Artigo Anais V ENID & III ENFOPROF / UEPB

ANAIS de Evento

ISSN: 2318-7379

EJA E A CULTURA CORPORAL: EXPERIENCIAS NA ESCOLA PÚBLICA EXEMPLOS DE POSSIBILIDADES E DESAFIOS.

Palavra-chaves: EJA, EDUCAÇÃO FÍSICA, OFICINAS Pôster (PO) A Educação Física no cenário brasileiro: desafios e avanços na formação de professores
"2015-08-21 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 11646
    "edicao_id" => 35
    "trabalho_id" => 207
    "inscrito_id" => 1274
    "titulo" => "EJA E A CULTURA CORPORAL: EXPERIENCIAS NA ESCOLA PÚBLICA EXEMPLOS DE POSSIBILIDADES E DESAFIOS."
    "resumo" => "Este trabalho caracteriza-se um relato de experiência como prática de ensino-aprendizagem com alunos da EJA (Educação de Jovens e Adultos) na disciplina Educação Física da Escola Estadual Santa Cecilia, localizada na cidade de Arcoverde – PE e os acadêmicos do curso de Licenciatura em Educação Física da AESA/ESSA (Autarquia de Ensino Superior de Arcoverde-Escola Superior de Saúde), inseridos no programa institucional de Iniciação a Docência - PIBID/ CESA. No cotidiano das aulas de Educação Física, foram trabalhados os conteúdos curriculares, os quais fazem parte dos Parâmetros Curriculares de Educação Física de Pernambuco utilizado como proposta metodológica nas escolas públicas. Os conteúdos trabalhados foram Jogos e Lutas, onde foram organizadas e executadas oficinas corporais com esses saberes. Através dessa socialização entre alunos da EJA com esse universo corporal, oportunizou aos mesmos, construções de novos conceitos e significados, despertando-os a uma prática contextualizada e refletida e para os acadêmicos foi possibilitada uma importante troca de experiências, caracterizando ações de incentivo a docência."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "A Educação Física no cenário brasileiro: desafios e avanços na formação de professores"
    "palavra_chave" => "EJA, EDUCAÇÃO FÍSICA, OFICINAS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV043_MD4_SA2_ID1274_01072015120525.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:58"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:20:12"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "EDNA CARLA EUSTAQUIO DA SILVA CAVALCANTI"
    "autor_nome_curto" => "CARLA"
    "autor_email" => "edcarlinha@yahoo.com.br"
    "autor_ies" => "SEE-PE"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-v-enid---iii-enfoprof---uepb"
    "edicao_nome" => "Anais V ENID & III ENFOPROF / UEPB"
    "edicao_evento" => "V Encontro de Iniciação à Docência da UEPB & III Encontro de Formação de Professores / UEPB"
    "edicao_ano" => 2015
    "edicao_pasta" => "anais/enid/2015"
    "edicao_logo" => "5e4d7e910d818_19022020152937.png"
    "edicao_capa" => "5f18557e6fc55_22072020120430.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2015-08-21 00:00:00"
    "publicacao_id" => 13
    "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB"
    "publicacao_codigo" => "2318-7379"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 11646
    "edicao_id" => 35
    "trabalho_id" => 207
    "inscrito_id" => 1274
    "titulo" => "EJA E A CULTURA CORPORAL: EXPERIENCIAS NA ESCOLA PÚBLICA EXEMPLOS DE POSSIBILIDADES E DESAFIOS."
    "resumo" => "Este trabalho caracteriza-se um relato de experiência como prática de ensino-aprendizagem com alunos da EJA (Educação de Jovens e Adultos) na disciplina Educação Física da Escola Estadual Santa Cecilia, localizada na cidade de Arcoverde – PE e os acadêmicos do curso de Licenciatura em Educação Física da AESA/ESSA (Autarquia de Ensino Superior de Arcoverde-Escola Superior de Saúde), inseridos no programa institucional de Iniciação a Docência - PIBID/ CESA. No cotidiano das aulas de Educação Física, foram trabalhados os conteúdos curriculares, os quais fazem parte dos Parâmetros Curriculares de Educação Física de Pernambuco utilizado como proposta metodológica nas escolas públicas. Os conteúdos trabalhados foram Jogos e Lutas, onde foram organizadas e executadas oficinas corporais com esses saberes. Através dessa socialização entre alunos da EJA com esse universo corporal, oportunizou aos mesmos, construções de novos conceitos e significados, despertando-os a uma prática contextualizada e refletida e para os acadêmicos foi possibilitada uma importante troca de experiências, caracterizando ações de incentivo a docência."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "A Educação Física no cenário brasileiro: desafios e avanços na formação de professores"
    "palavra_chave" => "EJA, EDUCAÇÃO FÍSICA, OFICINAS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV043_MD4_SA2_ID1274_01072015120525.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:58"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:20:12"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "EDNA CARLA EUSTAQUIO DA SILVA CAVALCANTI"
    "autor_nome_curto" => "CARLA"
    "autor_email" => "edcarlinha@yahoo.com.br"
    "autor_ies" => "SEE-PE"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-v-enid---iii-enfoprof---uepb"
    "edicao_nome" => "Anais V ENID & III ENFOPROF / UEPB"
    "edicao_evento" => "V Encontro de Iniciação à Docência da UEPB & III Encontro de Formação de Professores / UEPB"
    "edicao_ano" => 2015
    "edicao_pasta" => "anais/enid/2015"
    "edicao_logo" => "5e4d7e910d818_19022020152937.png"
    "edicao_capa" => "5f18557e6fc55_22072020120430.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2015-08-21 00:00:00"
    "publicacao_id" => 13
    "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB"
    "publicacao_codigo" => "2318-7379"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 21 de agosto de 2015

Resumo

Este trabalho caracteriza-se um relato de experiência como prática de ensino-aprendizagem com alunos da EJA (Educação de Jovens e Adultos) na disciplina Educação Física da Escola Estadual Santa Cecilia, localizada na cidade de Arcoverde – PE e os acadêmicos do curso de Licenciatura em Educação Física da AESA/ESSA (Autarquia de Ensino Superior de Arcoverde-Escola Superior de Saúde), inseridos no programa institucional de Iniciação a Docência - PIBID/ CESA. No cotidiano das aulas de Educação Física, foram trabalhados os conteúdos curriculares, os quais fazem parte dos Parâmetros Curriculares de Educação Física de Pernambuco utilizado como proposta metodológica nas escolas públicas. Os conteúdos trabalhados foram Jogos e Lutas, onde foram organizadas e executadas oficinas corporais com esses saberes. Através dessa socialização entre alunos da EJA com esse universo corporal, oportunizou aos mesmos, construções de novos conceitos e significados, despertando-os a uma prática contextualizada e refletida e para os acadêmicos foi possibilitada uma importante troca de experiências, caracterizando ações de incentivo a docência.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.