Artigo Anais V ENID & III ENFOPROF / UEPB

ANAIS de Evento

ISSN: 2318-7379

EXPERIMENTAÇÃO NO ENSINO DE QUÍMICA

Palavra-chaves: EXPERIMENTAÇÃO, ENSINO DE QUÍMICA, ENSINO MÉDIO Pôster (PO) Ensino de Química: investigações e vivências da realidade docente na Educação Básica
"2015-08-21 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 11675
    "edicao_id" => 35
    "trabalho_id" => 361
    "inscrito_id" => 1447
    "titulo" => "EXPERIMENTAÇÃO NO ENSINO DE QUÍMICA"
    "resumo" => "Não é novidade que os jovens não se interessem pela Química e que tenham esta visão distorcida, chegando a considerar que essa ciência não faz parte de suas vidas. Desta forma, verificam-se a necessidade da utilização de atividades alternativas para melhorar o ensino e a aprendizagem de química, com o intuito de despertar o interesse e a importância dessa disciplina nos currículos escolares. Pois a maneira como a Química é abordada nas escolas pode ter contribuído para a difusão de concepções distorcidas dessa ciência, uma vez que os conceitos são apresentados de forma puramente teórica e entediante para a maioria dos alunos, como algo que se deve memorizar e que não se aplica a diferentes aspectos da vida cotidiana. Os alunos podem fazer uso do laboratório em diversas atividades relacionadas ao conteúdo da disciplina, podendo trabalhar com substâncias químicas e diferentes equipamentos, participando ativamente do processo de aprendizagem mediadas pelo professor. Este trabalho teve como objetivo ensinar a disciplina de química através de aulas experimentais, fazendo o uso constante do laboratório, de modo que possibilite uma maior motivação aos alunos pela disciplina e aprendizado. Esta ideia de experimentação no ensino de química tenta desmistificar conceitos utilizados no ensino de química por professores e alunos, contextualizar os conteúdos de química e capacitar o aluno a estabelecer analogias simples entre a teoria dos conteúdos e seu cotidiano. O seguinte trabalho foi desenvolvido com as turmas da 2ª série do ensino do turno integral da Escola Estadual de Ensino Médio Severino Cabral, situada na Rua Joaquim Amorim Júnior S/N no bairro do Severino Cabral da cidade de Campina Grande com apoio pedagógico do PIBID/UEPB/CAPES. A execução deste trabalho se concentra na realização de pesquisas em livros, jornais, artigos, revistas, profissionais da área, internet, aulas teóricas e práticas experimentais. Inicialmente foi apresentado um questionário de investigação com os alunos sobre o interesse destes pela disciplina de química, assim como a metodologia utilizada para o estudo da mesma e em seguida foi elaborado um cronograma estabelecendo a ordem dos conteúdos da disciplina a ser trabalhado e as oficinas a serem executadas. Após cada oficina realizada os alunos apresentavam um relatório de acordo com o tema trabalhado. Deste modo, a atividade experimental proporcionou ao professor abordar alguns dos conteúdos de química que muitas vezes é de difícil compreensão. A metodologia empregada permitiu ao professor e alunos reestruturarem suas concepções sobre ensino e aprendizagem no ensino de química, compreendendo de forma mais clara e objetiva os conteúdos da disciplina. Os resultados desde trabalho revelam o sucesso e eficiência de práticas experimentais no ensino de química, incentivando o professor a quebrar sua cultura de pré-conceitos e comodismos e propor a continuidade de diferentes práticas pedagógicas. O presente trabalho foi uma tarefa árdua, mas que trouxe grandes conquistas e resultados para os alunos, encorajando-os na participação de suas ações, visto que foram os próprios alunos que se aventuraram além do estudo da matéria do assunto específico até as considerações mais alargadas de ciência, tecnologia e sociedade."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "Ensino de Química: investigações e vivências da realidade docente na Educação Básica"
    "palavra_chave" => "EXPERIMENTAÇÃO, ENSINO DE QUÍMICA, ENSINO MÉDIO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV043_MD4_SA12_ID1447_28072015230052.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:58"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:20:12"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ELITUANE SOUSA DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "ELITUANE SOUSA"
    "autor_email" => "elituane@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA- UEPB"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-v-enid---iii-enfoprof---uepb"
    "edicao_nome" => "Anais V ENID & III ENFOPROF / UEPB"
    "edicao_evento" => "V Encontro de Iniciação à Docência da UEPB & III Encontro de Formação de Professores / UEPB"
    "edicao_ano" => 2015
    "edicao_pasta" => "anais/enid/2015"
    "edicao_logo" => "5e4d7e910d818_19022020152937.png"
    "edicao_capa" => "5f18557e6fc55_22072020120430.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2015-08-21 00:00:00"
    "publicacao_id" => 13
    "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB"
    "publicacao_codigo" => "2318-7379"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 11675
    "edicao_id" => 35
    "trabalho_id" => 361
    "inscrito_id" => 1447
    "titulo" => "EXPERIMENTAÇÃO NO ENSINO DE QUÍMICA"
    "resumo" => "Não é novidade que os jovens não se interessem pela Química e que tenham esta visão distorcida, chegando a considerar que essa ciência não faz parte de suas vidas. Desta forma, verificam-se a necessidade da utilização de atividades alternativas para melhorar o ensino e a aprendizagem de química, com o intuito de despertar o interesse e a importância dessa disciplina nos currículos escolares. Pois a maneira como a Química é abordada nas escolas pode ter contribuído para a difusão de concepções distorcidas dessa ciência, uma vez que os conceitos são apresentados de forma puramente teórica e entediante para a maioria dos alunos, como algo que se deve memorizar e que não se aplica a diferentes aspectos da vida cotidiana. Os alunos podem fazer uso do laboratório em diversas atividades relacionadas ao conteúdo da disciplina, podendo trabalhar com substâncias químicas e diferentes equipamentos, participando ativamente do processo de aprendizagem mediadas pelo professor. Este trabalho teve como objetivo ensinar a disciplina de química através de aulas experimentais, fazendo o uso constante do laboratório, de modo que possibilite uma maior motivação aos alunos pela disciplina e aprendizado. Esta ideia de experimentação no ensino de química tenta desmistificar conceitos utilizados no ensino de química por professores e alunos, contextualizar os conteúdos de química e capacitar o aluno a estabelecer analogias simples entre a teoria dos conteúdos e seu cotidiano. O seguinte trabalho foi desenvolvido com as turmas da 2ª série do ensino do turno integral da Escola Estadual de Ensino Médio Severino Cabral, situada na Rua Joaquim Amorim Júnior S/N no bairro do Severino Cabral da cidade de Campina Grande com apoio pedagógico do PIBID/UEPB/CAPES. A execução deste trabalho se concentra na realização de pesquisas em livros, jornais, artigos, revistas, profissionais da área, internet, aulas teóricas e práticas experimentais. Inicialmente foi apresentado um questionário de investigação com os alunos sobre o interesse destes pela disciplina de química, assim como a metodologia utilizada para o estudo da mesma e em seguida foi elaborado um cronograma estabelecendo a ordem dos conteúdos da disciplina a ser trabalhado e as oficinas a serem executadas. Após cada oficina realizada os alunos apresentavam um relatório de acordo com o tema trabalhado. Deste modo, a atividade experimental proporcionou ao professor abordar alguns dos conteúdos de química que muitas vezes é de difícil compreensão. A metodologia empregada permitiu ao professor e alunos reestruturarem suas concepções sobre ensino e aprendizagem no ensino de química, compreendendo de forma mais clara e objetiva os conteúdos da disciplina. Os resultados desde trabalho revelam o sucesso e eficiência de práticas experimentais no ensino de química, incentivando o professor a quebrar sua cultura de pré-conceitos e comodismos e propor a continuidade de diferentes práticas pedagógicas. O presente trabalho foi uma tarefa árdua, mas que trouxe grandes conquistas e resultados para os alunos, encorajando-os na participação de suas ações, visto que foram os próprios alunos que se aventuraram além do estudo da matéria do assunto específico até as considerações mais alargadas de ciência, tecnologia e sociedade."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "Ensino de Química: investigações e vivências da realidade docente na Educação Básica"
    "palavra_chave" => "EXPERIMENTAÇÃO, ENSINO DE QUÍMICA, ENSINO MÉDIO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV043_MD4_SA12_ID1447_28072015230052.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:58"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:20:12"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ELITUANE SOUSA DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "ELITUANE SOUSA"
    "autor_email" => "elituane@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA- UEPB"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-v-enid---iii-enfoprof---uepb"
    "edicao_nome" => "Anais V ENID & III ENFOPROF / UEPB"
    "edicao_evento" => "V Encontro de Iniciação à Docência da UEPB & III Encontro de Formação de Professores / UEPB"
    "edicao_ano" => 2015
    "edicao_pasta" => "anais/enid/2015"
    "edicao_logo" => "5e4d7e910d818_19022020152937.png"
    "edicao_capa" => "5f18557e6fc55_22072020120430.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2015-08-21 00:00:00"
    "publicacao_id" => 13
    "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB"
    "publicacao_codigo" => "2318-7379"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 21 de agosto de 2015

