TRABALHANDO O GÊNERO NOTÍCIA COMO RECURSO DIDÁTICO EM SALA DE AULA
"2015-08-21 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 11872 "edicao_id" => 35 "trabalho_id" => 28 "inscrito_id" => 460 "titulo" => "TRABALHANDO O GÊNERO NOTÍCIA COMO RECURSO DIDÁTICO EM SALA DE AULA" "resumo" => "Este artigo tem a proposta de apresentar a experiência vivenciada na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Professor José Soares de Carvalho localizada na cidade de Guarabira-PB. Nesta escola foram realizadas oficinas didáticas em turmas da 3°série do ensino médio, pelas graduandas em História da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) e bolsistas do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação a docência (PIBID), financiada pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). O trabalho foi orientado pelo Professor João Batista Gonçalves Bueno e pela professora supervisora Maria de Fátima Amâncio. As oficinas realizadas tiveram como tema: “O coronelismo: enfatizando o conceito de voto de cabresto na Primeira República”. Este tema foi relacionado à visão do presente que entende que a “Bolsa família: possibilita um voto racional e não de cabresto”. Desta forma, procuramos relacionar o contexto histórico do passado com questões que explicam o presente. A metodologia utilizada baseou-se nas pedagogias ativas, as quais os alunos participam da elaboração dos conhecimentos. Como recursos didáticos foram empregadas: imagens, vídeos, textos jornalísticos e de revistas. O estudo proporcionou a problematização de visões diferenciadas sobre os temas, abrangendo questões relativas ao cenário político da época, a pratica e a contagem dos votos realizadas nos dias de hoje, e a mudança da concepção do que é votar. Percebemos, portanto, que através desses temas podemos identificar como questões elaboradas no período da República Velha, tem correspondência com os dias de hoje. Utilizamos como referenciais teóricos as produções de: Victor Nunes Leal e Circe Bittencourt." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "Ensino de História e formação docente" "palavra_chave" => "NOTÍCIA, ENSINO, SENSO CRÍTICO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV043_MD4_SA6_ID460_31052015173031.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:59" "updated_at" => "2020-06-10 12:20:13" "ativo" => 1 "autor_nome" => "LENISE MARIA DA SILVA" "autor_nome_curto" => "LENISE" "autor_email" => "lenisesilva2011@hotmail.c" "autor_ies" => "UEPB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-enid---iii-enfoprof---uepb" "edicao_nome" => "Anais V ENID & III ENFOPROF / UEPB" "edicao_evento" => "V Encontro de Iniciação à Docência da UEPB & III Encontro de Formação de Professores / UEPB" "edicao_ano" => 2015 "edicao_pasta" => "anais/enid/2015" "edicao_logo" => "5e4d7e910d818_19022020152937.png" "edicao_capa" => "5f18557e6fc55_22072020120430.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2015-08-21 00:00:00" "publicacao_id" => 13 "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB" "publicacao_codigo" => "2318-7379" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 11872 "edicao_id" => 35 "trabalho_id" => 28 "inscrito_id" => 460 "titulo" => "TRABALHANDO O GÊNERO NOTÍCIA COMO RECURSO DIDÁTICO EM SALA DE AULA" "resumo" => "Este artigo tem a proposta de apresentar a experiência vivenciada na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Professor José Soares de Carvalho localizada na cidade de Guarabira-PB. Nesta escola foram realizadas oficinas didáticas em turmas da 3°série do ensino médio, pelas graduandas em História da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) e bolsistas do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação a docência (PIBID), financiada pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). O trabalho foi orientado pelo Professor João Batista Gonçalves Bueno e pela professora supervisora Maria de Fátima Amâncio. As oficinas realizadas tiveram como tema: “O coronelismo: enfatizando o conceito de voto de cabresto na Primeira República”. Este tema foi relacionado à visão do presente que entende que a “Bolsa família: possibilita um voto racional e não de cabresto”. Desta forma, procuramos relacionar o contexto histórico do passado com questões que explicam o presente. A metodologia utilizada baseou-se nas pedagogias ativas, as quais os alunos participam da elaboração dos conhecimentos. Como recursos didáticos foram empregadas: imagens, vídeos, textos jornalísticos e de revistas. O estudo proporcionou a problematização de visões diferenciadas sobre os temas, abrangendo questões relativas ao cenário político da época, a pratica e a contagem dos votos realizadas nos dias de hoje, e a mudança da concepção do que é votar. Percebemos, portanto, que através desses temas podemos identificar como questões elaboradas no período da República Velha, tem correspondência com os dias de hoje. Utilizamos como referenciais teóricos as produções de: Victor Nunes Leal e Circe Bittencourt." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "Ensino de História e formação docente" "palavra_chave" => "NOTÍCIA, ENSINO, SENSO CRÍTICO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV043_MD4_SA6_ID460_31052015173031.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:59" "updated_at" => "2020-06-10 12:20:13" "ativo" => 1 "autor_nome" => "LENISE MARIA DA SILVA" "autor_nome_curto" => "LENISE" "autor_email" => "lenisesilva2011@hotmail.c" "autor_ies" => "UEPB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-enid---iii-enfoprof---uepb" "edicao_nome" => "Anais V ENID & III ENFOPROF / UEPB" "edicao_evento" => "V Encontro de Iniciação à Docência da UEPB & III Encontro de Formação de Professores / UEPB" "edicao_ano" => 2015 "edicao_pasta" => "anais/enid/2015" "edicao_logo" => "5e4d7e910d818_19022020152937.png" "edicao_capa" => "5f18557e6fc55_22072020120430.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2015-08-21 00:00:00" "publicacao_id" => 13 "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB" "publicacao_codigo" => "2318-7379" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }