Artigo Anais V ENID & III ENFOPROF / UEPB

ANAIS de Evento

ISSN: 2318-7379

A PERCEPÇÃO DOS ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO NA PRESERVAÇÃO DO MEIO AMBIENTE

Palavra-chaves: PRESERVAÇÃO DO MEIO AMBIENTE, ENSINO MÉDIO INOVADOR, CONSCIENTIZAÇÃO Pôster (PO) A Biologia na perspectiva do Ensino Médio Inovador: propondo ações integradas de ensino, pesquisa e extensão
"2015-08-21 00:00:00"
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1639
  +table: "artigo"
  +timestamps: false
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #connection: "mysql"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 11534
    "edicao_id" => 35
    "trabalho_id" => 445
    "inscrito_id" => 1520
    "titulo" => "A PERCEPÇÃO DOS ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO NA PRESERVAÇÃO DO MEIO AMBIENTE"
    "resumo" => """
      RESUMO \r\n
      Este trabalho está sendo desenvolvido, com o intuito de verificar o conhecimento prévio de 27 estudantes do terceiro ano do ensino médio inovador da escola pública, E.E.E.M.E.P. Dr. Elpídio de Almeida, localizado no Bairro da Prata, município de Campina Grande – PB, desenvolvido pelos bolsistas da Capes PIBID, programa que tem como objetivo promover a inserção dos estudantes de licenciatura no contexto das escolas públicas. Este trabalho tem como objetivo verificar a percepção dos estudantes, acerca da importância da preservação do meio ambiente, e conscientizar os estudantes para o uso consciente da água, sugerindo um desenvolvimento sustentável, uma vez que o ambiente vem sofrendo alterações pela intervenção do ser humano, que retira da natureza o que precisa para seu desenvolvimento, com a modernização das indústrias e o aumento da população houve a necessidade de utilizar cada vez mais os recursos naturais, causando impactos negativos ao meio ambiente. Através dos avanços da Educação Ambiental, a sociedade apresenta uma maior compreensão sobre a importância do meio ambiente. Diante disto, é importante repensar o ensino de Ciências/Biologia nas escolas quanto à preservação do meio ambiente proporcionando um maior conhecimento acerca da importância do cuidado com os recursos naturais e o uso consciente desses recursos. Pois esta apresenta uma grande importância para a população, pois através da educação e conscientização ambiental, busca-se a melhoria na qualidade de vida e o desenvolvimento sustentável.\r\n
      Para o levantamento dos conhecimentos dos estudantes, foram aplicados questionários para diagnóstico prévio, com perguntas dissertativas e de múltipla escolha e um questionário socioeconômico. Dando continuidade ao trabalho foi realizada a aula expositiva, abordando com ênfase e debatendo com os estudantes compreensões sobre educação ambiental e sustentabilidade.\r\n
      No terceiro momento foi realizado um minicurso, com discussão sobre a preservação do ambiente e o uso consciente da água e finalizado com a construção de uma árvore com tampinhas de garrafas.\r\n
      No quarto momento será realizada uma exposição de cartazes e pôsteres, mobilizando a escola e sensibilizando os estudantes para a importância da preservação do meio ambiente. Por último, será realizado um pós diagnóstico através de um questionário, onde poderá analisar a percepção dos alunos a partir do que foi desenvolvido durante o projeto, comparando com as respostas do pré-diagnóstico, verificando se houve ou não mudanças satisfatórias nas respostas dos estudantes acerca da preservação do meio ambiente. E que a metodologia a ser utilizada propicie efeito considerável, podendo ser desenvolvida em outras turmas do ensino médio, visando à conscientização para a preservação da ambiental, com ênfase maior na conscientização do uso correto da água sem que haja desperdício.\r\n
      De acordo, com o que já foi desenvolvido, pôde-se observar uma mudança nas habilidades dos estudantes, com relação à preservação do meio ambiente e a conscientização para o uso adequado da água.
      """
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "A Biologia na perspectiva do Ensino Médio Inovador: propondo ações integradas de ensino, pesquisa e extensão"
    "palavra_chave" => "PRESERVAÇÃO DO MEIO AMBIENTE, ENSINO MÉDIO INOVADOR, CONSCIENTIZAÇÃO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV043_MD4_SA1_ID1520_31072015160758.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:58"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:20:12"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "RAISSA ALCANTARA SOARES"
    "autor_nome_curto" => "RAISSA ALCANTARA"
    "autor_email" => "raissaalcantara19@gmail.c"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-v-enid---iii-enfoprof---uepb"
    "edicao_nome" => "Anais V ENID & III ENFOPROF / UEPB"
    "edicao_evento" => "V Encontro de Iniciação à Docência da UEPB & III Encontro de Formação de Professores / UEPB"
    "edicao_ano" => 2015
    "edicao_pasta" => "anais/enid/2015"
    "edicao_logo" => "5e4d7e910d818_19022020152937.png"
    "edicao_capa" => "5f18557e6fc55_22072020120430.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2015-08-21 00:00:00"
    "publicacao_id" => 13
    "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB"
    "publicacao_codigo" => "2318-7379"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 11534
    "edicao_id" => 35
    "trabalho_id" => 445
    "inscrito_id" => 1520
    "titulo" => "A PERCEPÇÃO DOS ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO NA PRESERVAÇÃO DO MEIO AMBIENTE"
    "resumo" => """
      RESUMO \r\n
      Este trabalho está sendo desenvolvido, com o intuito de verificar o conhecimento prévio de 27 estudantes do terceiro ano do ensino médio inovador da escola pública, E.E.E.M.E.P. Dr. Elpídio de Almeida, localizado no Bairro da Prata, município de Campina Grande – PB, desenvolvido pelos bolsistas da Capes PIBID, programa que tem como objetivo promover a inserção dos estudantes de licenciatura no contexto das escolas públicas. Este trabalho tem como objetivo verificar a percepção dos estudantes, acerca da importância da preservação do meio ambiente, e conscientizar os estudantes para o uso consciente da água, sugerindo um desenvolvimento sustentável, uma vez que o ambiente vem sofrendo alterações pela intervenção do ser humano, que retira da natureza o que precisa para seu desenvolvimento, com a modernização das indústrias e o aumento da população houve a necessidade de utilizar cada vez mais os recursos naturais, causando impactos negativos ao meio ambiente. Através dos avanços da Educação Ambiental, a sociedade apresenta uma maior compreensão sobre a importância do meio ambiente. Diante disto, é importante repensar o ensino de Ciências/Biologia nas escolas quanto à preservação do meio ambiente proporcionando um maior conhecimento acerca da importância do cuidado com os recursos naturais e o uso consciente desses recursos. Pois esta apresenta uma grande importância para a população, pois através da educação e conscientização ambiental, busca-se a melhoria na qualidade de vida e o desenvolvimento sustentável.\r\n
      Para o levantamento dos conhecimentos dos estudantes, foram aplicados questionários para diagnóstico prévio, com perguntas dissertativas e de múltipla escolha e um questionário socioeconômico. Dando continuidade ao trabalho foi realizada a aula expositiva, abordando com ênfase e debatendo com os estudantes compreensões sobre educação ambiental e sustentabilidade.\r\n
      No terceiro momento foi realizado um minicurso, com discussão sobre a preservação do ambiente e o uso consciente da água e finalizado com a construção de uma árvore com tampinhas de garrafas.\r\n
      No quarto momento será realizada uma exposição de cartazes e pôsteres, mobilizando a escola e sensibilizando os estudantes para a importância da preservação do meio ambiente. Por último, será realizado um pós diagnóstico através de um questionário, onde poderá analisar a percepção dos alunos a partir do que foi desenvolvido durante o projeto, comparando com as respostas do pré-diagnóstico, verificando se houve ou não mudanças satisfatórias nas respostas dos estudantes acerca da preservação do meio ambiente. E que a metodologia a ser utilizada propicie efeito considerável, podendo ser desenvolvida em outras turmas do ensino médio, visando à conscientização para a preservação da ambiental, com ênfase maior na conscientização do uso correto da água sem que haja desperdício.\r\n
      De acordo, com o que já foi desenvolvido, pôde-se observar uma mudança nas habilidades dos estudantes, com relação à preservação do meio ambiente e a conscientização para o uso adequado da água.
      """
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "A Biologia na perspectiva do Ensino Médio Inovador: propondo ações integradas de ensino, pesquisa e extensão"
    "palavra_chave" => "PRESERVAÇÃO DO MEIO AMBIENTE, ENSINO MÉDIO INOVADOR, CONSCIENTIZAÇÃO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV043_MD4_SA1_ID1520_31072015160758.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:58"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:20:12"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "RAISSA ALCANTARA SOARES"
    "autor_nome_curto" => "RAISSA ALCANTARA"
    "autor_email" => "raissaalcantara19@gmail.c"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-v-enid---iii-enfoprof---uepb"
    "edicao_nome" => "Anais V ENID & III ENFOPROF / UEPB"
    "edicao_evento" => "V Encontro de Iniciação à Docência da UEPB & III Encontro de Formação de Professores / UEPB"
    "edicao_ano" => 2015
    "edicao_pasta" => "anais/enid/2015"
    "edicao_logo" => "5e4d7e910d818_19022020152937.png"
    "edicao_capa" => "5f18557e6fc55_22072020120430.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2015-08-21 00:00:00"
    "publicacao_id" => 13
    "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB"
    "publicacao_codigo" => "2318-7379"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #classCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  #hidden: []
  #visible: []
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 21 de agosto de 2015

