PROBABILIDADE NO SIGNIFICADO FREQUENCISTA: CONCEITUANDO NOÇÕES BÁSICAS DESSE CONCEITO POR MEIO DE UM ENFOQUE EXPERIMENTAL
"2015-08-21 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 11836 "edicao_id" => 35 "trabalho_id" => 397 "inscrito_id" => 1797 "titulo" => "PROBABILIDADE NO SIGNIFICADO FREQUENCISTA: CONCEITUANDO NOÇÕES BÁSICAS DESSE CONCEITO POR MEIO DE UM ENFOQUE EXPERIMENTAL" "resumo" => "Este trabalho apresenta os resultados de uma atividade introdutória sobre probabilidade, mais especificamente na compreensão da aleatoriedade. A aula se deu no âmbito do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docencia – PIBID, e contou com a participação de 31 alunos do 2º ano do Ensino Médio de uma escola do município de Caruaru/PE. A atividade foi realizada a partir de um enfoque experimental em que foram realizados sorteios de bolas pretas e brancas em urnas e por meio da resolução de um questionário. Os autores trabalharam a partir do significado frequencista de probabilidade, explorando noções básicas desse conceito como a percepção da aleatoriedade na compreensão de experimentos aleatórios e determinísticos, eventos pouco prováveis e eventos muito prováveis. Além disso, utilizaram um simulador para a realização de ensaios semelhantes aos sorteios realizados pelos alunos envolvidos nessa aula, obtendo uma frequência estabilizada, dando subsídios para a definição de probabilidade a partir do significado clássico. Como resultados apontam que, ao perguntar se seria possível determinar a cor de uma bola ao realizar um sorteio, os alunos apresentaram respostas que direcionam para a compreensão de experimentos aleatórios e experimentos determinísticos, sobre eventos pouco prováveis e eventos muito prováveis, mas que não compreendem que os dados obtidos em experimentações anteriores não influenciam a probabilidade de um próximo ensaio. Utilizaram a frequência obtida nas realizações dos alunos e os dados do simulador para apresentar a definição de probabilidade de acordo com o significado clássico. Os autores defendem o estudo da probabilidade, em um momento inicial, com um caráter experimental e destacam que a utilização do significado frequencista dá o suporte necessário para esse momento. Desse modo, a aplicação da aula contribuiu para a formação docente desses autores." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "Docência em Matemática: desafios, contextos e possibilidades" "palavra_chave" => "PROBABILIDADE, PIBID, SIGNIFICADO FREQUENCISTA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV043_MD1_SA10_ID1797_30072015205258.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:58" "updated_at" => "2020-06-10 12:20:13" "ativo" => 1 "autor_nome" => "CÉSAR DIOGO BEZERRA DA SILVA" "autor_nome_curto" => "CÉSAR DIOGO" "autor_email" => "cesar.diogo.b.silva@hotma" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO/UFPE-CAA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-enid---iii-enfoprof---uepb" "edicao_nome" => "Anais V ENID & III ENFOPROF / UEPB" "edicao_evento" => "V Encontro de Iniciação à Docência da UEPB & III Encontro de Formação de Professores / UEPB" "edicao_ano" => 2015 "edicao_pasta" => "anais/enid/2015" "edicao_logo" => "5e4d7e910d818_19022020152937.png" "edicao_capa" => "5f18557e6fc55_22072020120430.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2015-08-21 00:00:00" "publicacao_id" => 13 "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB" "publicacao_codigo" => "2318-7379" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 11836 "edicao_id" => 35 "trabalho_id" => 397 "inscrito_id" => 1797 "titulo" => "PROBABILIDADE NO SIGNIFICADO FREQUENCISTA: CONCEITUANDO NOÇÕES BÁSICAS DESSE CONCEITO POR MEIO DE UM ENFOQUE EXPERIMENTAL" "resumo" => "Este trabalho apresenta os resultados de uma atividade introdutória sobre probabilidade, mais especificamente na compreensão da aleatoriedade. A aula se deu no âmbito do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docencia – PIBID, e contou com a participação de 31 alunos do 2º ano do Ensino Médio de uma escola do município de Caruaru/PE. A atividade foi realizada a partir de um enfoque experimental em que foram realizados sorteios de bolas pretas e brancas em urnas e por meio da resolução de um questionário. Os autores trabalharam a partir do significado frequencista de probabilidade, explorando noções básicas desse conceito como a percepção da aleatoriedade na compreensão de experimentos aleatórios e determinísticos, eventos pouco prováveis e eventos muito prováveis. Além disso, utilizaram um simulador para a realização de ensaios semelhantes aos sorteios realizados pelos alunos envolvidos nessa aula, obtendo uma frequência estabilizada, dando subsídios para a definição de probabilidade a partir do significado clássico. Como resultados apontam que, ao perguntar se seria possível determinar a cor de uma bola ao realizar um sorteio, os alunos apresentaram respostas que direcionam para a compreensão de experimentos aleatórios e experimentos determinísticos, sobre eventos pouco prováveis e eventos muito prováveis, mas que não compreendem que os dados obtidos em experimentações anteriores não influenciam a probabilidade de um próximo ensaio. Utilizaram a frequência obtida nas realizações dos alunos e os dados do simulador para apresentar a definição de probabilidade de acordo com o significado clássico. Os autores defendem o estudo da probabilidade, em um momento inicial, com um caráter experimental e destacam que a utilização do significado frequencista dá o suporte necessário para esse momento. Desse modo, a aplicação da aula contribuiu para a formação docente desses autores." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "Docência em Matemática: desafios, contextos e possibilidades" "palavra_chave" => "PROBABILIDADE, PIBID, SIGNIFICADO FREQUENCISTA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV043_MD1_SA10_ID1797_30072015205258.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:58" "updated_at" => "2020-06-10 12:20:13" "ativo" => 1 "autor_nome" => "CÉSAR DIOGO BEZERRA DA SILVA" "autor_nome_curto" => "CÉSAR DIOGO" "autor_email" => "cesar.diogo.b.silva@hotma" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO/UFPE-CAA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-enid---iii-enfoprof---uepb" "edicao_nome" => "Anais V ENID & III ENFOPROF / UEPB" "edicao_evento" => "V Encontro de Iniciação à Docência da UEPB & III Encontro de Formação de Professores / UEPB" "edicao_ano" => 2015 "edicao_pasta" => "anais/enid/2015" "edicao_logo" => "5e4d7e910d818_19022020152937.png" "edicao_capa" => "5f18557e6fc55_22072020120430.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2015-08-21 00:00:00" "publicacao_id" => 13 "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB" "publicacao_codigo" => "2318-7379" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }