Artigo Anais V ENID & III ENFOPROF / UEPB

ANAIS de Evento

ISSN: 2318-7379

UMA PROPOSTA PARA O ENSINO DE GEOMETRIA: CONSTRUINDO O CONHECIMENTO A PARTIR DAS IDEIAS FUNDAMENTAIS

Palavra-chaves: PIBID, ENSINO DE GEOMETRIA, CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO, ENSINO MÉDIO Comunicação Oral (CO) Docência em Matemática: desafios, contextos e possibilidades
"2015-08-21 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 11888
    "edicao_id" => 35
    "trabalho_id" => 382
    "inscrito_id" => 983
    "titulo" => "UMA PROPOSTA PARA O ENSINO DE GEOMETRIA: CONSTRUINDO O CONHECIMENTO A PARTIR DAS IDEIAS FUNDAMENTAIS"
    "resumo" => "Discorremos neste artigo sobre uma proposta para o ensino de Geometria, na qual a construção do conhecimento é priorizada tomando como base as ideias fundamentais deste ramo da Matemática. Tal proposta, concretizada em intervenções do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) em parceria com a Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), sob supervisão da Prof. Esp. Vanda Felix e coordenação do Prof. Me. José Luiz Cavalcante. As intervenções se deram em aulas de Matemática de duas das turmas de 1º ano da Escola Estadual de Ensino Médio José Leite de Souza (EEEMJLS), na cidade de Monteiro, cariri paraibano."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "Docência em Matemática: desafios, contextos e possibilidades"
    "palavra_chave" => "PIBID, ENSINO DE GEOMETRIA, CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO, ENSINO MÉDIO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV043_MD1_SA10_ID983_30072015134523.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:59"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:20:13"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "FLAVIA APARECIDA BEZERRA DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "FLAVIA BEZERRA"
    "autor_email" => "flavinhabezerra12@gmail.c"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-v-enid---iii-enfoprof---uepb"
    "edicao_nome" => "Anais V ENID & III ENFOPROF / UEPB"
    "edicao_evento" => "V Encontro de Iniciação à Docência da UEPB & III Encontro de Formação de Professores / UEPB"
    "edicao_ano" => 2015
    "edicao_pasta" => "anais/enid/2015"
    "edicao_logo" => "5e4d7e910d818_19022020152937.png"
    "edicao_capa" => "5f18557e6fc55_22072020120430.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2015-08-21 00:00:00"
    "publicacao_id" => 13
    "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB"
    "publicacao_codigo" => "2318-7379"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 11888
    "edicao_id" => 35
    "trabalho_id" => 382
    "inscrito_id" => 983
    "titulo" => "UMA PROPOSTA PARA O ENSINO DE GEOMETRIA: CONSTRUINDO O CONHECIMENTO A PARTIR DAS IDEIAS FUNDAMENTAIS"
    "resumo" => "Discorremos neste artigo sobre uma proposta para o ensino de Geometria, na qual a construção do conhecimento é priorizada tomando como base as ideias fundamentais deste ramo da Matemática. Tal proposta, concretizada em intervenções do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) em parceria com a Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), sob supervisão da Prof. Esp. Vanda Felix e coordenação do Prof. Me. José Luiz Cavalcante. As intervenções se deram em aulas de Matemática de duas das turmas de 1º ano da Escola Estadual de Ensino Médio José Leite de Souza (EEEMJLS), na cidade de Monteiro, cariri paraibano."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "Docência em Matemática: desafios, contextos e possibilidades"
    "palavra_chave" => "PIBID, ENSINO DE GEOMETRIA, CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO, ENSINO MÉDIO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV043_MD1_SA10_ID983_30072015134523.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:59"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:20:13"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "FLAVIA APARECIDA BEZERRA DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "FLAVIA BEZERRA"
    "autor_email" => "flavinhabezerra12@gmail.c"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-v-enid---iii-enfoprof---uepb"
    "edicao_nome" => "Anais V ENID & III ENFOPROF / UEPB"
    "edicao_evento" => "V Encontro de Iniciação à Docência da UEPB & III Encontro de Formação de Professores / UEPB"
    "edicao_ano" => 2015
    "edicao_pasta" => "anais/enid/2015"
    "edicao_logo" => "5e4d7e910d818_19022020152937.png"
    "edicao_capa" => "5f18557e6fc55_22072020120430.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2015-08-21 00:00:00"
    "publicacao_id" => 13
    "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB"
    "publicacao_codigo" => "2318-7379"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 21 de agosto de 2015

Resumo

Discorremos neste artigo sobre uma proposta para o ensino de Geometria, na qual a construção do conhecimento é priorizada tomando como base as ideias fundamentais deste ramo da Matemática. Tal proposta, concretizada em intervenções do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) em parceria com a Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), sob supervisão da Prof. Esp. Vanda Felix e coordenação do Prof. Me. José Luiz Cavalcante. As intervenções se deram em aulas de Matemática de duas das turmas de 1º ano da Escola Estadual de Ensino Médio José Leite de Souza (EEEMJLS), na cidade de Monteiro, cariri paraibano.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.