Resumo

RESUMO Este trabalho está sendo desenvolvido, com o intuito de verificar o conhecimento prévio de 27 estudantes do terceiro ano do ensino médio inovador da escola pública, E.E.E.M.E.P. Dr. Elpídio de Almeida, localizado no Bairro da Prata, município de Campina Grande – PB, desenvolvido pelos bolsistas da Capes PIBID, programa que tem como objetivo promover a inserção dos estudantes de licenciatura no contexto das escolas públicas. Este trabalho tem como objetivo verificar a percepção dos estudantes, acerca da importância da preservação do meio ambiente, e conscientizar os estudantes para o uso consciente da água, sugerindo um desenvolvimento sustentável, uma vez que o ambiente vem sofrendo alterações pela intervenção do ser humano, que retira da natureza o que precisa para seu desenvolvimento, com a modernização das indústrias e o aumento da população houve a necessidade de utilizar cada vez mais os recursos naturais, causando impactos negativos ao meio ambiente. Através dos avanços da Educação Ambiental, a sociedade apresenta uma maior compreensão sobre a importância do meio ambiente. Diante disto, é importante repensar o ensino de Ciências/Biologia nas escolas quanto à preservação do meio ambiente proporcionando um maior conhecimento acerca da importância do cuidado com os recursos naturais e o uso consciente desses recursos. Pois esta apresenta uma grande importância para a população, pois através da educação e conscientização ambiental, busca-se a melhoria na qualidade de vida e o desenvolvimento sustentável. Para o levantamento dos conhecimentos dos estudantes, foram aplicados questionários para diagnóstico prévio, com perguntas dissertativas e de múltipla escolha e um questionário socioeconômico. Dando continuidade ao trabalho foi realizada a aula expositiva, abordando com ênfase e debatendo com os estudantes compreensões sobre educação ambiental e sustentabilidade. No terceiro momento foi realizado um minicurso, com discussão sobre a preservação do ambiente e o uso consciente da água e finalizado com a construção de uma árvore com tampinhas de garrafas. No quarto momento será realizada uma exposição de cartazes e pôsteres, mobilizando a escola e sensibilizando os estudantes para a importância da preservação do meio ambiente. Por último, será realizado um pós diagnóstico através de um questionário, onde poderá analisar a percepção dos alunos a partir do que foi desenvolvido durante o projeto, comparando com as respostas do pré-diagnóstico, verificando se houve ou não mudanças satisfatórias nas respostas dos estudantes acerca da preservação do meio ambiente. E que a metodologia a ser utilizada propicie efeito considerável, podendo ser desenvolvida em outras turmas do ensino médio, visando à conscientização para a preservação da ambiental, com ênfase maior na conscientização do uso correto da água sem que haja desperdício. De acordo, com o que já foi desenvolvido, pôde-se observar uma mudança nas habilidades dos estudantes, com relação à preservação do meio ambiente e a conscientização para o uso adequado da água.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.