AS AULAS DE LABORATÓRIO E A MELHORIA QUALITATIVA NO ENSINO DE BIOLOGIA
"2015-08-21 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 11573 "edicao_id" => 35 "trabalho_id" => 357 "inscrito_id" => 1452 "titulo" => "AS AULAS DE LABORATÓRIO E A MELHORIA QUALITATIVA NO ENSINO DE BIOLOGIA" "resumo" => "O ensino básico no Brasil tem dado vários sinais de que há muitos hiatos no processo ensino- aprendizagem no qual, os educadores, especialmente os que trabalham com a disciplina Biologia têm muito à engenheirar, para atingir a meta, desenvolver um melhor trabalho. Nesse contexto, as aulas de laboratório podem potencializar o interesse dos alunos pelo ensino de Biologia, promovendo a aprendizagem com qualidade. Esse trabalho foi desenvolvido na E. E. E. F e Médio, Félix Araújo, durante o mês de setembro de 2014, com seis (seis) turmas de ensino médio, turno tarde, totalizando 181 alunos de faixa etária entre 14 e 18 anos. (O trabalho foi dividido em três etapas: I) preparação e execução de dois momentos experimentais no laboratório da escola, II) realização de atividade avaliativa formal (prova) abordando os conteúdos pontuados na proposta e III) aplicação de questionário de avaliação do projeto junto ao aluno. Trata-se de uma pesquisa quali-quantitativa, com foco na percepção do aluno sobre a intervenção pedagógica apresentada. Os resultados obtidos são indicativos de que, o aluno avalia com criticidade o processo pedagógico no qual está inserido e que, a utilização de aulas práticas no laboratório que extrapolem as tradicionais exposições dialogadas, são importantes para melhoria qualitativa do ensino de Biologia." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "A Biologia na perspectiva do Ensino Médio Inovador: propondo ações integradas de ensino, pesquisa e extensão" "palavra_chave" => "AULAS PRÁTICAS, AULAS DE LABORATÓRIO, ENSINO DE BIOLOGIA, MELHORIA DA APRENDIZAGEM" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV043_MD1_SA1_ID1452_28072015202525.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:58" "updated_at" => "2020-06-10 12:20:12" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA CÉLIA CAVALCANTE DE PAULA E SILVA" "autor_nome_curto" => "CÉLIA" "autor_email" => "romulo_celia@hotmail.com" "autor_ies" => "UEPB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-enid---iii-enfoprof---uepb" "edicao_nome" => "Anais V ENID & III ENFOPROF / UEPB" "edicao_evento" => "V Encontro de Iniciação à Docência da UEPB & III Encontro de Formação de Professores / UEPB" "edicao_ano" => 2015 "edicao_pasta" => "anais/enid/2015" "edicao_logo" => "5e4d7e910d818_19022020152937.png" "edicao_capa" => "5f18557e6fc55_22072020120430.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2015-08-21 00:00:00" "publicacao_id" => 13 "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB" "publicacao_codigo" => "2318-7379" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 11573 "edicao_id" => 35 "trabalho_id" => 357 "inscrito_id" => 1452 "titulo" => "AS AULAS DE LABORATÓRIO E A MELHORIA QUALITATIVA NO ENSINO DE BIOLOGIA" "resumo" => "O ensino básico no Brasil tem dado vários sinais de que há muitos hiatos no processo ensino- aprendizagem no qual, os educadores, especialmente os que trabalham com a disciplina Biologia têm muito à engenheirar, para atingir a meta, desenvolver um melhor trabalho. Nesse contexto, as aulas de laboratório podem potencializar o interesse dos alunos pelo ensino de Biologia, promovendo a aprendizagem com qualidade. Esse trabalho foi desenvolvido na E. E. E. F e Médio, Félix Araújo, durante o mês de setembro de 2014, com seis (seis) turmas de ensino médio, turno tarde, totalizando 181 alunos de faixa etária entre 14 e 18 anos. (O trabalho foi dividido em três etapas: I) preparação e execução de dois momentos experimentais no laboratório da escola, II) realização de atividade avaliativa formal (prova) abordando os conteúdos pontuados na proposta e III) aplicação de questionário de avaliação do projeto junto ao aluno. Trata-se de uma pesquisa quali-quantitativa, com foco na percepção do aluno sobre a intervenção pedagógica apresentada. Os resultados obtidos são indicativos de que, o aluno avalia com criticidade o processo pedagógico no qual está inserido e que, a utilização de aulas práticas no laboratório que extrapolem as tradicionais exposições dialogadas, são importantes para melhoria qualitativa do ensino de Biologia." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "A Biologia na perspectiva do Ensino Médio Inovador: propondo ações integradas de ensino, pesquisa e extensão" "palavra_chave" => "AULAS PRÁTICAS, AULAS DE LABORATÓRIO, ENSINO DE BIOLOGIA, MELHORIA DA APRENDIZAGEM" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV043_MD1_SA1_ID1452_28072015202525.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:58" "updated_at" => "2020-06-10 12:20:12" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA CÉLIA CAVALCANTE DE PAULA E SILVA" "autor_nome_curto" => "CÉLIA" "autor_email" => "romulo_celia@hotmail.com" "autor_ies" => "UEPB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-enid---iii-enfoprof---uepb" "edicao_nome" => "Anais V ENID & III ENFOPROF / UEPB" "edicao_evento" => "V Encontro de Iniciação à Docência da UEPB & III Encontro de Formação de Professores / UEPB" "edicao_ano" => 2015 "edicao_pasta" => "anais/enid/2015" "edicao_logo" => "5e4d7e910d818_19022020152937.png" "edicao_capa" => "5f18557e6fc55_22072020120430.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2015-08-21 00:00:00" "publicacao_id" => 13 "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB" "publicacao_codigo" => "2318-7379" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }