A CONTRIBUIÇÃO DO PIBID PARA A FORMAÇÃO DOCENTE DE PROFESSORAS DO ENSINO FUNAMENTAL DAS SÉRIES INICIAIS
"2015-08-21 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 11499 "edicao_id" => 35 "trabalho_id" => 304 "inscrito_id" => 39 "titulo" => "A CONTRIBUIÇÃO DO PIBID PARA A FORMAÇÃO DOCENTE DE PROFESSORAS DO ENSINO FUNAMENTAL DAS SÉRIES INICIAIS" "resumo" => "Pesquisas acerca da formação dos professores apontam que a formação inicial é frágil e a formação continuada é pontual e fragmentada não ajudando muito ao professor a lidar com os inúmeros desafios presentes no cotidiano da sala de aula. Na busca pela superação desses desafios, o Ministério da Educação juntamente com as Instituições de Ensino Superior (IES), em 2009, criou um programa de concessão de bolsas de iniciação à docência para alunos de cursos de licenciatura, que estagiam em escolas públicas e nelas visam o magistério. Enquanto alunas do curso de pedagogia da Universidade Estadual da Paraíba/UEPB estamos vivenciando através do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência/PIBID, estamos vivenciando esse processo de formação. Objetivamos nesse trabalho discutir sobre a contribuição do Pibid para a nossa formação docente a partir da prática de iniciação à docência vivenciada na Escola Municipal Maria José Carvalho de Sousa, de Campina Grande/PB. Tal experiência tem nos proporcionado um maior conhecimento sobre o cotidiano escolar, seus sujeitos, seus problemas e desafios e suas potencialidades. Concluímos, portanto, que a experiência do Pibid tem sido de fundamental importância para a nossa formação docente, bem como para a realização de ações pedagógicas nas escolas que visam melhorar o processo de aprendizagem dos alunos contribuindo assim, para valorização das escolas públicas melhorando a qualidade do ensino." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "Formação Docente: Saberes, Sujeitos e Práticas" "palavra_chave" => "PIBID., . FORMAÇÃO DOCENTE, PRÁTICA PEDAGÓGICA, INICIAÇÃO À DOCÊNCIA." "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV043_MD1_SA14_ID39_16072015125806.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:58" "updated_at" => "2020-06-10 12:20:12" "ativo" => 1 "autor_nome" => "NAZARÉ SOARES DE OLIVEIRA" "autor_nome_curto" => "NAZARÉ" "autor_email" => "nazaresoares8@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-enid---iii-enfoprof---uepb" "edicao_nome" => "Anais V ENID & III ENFOPROF / UEPB" "edicao_evento" => "V Encontro de Iniciação à Docência da UEPB & III Encontro de Formação de Professores / UEPB" "edicao_ano" => 2015 "edicao_pasta" => "anais/enid/2015" "edicao_logo" => "5e4d7e910d818_19022020152937.png" "edicao_capa" => "5f18557e6fc55_22072020120430.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2015-08-21 00:00:00" "publicacao_id" => 13 "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB" "publicacao_codigo" => "2318-7379" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 11499 "edicao_id" => 35 "trabalho_id" => 304 "inscrito_id" => 39 "titulo" => "A CONTRIBUIÇÃO DO PIBID PARA A FORMAÇÃO DOCENTE DE PROFESSORAS DO ENSINO FUNAMENTAL DAS SÉRIES INICIAIS" "resumo" => "Pesquisas acerca da formação dos professores apontam que a formação inicial é frágil e a formação continuada é pontual e fragmentada não ajudando muito ao professor a lidar com os inúmeros desafios presentes no cotidiano da sala de aula. Na busca pela superação desses desafios, o Ministério da Educação juntamente com as Instituições de Ensino Superior (IES), em 2009, criou um programa de concessão de bolsas de iniciação à docência para alunos de cursos de licenciatura, que estagiam em escolas públicas e nelas visam o magistério. Enquanto alunas do curso de pedagogia da Universidade Estadual da Paraíba/UEPB estamos vivenciando através do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência/PIBID, estamos vivenciando esse processo de formação. Objetivamos nesse trabalho discutir sobre a contribuição do Pibid para a nossa formação docente a partir da prática de iniciação à docência vivenciada na Escola Municipal Maria José Carvalho de Sousa, de Campina Grande/PB. Tal experiência tem nos proporcionado um maior conhecimento sobre o cotidiano escolar, seus sujeitos, seus problemas e desafios e suas potencialidades. Concluímos, portanto, que a experiência do Pibid tem sido de fundamental importância para a nossa formação docente, bem como para a realização de ações pedagógicas nas escolas que visam melhorar o processo de aprendizagem dos alunos contribuindo assim, para valorização das escolas públicas melhorando a qualidade do ensino." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "Formação Docente: Saberes, Sujeitos e Práticas" "palavra_chave" => "PIBID., . FORMAÇÃO DOCENTE, PRÁTICA PEDAGÓGICA, INICIAÇÃO À DOCÊNCIA." "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV043_MD1_SA14_ID39_16072015125806.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:58" "updated_at" => "2020-06-10 12:20:12" "ativo" => 1 "autor_nome" => "NAZARÉ SOARES DE OLIVEIRA" "autor_nome_curto" => "NAZARÉ" "autor_email" => "nazaresoares8@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-enid---iii-enfoprof---uepb" "edicao_nome" => "Anais V ENID & III ENFOPROF / UEPB" "edicao_evento" => "V Encontro de Iniciação à Docência da UEPB & III Encontro de Formação de Professores / UEPB" "edicao_ano" => 2015 "edicao_pasta" => "anais/enid/2015" "edicao_logo" => "5e4d7e910d818_19022020152937.png" "edicao_capa" => "5f18557e6fc55_22072020120430.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2015-08-21 00:00:00" "publicacao_id" => 13 "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB" "publicacao_codigo" => "2318-7379" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }