. Dessa forma as classes para qualidade de água estão divididas em: especial, aquelas destinadas para abastecimento doméstico e preservação de comunidades aquáticas; 1 e 2, as destinada para abastecimento doméstico, recreação de contato primário, proteção de comunidades aquáticas, irrigação, aquicultura; 3, aquelas destinadas para abastecimento doméstico, irrigação e dessedentação de animais e 4, as destinadas para navegação, paisagismo e usos menos exigentes. (SILVA et al., 2012) declara que segundo o Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento de 2009, o consumo de água na Paraíba é de 100 L/hab/dia e no município de Campina Grande, com uma população de 385.213 mil habitantes, o consumo médio calculado é de aproximadamente 14.060.274 m3/ano. Esses dados ressaltam a necessidade de preservar os recursos hídricos e encontrar alternativas para o reuso de águas com qualidade inferior, para fins menos nobres, ou seja, aqueles nos quais não se requer água potável, como irrigação, lavagens de calçadas, criação de peixes, caldeiras, construção civil, lagos ornamental, descarga de vasos sanitários, geração de energia hidroelétrica, etc. Pensando nisso o presente trabalho de pesquisa elaborado por um aluno voluntário do PIBID /QUÍMICA-UEPB, em parceria com a professora de química da escola, propõe realizar práticas de educação ambiental voltadas ao consumo e desperdício de água uma escola pública na cidade de Campina Grande. Onde irão realizar estudos sobre a situação de água e recursos hídricos no planeta, conscientizar a população escolar sobre o uso racional de água, visitar estações de tratamento, além de contribuir para os estudos sobre a educação ambiental.

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