Resumo

Não é novidade que os jovens não se interessem pela Química e que tenham esta visão distorcida, chegando a considerar que essa ciência não faz parte de suas vidas. Desta forma, verificam-se a necessidade da utilização de atividades alternativas para melhorar o ensino e a aprendizagem de química, com o intuito de despertar o interesse e a importância dessa disciplina nos currículos escolares. Pois a maneira como a Química é abordada nas escolas pode ter contribuído para a difusão de concepções distorcidas dessa ciência, uma vez que os conceitos são apresentados de forma puramente teórica e entediante para a maioria dos alunos, como algo que se deve memorizar e que não se aplica a diferentes aspectos da vida cotidiana. Os alunos podem fazer uso do laboratório em diversas atividades relacionadas ao conteúdo da disciplina, podendo trabalhar com substâncias químicas e diferentes equipamentos, participando ativamente do processo de aprendizagem mediadas pelo professor. Este trabalho teve como objetivo ensinar a disciplina de química através de aulas experimentais, fazendo o uso constante do laboratório, de modo que possibilite uma maior motivação aos alunos pela disciplina e aprendizado. Esta ideia de experimentação no ensino de química tenta desmistificar conceitos utilizados no ensino de química por professores e alunos, contextualizar os conteúdos de química e capacitar o aluno a estabelecer analogias simples entre a teoria dos conteúdos e seu cotidiano. O seguinte trabalho foi desenvolvido com as turmas da 2ª série do ensino do turno integral da Escola Estadual de Ensino Médio Severino Cabral, situada na Rua Joaquim Amorim Júnior S/N no bairro do Severino Cabral da cidade de Campina Grande com apoio pedagógico do PIBID/UEPB/CAPES. A execução deste trabalho se concentra na realização de pesquisas em livros, jornais, artigos, revistas, profissionais da área, internet, aulas teóricas e práticas experimentais. Inicialmente foi apresentado um questionário de investigação com os alunos sobre o interesse destes pela disciplina de química, assim como a metodologia utilizada para o estudo da mesma e em seguida foi elaborado um cronograma estabelecendo a ordem dos conteúdos da disciplina a ser trabalhado e as oficinas a serem executadas. Após cada oficina realizada os alunos apresentavam um relatório de acordo com o tema trabalhado. Deste modo, a atividade experimental proporcionou ao professor abordar alguns dos conteúdos de química que muitas vezes é de difícil compreensão. A metodologia empregada permitiu ao professor e alunos reestruturarem suas concepções sobre ensino e aprendizagem no ensino de química, compreendendo de forma mais clara e objetiva os conteúdos da disciplina. Os resultados desde trabalho revelam o sucesso e eficiência de práticas experimentais no ensino de química, incentivando o professor a quebrar sua cultura de pré-conceitos e comodismos e propor a continuidade de diferentes práticas pedagógicas. O presente trabalho foi uma tarefa árdua, mas que trouxe grandes conquistas e resultados para os alunos, encorajando-os na participação de suas ações, visto que foram os próprios alunos que se aventuraram além do estudo da matéria do assunto específico até as considerações mais alargadas de ciência, tecnologia e sociedade.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.