RESUMO
A educação superior constitui um meio para a produção do conhecimento, e a universidade é um lugar onde os valores e práticas da educação inclusiva precisam ser vivenciadas. As práticas docentes exigem preparo do profissional ao tratar de alunos com necessidades educacionais especiais e o projeto de organização universitária deve implementar ações-políticas públicas favorecendo uma educação inclusiva a esses estudantes. Neste contexto, este estudo buscou analisar como vem se dando a preocupação em torno da formação de professores para o trabalho com educação inclusiva no âmbito desta instituição. Esta pesquisa trata-se de um estudo exploratório, que utilizou como método de procedimento o analítico – descritivo a partir de uma análise de cunho quanti-qualitativo. Utilizou-se para análise dos resultados um estudo em torno do PPP do Curso de Licenciatura em Química da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) e questionários aplicados com os estudantes que estão cursando o mesmo. Os resultados apontam que ao analisar o Projeto Político Pedagógico do Curso através das disciplinas didáticas- pedagógicas, foi possível observar que suas ementas ou conteúdos programáticos, não contemplam nenhum tratamento acerca de Formação de Professores para o trabalho com a Educação Especial, o que também foi confirmado nas entrevistas com os alunos concluintes do curso.