Artigo Anais V ENID & III ENFOPROF / UEPB

ANAIS de Evento

ISSN: 2318-7379

PRÁTICAS ORAIS NA EDUCAÇÃO BÁSICA: POTENCIALIZANDO A FALA DO ALUNO ATRAVÉS DO GÊNERO “ENTREVISTA”

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Publicado em 21 de agosto de 2015

Resumo

Das reflexões suscitadas em torno do ensino-aprendizagem de língua portuguesa, destaca-se a modalidade oral da língua(gem), que também deve ser considerada em âmbito escolar. Desse modo, partindo do princípio de que as interações na modalidade oral (formais e/ou informais) devem ser aproveitadas em sala de aula, tendo em vista a potencialização da fala do aluno; tencionamos apresentar os resultados provenientes do trabalho com o gênero entrevista no contexto do Ensino Fundamental, ocorrido no segundo semestre de 2014. Tais resultados decorrem das atividades realizadas no projeto Base Artística e Reflexiva (B.A.R.), desenvolvido na Escola Estadual de Ensino Fundamental José Pinheiro, localizada em Campina Grande – PB; por meio do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID/LETRAS-UEPB). Metodologicamente, trata-se de um estudo bibliográfico com fins qualitativos, no sentido em que também buscamos interpretar os dados apresentados em nosso trabalho. Como aporte teórico, utilizamo-nos dos documentos oriundos da esfera oficial de ensino, bem como das reflexões de pesquisadores como Silva (2010), Marcuschi (2010), dentre outros. Com base nos resultados, verificamos a pertinência em possibilitar ao aluno a participação ativa em situações reais de aprendizagem.

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