PRODUÇÃO DE JOGOS PARA APRENDIZAGEM DE ESPANHOL/LE: RELATO DE EXPERIÊNCIA
"2015-08-21 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 11839 "edicao_id" => 35 "trabalho_id" => 229 "inscrito_id" => 1307 "titulo" => "PRODUÇÃO DE JOGOS PARA APRENDIZAGEM DE ESPANHOL/LE: RELATO DE EXPERIÊNCIA" "resumo" => "O presente artigo relata experiências vividas a partir da produção e a utilização de jogos nas aulas de língua espanhola. A atividade lúdica é um recurso muito útil no ensino-aprendizagem de qualquer componente curricular, inclusive, de língua estrangeira, por possibilitar estratégias que facilitam a aprendizagem. Nessa linha de pensamento e com base em autores como Carvalho (2009), Chaguri (2009), Silva (2013), entre outros, foi desenvolvido este trabalho. Como metodologia, buscou-se fazer uma revisão bibliográfica antes para fundamentar os resultados observados. Este relato se classifica como uma abordagem qualitativa descritiva não experimental transacional, visto que foi observado e descrito o comportamento dos estudantes nas aulas de língua espanhola em um momento específico. Assim, foi proposto aos alunos de Ensino Médio que produzissem jogos a fim de trabalhar diversos temas linguísticos da língua espanhola. Durante a apresentação e utilização dos jogos pelos alunos, verificou-se que a atividade lúdica além de promover a aprendizagem de conhecimentos linguísticos em espanhol, também estimula a percepção, concentração e interação entre os mesmos. Desse modo, concluiu-se que os jogos contribuem muito na aprendizagem dos estudantes, especialmente, daqueles com necessidades educacionais especiais. Também se percebeu que com essa atividade, os alunos passaram a ser protagonistas do conhecimento e o professor um mediador." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "Ensino-aprendizagem de Espanhol-língua estrangeira" "palavra_chave" => "JOGOS, APRENDIZAGEM, LÍNGUA ESPANHOLA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV043_MD1_SA7_ID1307_01072015152930.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:58" "updated_at" => "2020-06-10 12:20:13" "ativo" => 1 "autor_nome" => "WANDA MARIA DA SILVA" "autor_nome_curto" => "WANDA" "autor_email" => "wandamorenita2010@hotmail" "autor_ies" => "UERN" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-enid---iii-enfoprof---uepb" "edicao_nome" => "Anais V ENID & III ENFOPROF / UEPB" "edicao_evento" => "V Encontro de Iniciação à Docência da UEPB & III Encontro de Formação de Professores / UEPB" "edicao_ano" => 2015 "edicao_pasta" => "anais/enid/2015" "edicao_logo" => "5e4d7e910d818_19022020152937.png" "edicao_capa" => "5f18557e6fc55_22072020120430.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2015-08-21 00:00:00" "publicacao_id" => 13 "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB" "publicacao_codigo" => "2318-7379" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 11839 "edicao_id" => 35 "trabalho_id" => 229 "inscrito_id" => 1307 "titulo" => "PRODUÇÃO DE JOGOS PARA APRENDIZAGEM DE ESPANHOL/LE: RELATO DE EXPERIÊNCIA" "resumo" => "O presente artigo relata experiências vividas a partir da produção e a utilização de jogos nas aulas de língua espanhola. A atividade lúdica é um recurso muito útil no ensino-aprendizagem de qualquer componente curricular, inclusive, de língua estrangeira, por possibilitar estratégias que facilitam a aprendizagem. Nessa linha de pensamento e com base em autores como Carvalho (2009), Chaguri (2009), Silva (2013), entre outros, foi desenvolvido este trabalho. Como metodologia, buscou-se fazer uma revisão bibliográfica antes para fundamentar os resultados observados. Este relato se classifica como uma abordagem qualitativa descritiva não experimental transacional, visto que foi observado e descrito o comportamento dos estudantes nas aulas de língua espanhola em um momento específico. Assim, foi proposto aos alunos de Ensino Médio que produzissem jogos a fim de trabalhar diversos temas linguísticos da língua espanhola. Durante a apresentação e utilização dos jogos pelos alunos, verificou-se que a atividade lúdica além de promover a aprendizagem de conhecimentos linguísticos em espanhol, também estimula a percepção, concentração e interação entre os mesmos. Desse modo, concluiu-se que os jogos contribuem muito na aprendizagem dos estudantes, especialmente, daqueles com necessidades educacionais especiais. Também se percebeu que com essa atividade, os alunos passaram a ser protagonistas do conhecimento e o professor um mediador." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "Ensino-aprendizagem de Espanhol-língua estrangeira" "palavra_chave" => "JOGOS, APRENDIZAGEM, LÍNGUA ESPANHOLA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV043_MD1_SA7_ID1307_01072015152930.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:58" "updated_at" => "2020-06-10 12:20:13" "ativo" => 1 "autor_nome" => "WANDA MARIA DA SILVA" "autor_nome_curto" => "WANDA" "autor_email" => "wandamorenita2010@hotmail" "autor_ies" => "UERN" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-enid---iii-enfoprof---uepb" "edicao_nome" => "Anais V ENID & III ENFOPROF / UEPB" "edicao_evento" => "V Encontro de Iniciação à Docência da UEPB & III Encontro de Formação de Professores / UEPB" "edicao_ano" => 2015 "edicao_pasta" => "anais/enid/2015" "edicao_logo" => "5e4d7e910d818_19022020152937.png" "edicao_capa" => "5f18557e6fc55_22072020120430.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2015-08-21 00:00:00" "publicacao_id" => 13 "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB" "publicacao_codigo" => "2318-7379" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }