AS CONTRIBUIÇÕES DOS GÊNEROS TEXTUAIS NO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA: UMA COMBINAÇÃO QUE DÁ CERTO.
"2015-08-21 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 11576 "edicao_id" => 35 "trabalho_id" => 72 "inscrito_id" => 413 "titulo" => "AS CONTRIBUIÇÕES DOS GÊNEROS TEXTUAIS NO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA: UMA COMBINAÇÃO QUE DÁ CERTO." "resumo" => "Resumo: No presente artigo refletiremos acerca do ensino de língua, mais especificamente o trabalho com os gêneros textuais, à luz das orientações das OCEM (2006), PCN (2000), Marcuschi (2008), dentre outros. Tem-se como objetivo apresentar, de forma sintética, um relato de experiência de aulas de Língua Portuguesa através de um trabalho desenvolvido pelo projeto Base Artística e Reflexiva (B.A.R.), do PIBID-LETRAS/UEPB, na Escola Estadual de Ensino Fundamental José Pinheiro, localizada em um bairro periférico da cidade de Campina Grande-PB, onde evidenciaremos as contribuições dos gêneros no que concerne a leitura e escrita. Para tanto, deter-nos-emos no detalhamento das atividades desenvolvidas com a sequência didática (doravante SD), de tema “Cultura afro: a África está em nós!”, em que foram trabalhados diversos gêneros. Destarte, a partir do relato apresentado, podemos constatar que os gêneros textuais contribuem com a aquisição da leitura e escrita por serem dinâmicos, por estarem presentes em nosso cotidiano e por oferecerem uma gama de possibilidades de serem trabalhados. Mas, apesar das suas contribuições, ainda existe o ensino de língua(gem) sem privilegiar os gêneros textuais como objeto de estudo, representando, assim, um descompasso com os documentos oficiais, passando os gêneros de forma unívoca, sendo este propósito para o estudo apenas de gramática." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "Teoria e prática no ensino de língua portuguesa: unindo escola e sociedade" "palavra_chave" => "GÊNEROS TEXTUAIS, CULTURA AFRO, ENSINO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV043_MD1_SA9_ID413_28062015125959.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:58" "updated_at" => "2020-06-10 12:20:12" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MILENA DAFANNI XAVIER SILVA" "autor_nome_curto" => "MILENA DAFANNI" "autor_email" => "dafanny_pb@hotmail.com" "autor_ies" => "UEPB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-enid---iii-enfoprof---uepb" "edicao_nome" => "Anais V ENID & III ENFOPROF / UEPB" "edicao_evento" => "V Encontro de Iniciação à Docência da UEPB & III Encontro de Formação de Professores / UEPB" "edicao_ano" => 2015 "edicao_pasta" => "anais/enid/2015" "edicao_logo" => "5e4d7e910d818_19022020152937.png" "edicao_capa" => "5f18557e6fc55_22072020120430.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2015-08-21 00:00:00" "publicacao_id" => 13 "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB" "publicacao_codigo" => "2318-7379" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 11576 "edicao_id" => 35 "trabalho_id" => 72 "inscrito_id" => 413 "titulo" => "AS CONTRIBUIÇÕES DOS GÊNEROS TEXTUAIS NO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA: UMA COMBINAÇÃO QUE DÁ CERTO." "resumo" => "Resumo: No presente artigo refletiremos acerca do ensino de língua, mais especificamente o trabalho com os gêneros textuais, à luz das orientações das OCEM (2006), PCN (2000), Marcuschi (2008), dentre outros. Tem-se como objetivo apresentar, de forma sintética, um relato de experiência de aulas de Língua Portuguesa através de um trabalho desenvolvido pelo projeto Base Artística e Reflexiva (B.A.R.), do PIBID-LETRAS/UEPB, na Escola Estadual de Ensino Fundamental José Pinheiro, localizada em um bairro periférico da cidade de Campina Grande-PB, onde evidenciaremos as contribuições dos gêneros no que concerne a leitura e escrita. Para tanto, deter-nos-emos no detalhamento das atividades desenvolvidas com a sequência didática (doravante SD), de tema “Cultura afro: a África está em nós!”, em que foram trabalhados diversos gêneros. Destarte, a partir do relato apresentado, podemos constatar que os gêneros textuais contribuem com a aquisição da leitura e escrita por serem dinâmicos, por estarem presentes em nosso cotidiano e por oferecerem uma gama de possibilidades de serem trabalhados. Mas, apesar das suas contribuições, ainda existe o ensino de língua(gem) sem privilegiar os gêneros textuais como objeto de estudo, representando, assim, um descompasso com os documentos oficiais, passando os gêneros de forma unívoca, sendo este propósito para o estudo apenas de gramática." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "Teoria e prática no ensino de língua portuguesa: unindo escola e sociedade" "palavra_chave" => "GÊNEROS TEXTUAIS, CULTURA AFRO, ENSINO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV043_MD1_SA9_ID413_28062015125959.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:58" "updated_at" => "2020-06-10 12:20:12" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MILENA DAFANNI XAVIER SILVA" "autor_nome_curto" => "MILENA DAFANNI" "autor_email" => "dafanny_pb@hotmail.com" "autor_ies" => "UEPB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-enid---iii-enfoprof---uepb" "edicao_nome" => "Anais V ENID & III ENFOPROF / UEPB" "edicao_evento" => "V Encontro de Iniciação à Docência da UEPB & III Encontro de Formação de Professores / UEPB" "edicao_ano" => 2015 "edicao_pasta" => "anais/enid/2015" "edicao_logo" => "5e4d7e910d818_19022020152937.png" "edicao_capa" => "5f18557e6fc55_22072020120430.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2015-08-21 00:00:00" "publicacao_id" => 13 "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB" "publicacao_codigo" => "2318-7379" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }