Artigo Anais V ENID & III ENFOPROF / UEPB

ANAIS de Evento

ISSN: 2318-7379

O ENSINO DE HISTÓRIA E A LEI 10.639/03: A REPRESENTAÇÃO DA ÁFRICA NA ESCRITA DIDÁTICA

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Publicado em 21 de agosto de 2015

Resumo

O presente trabalho é fruto da pesquisa que a gente desenvolve a respeito da Lei Federal 10.639/03 e sua inserção nos livros didáticos de História no Programa de Pós-Graduação em História na UFPB. Uma vez que a confecção do livro didático e a escolha dos conteúdos irão influenciar diretamente no processo de ensino-aprendizagem mediado pelo professor junto aos seus alunos. Tão logo, o manual didático precisa estar de acordo com as exigências legais. O tema em estudo é importante pelo aumento do espaço da discussão das ‘minorias’ a respeito de suas representações nos manuais didáticos, em especial as das pessoas negras; como também, os estudos acerca dos livros didáticos não é apenas um fenômeno intrínseco ao Brasil, mas é um objeto de estudo problematizado em diversos países. Metodologicamente escolhemos os livros que foram publicados depois da Lei 10.639/03, pois já temos uma produção alicerçada a respeito da África, dos africanos e de suas contribuições à cultura brasileira. Portanto, queremos analisar como vai sendo inserido estes conteúdos e como pode contribuir ou não para a valorização da cultura afro-brasileira.

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