ATIVIDADES LÚDICAS NO ENSINO DE QUÍMICA: AVALIAÇÃO DE UM JOGO DIDÁTICO PARA O CONTEÚDO DE GEOMETRIA MOLECULAR
"2015-08-21 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 11588 "edicao_id" => 35 "trabalho_id" => 467 "inscrito_id" => 550 "titulo" => "ATIVIDADES LÚDICAS NO ENSINO DE QUÍMICA: AVALIAÇÃO DE UM JOGO DIDÁTICO PARA O CONTEÚDO DE GEOMETRIA MOLECULAR" "resumo" => "O jogo didático é uma ferramenta que proporciona aprendizagem do conhecimento científico de maneira motivadora e atrativa, pois é capaz de despertar o interesse dos alunos, contribuindo para promover uma maior interação em sala de aula. Tendo em vista as dificuldades no ensino-aprendizagem de química o jogo surge como um recurso didático bastante importante, sendo capaz de contribuir para minimizar tais limitações, além de tornar as aulas mais eficientes e dinâmicas. Neste sentido, o presente estudo foi realizado a partir das ações do PIBID-UEPB-QUÍMICA e tem por objetivo avaliar um jogo didático para o conteúdo de geometria molecular entre os alunos de uma turma do 3º ano do Ensino Médio de uma escola pública do Município de Campina Grande-PB. Trata-se de uma pesquisa de natureza quali-quantitativa. O público alvo foram 24 estudantes. Como instrumento de coleta de dados foram aplicados questionários abertos e fechados contendo quatro questões. Para análise dos resultados utilizou-se os pressupostos teóricos da análise de conteúdo de Bardin e gráficos no Excel. Os resultados revelam que o jogo teve uma grande aceitação pelos alunos e que estes tem grande interesse por aulas que apresentam o uso desse recurso, sendo capaz de contribuir para promover a evolução conceitual, além de despertar motivação e interesse pelo tema em estudo." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "Ensino de Química: investigações e vivências da realidade docente na Educação Básica" "palavra_chave" => "ENSINO DE QUÍMICA, JOGOS DIDÁTICOS, GEOMETRIA MOLECULAR" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV043_MD1_SA12_ID550_31072015200548.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:58" "updated_at" => "2020-06-10 12:20:12" "ativo" => 1 "autor_nome" => "IRANY GENUÍNO DA ROCHA" "autor_nome_curto" => "IRANY ROCHA" "autor_email" => "iranimat4@hotmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-enid---iii-enfoprof---uepb" "edicao_nome" => "Anais V ENID & III ENFOPROF / UEPB" "edicao_evento" => "V Encontro de Iniciação à Docência da UEPB & III Encontro de Formação de Professores / UEPB" "edicao_ano" => 2015 "edicao_pasta" => "anais/enid/2015" "edicao_logo" => "5e4d7e910d818_19022020152937.png" "edicao_capa" => "5f18557e6fc55_22072020120430.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2015-08-21 00:00:00" "publicacao_id" => 13 "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB" "publicacao_codigo" => "2318-7379" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 11588 "edicao_id" => 35 "trabalho_id" => 467 "inscrito_id" => 550 "titulo" => "ATIVIDADES LÚDICAS NO ENSINO DE QUÍMICA: AVALIAÇÃO DE UM JOGO DIDÁTICO PARA O CONTEÚDO DE GEOMETRIA MOLECULAR" "resumo" => "O jogo didático é uma ferramenta que proporciona aprendizagem do conhecimento científico de maneira motivadora e atrativa, pois é capaz de despertar o interesse dos alunos, contribuindo para promover uma maior interação em sala de aula. Tendo em vista as dificuldades no ensino-aprendizagem de química o jogo surge como um recurso didático bastante importante, sendo capaz de contribuir para minimizar tais limitações, além de tornar as aulas mais eficientes e dinâmicas. Neste sentido, o presente estudo foi realizado a partir das ações do PIBID-UEPB-QUÍMICA e tem por objetivo avaliar um jogo didático para o conteúdo de geometria molecular entre os alunos de uma turma do 3º ano do Ensino Médio de uma escola pública do Município de Campina Grande-PB. Trata-se de uma pesquisa de natureza quali-quantitativa. O público alvo foram 24 estudantes. Como instrumento de coleta de dados foram aplicados questionários abertos e fechados contendo quatro questões. Para análise dos resultados utilizou-se os pressupostos teóricos da análise de conteúdo de Bardin e gráficos no Excel. Os resultados revelam que o jogo teve uma grande aceitação pelos alunos e que estes tem grande interesse por aulas que apresentam o uso desse recurso, sendo capaz de contribuir para promover a evolução conceitual, além de despertar motivação e interesse pelo tema em estudo." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "Ensino de Química: investigações e vivências da realidade docente na Educação Básica" "palavra_chave" => "ENSINO DE QUÍMICA, JOGOS DIDÁTICOS, GEOMETRIA MOLECULAR" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV043_MD1_SA12_ID550_31072015200548.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:58" "updated_at" => "2020-06-10 12:20:12" "ativo" => 1 "autor_nome" => "IRANY GENUÍNO DA ROCHA" "autor_nome_curto" => "IRANY ROCHA" "autor_email" => "iranimat4@hotmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-enid---iii-enfoprof---uepb" "edicao_nome" => "Anais V ENID & III ENFOPROF / UEPB" "edicao_evento" => "V Encontro de Iniciação à Docência da UEPB & III Encontro de Formação de Professores / UEPB" "edicao_ano" => 2015 "edicao_pasta" => "anais/enid/2015" "edicao_logo" => "5e4d7e910d818_19022020152937.png" "edicao_capa" => "5f18557e6fc55_22072020120430.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2015-08-21 00:00:00" "publicacao_id" => 13 "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB" "publicacao_codigo" => "2318-7379" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }