Artigo Anais V ENID & III ENFOPROF / UEPB

ANAIS de Evento

ISSN: 2318-7379

ANIMAIS PEÇONHENTOS E SUA RELAÇÃO COM O HOMEM

Palavra-chaves: ARTRÓPODES, PEÇONHENTOS, MEDIDAS PREVENTIVAS Pôster (PO) A Biologia na perspectiva do Ensino Médio Inovador: propondo ações integradas de ensino, pesquisa e extensão
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      Cada dia mais vem crescendo em nosso país os índices de pessoas vitimadas por animais peçonhentos, segundo o Ministério da Saúde entre novembro de 2012 e março de 2013, foram registrados 71.217 acidentes e 144 mortes. Em 2014 esse número se elevou  ainda mais, de acordo com (LENHARO, 2014) este crescimento pode ser atribuído à degradação do ambiente urbano, principalmente nas periferias. Outro fator muito preocupante é que a maior parte da população ao ser picada por um desses animais, não sabem como reagir não procurando atendimento médico ou tomando providências erradas. Sendo assim, esse trabalho tem por objetivo sensibilizar os alunos por meio de aulas interativas, teóricas e prática a partir do projeto do Pibid Biologia, sobre a importância dos animais peçonhentos para o equilíbrio ecológico, sua anatomia, fisiologia, medidas preventivas assim como as devidas precauções.\r\n
      Metodologia: Este trabalho esta sendo realizado com alunos do 1° ano do ensino médio da Escola Solon de Lucena. A principio foi distribuído na turma um questionário com perguntas sobre o tema a fim de sondar quais conhecimentos os alunos tinham a respeito do assunto. Posteriormente foi discutido durante algumas aulas detalhes sobre a ecologia, anatomia e fisiologia de aranhas e escorpiões e dos artrópodes em geral. Para melhor fixação e a fim de despertar ainda mais o interesse dos discentes a cerca desses animais, foi levado para sala de aula alguns escorpiões e mostrado aos alunos as estruturas do corpo desses animais que até então tinha sido apresentadas apenas por fotos. Depois disso foi trabalhado sobre a sintomatologia apresentada por vítimas desses animais e sobre quais cuidados os mesmo devem receber explicando os níveis de toxicidade que a pessoa lesada pode apresentar. Além disso, foi discutido com a turma as medidas de prevenção para evitar acidentes com esses animais. \r\n
      Resultados e Discussão: Com a realização das atividades foi perceptível a ótima participação dos alunos durante as aulas e o grande interesse dos mesmos sobre a temática abordada com grande número de perguntas feitas durante as aulas. Muitos deles relatavam já terem sido vitimas de um desses animais ou conhecerem alguém que já foi assim como também durante discursos na sala de aula alguns deles afirmarem ver com grande frequência principalmente escorpiões em suas residências. Sendo assim este trabalho se faz de grande importância pois os conhecimento adquiridos por cada aluno durante as aulas, são repassados a seus amigos e familiares por meio do diálogo e talvez futuramente venha a evitar maiores efeitos  de uma possível vítima de algum desses animais.\r\n
      Conclusão: A abordagem dessa temática de forma interativa e dinâmica se fez de grande importância para despertar nos alunos ainda mais o interesse sobre o assunto tendo em vista que também se trata de assunto de saúde publica e que devido a grande demanda de conteúdos, os professores não encontram oportunidades de abordar essa temática da maneira que deveria.
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      Metodologia: Este trabalho esta sendo realizado com alunos do 1° ano do ensino médio da Escola Solon de Lucena. A principio foi distribuído na turma um questionário com perguntas sobre o tema a fim de sondar quais conhecimentos os alunos tinham a respeito do assunto. Posteriormente foi discutido durante algumas aulas detalhes sobre a ecologia, anatomia e fisiologia de aranhas e escorpiões e dos artrópodes em geral. Para melhor fixação e a fim de despertar ainda mais o interesse dos discentes a cerca desses animais, foi levado para sala de aula alguns escorpiões e mostrado aos alunos as estruturas do corpo desses animais que até então tinha sido apresentadas apenas por fotos. Depois disso foi trabalhado sobre a sintomatologia apresentada por vítimas desses animais e sobre quais cuidados os mesmo devem receber explicando os níveis de toxicidade que a pessoa lesada pode apresentar. Além disso, foi discutido com a turma as medidas de prevenção para evitar acidentes com esses animais. \r\n
      Resultados e Discussão: Com a realização das atividades foi perceptível a ótima participação dos alunos durante as aulas e o grande interesse dos mesmos sobre a temática abordada com grande número de perguntas feitas durante as aulas. Muitos deles relatavam já terem sido vitimas de um desses animais ou conhecerem alguém que já foi assim como também durante discursos na sala de aula alguns deles afirmarem ver com grande frequência principalmente escorpiões em suas residências. Sendo assim este trabalho se faz de grande importância pois os conhecimento adquiridos por cada aluno durante as aulas, são repassados a seus amigos e familiares por meio do diálogo e talvez futuramente venha a evitar maiores efeitos  de uma possível vítima de algum desses animais.\r\n
      Conclusão: A abordagem dessa temática de forma interativa e dinâmica se fez de grande importância para despertar nos alunos ainda mais o interesse sobre o assunto tendo em vista que também se trata de assunto de saúde publica e que devido a grande demanda de conteúdos, os professores não encontram oportunidades de abordar essa temática da maneira que deveria.
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Publicado em 21 de agosto de 2015

Resumo

Cada dia mais vem crescendo em nosso país os índices de pessoas vitimadas por animais peçonhentos, segundo o Ministério da Saúde entre novembro de 2012 e março de 2013, foram registrados 71.217 acidentes e 144 mortes. Em 2014 esse número se elevou ainda mais, de acordo com (LENHARO, 2014) este crescimento pode ser atribuído à degradação do ambiente urbano, principalmente nas periferias. Outro fator muito preocupante é que a maior parte da população ao ser picada por um desses animais, não sabem como reagir não procurando atendimento médico ou tomando providências erradas. Sendo assim, esse trabalho tem por objetivo sensibilizar os alunos por meio de aulas interativas, teóricas e prática a partir do projeto do Pibid Biologia, sobre a importância dos animais peçonhentos para o equilíbrio ecológico, sua anatomia, fisiologia, medidas preventivas assim como as devidas precauções. Metodologia: Este trabalho esta sendo realizado com alunos do 1° ano do ensino médio da Escola Solon de Lucena. A principio foi distribuído na turma um questionário com perguntas sobre o tema a fim de sondar quais conhecimentos os alunos tinham a respeito do assunto. Posteriormente foi discutido durante algumas aulas detalhes sobre a ecologia, anatomia e fisiologia de aranhas e escorpiões e dos artrópodes em geral. Para melhor fixação e a fim de despertar ainda mais o interesse dos discentes a cerca desses animais, foi levado para sala de aula alguns escorpiões e mostrado aos alunos as estruturas do corpo desses animais que até então tinha sido apresentadas apenas por fotos. Depois disso foi trabalhado sobre a sintomatologia apresentada por vítimas desses animais e sobre quais cuidados os mesmo devem receber explicando os níveis de toxicidade que a pessoa lesada pode apresentar. Além disso, foi discutido com a turma as medidas de prevenção para evitar acidentes com esses animais. Resultados e Discussão: Com a realização das atividades foi perceptível a ótima participação dos alunos durante as aulas e o grande interesse dos mesmos sobre a temática abordada com grande número de perguntas feitas durante as aulas. Muitos deles relatavam já terem sido vitimas de um desses animais ou conhecerem alguém que já foi assim como também durante discursos na sala de aula alguns deles afirmarem ver com grande frequência principalmente escorpiões em suas residências. Sendo assim este trabalho se faz de grande importância pois os conhecimento adquiridos por cada aluno durante as aulas, são repassados a seus amigos e familiares por meio do diálogo e talvez futuramente venha a evitar maiores efeitos de uma possível vítima de algum desses animais. Conclusão: A abordagem dessa temática de forma interativa e dinâmica se fez de grande importância para despertar nos alunos ainda mais o interesse sobre o assunto tendo em vista que também se trata de assunto de saúde publica e que devido a grande demanda de conteúdos, os professores não encontram oportunidades de abordar essa temática da maneira que deveria.

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