Artigo Anais V ENID & III ENFOPROF / UEPB

ANAIS de Evento

ISSN: 2318-7379

O USO DAS HISTÓRIAS EM QUADRINHOS NAS AULAS DE FILOSOFIA: PERSPECTIVAS E EFEITOS

Palavra-chaves: EDUCAÇÃO, HISTÓRIAS EM QUADRINHOS, DOCÊNCIA, ENSINO DE FILOSOFIA, ENSINO DE FILOSOFIA Comunicação Oral (CO) Filosofia, Educação e Ensino de Filosofia
"2015-08-21 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 11790
    "edicao_id" => 35
    "trabalho_id" => 146
    "inscrito_id" => 220
    "titulo" => "O USO DAS HISTÓRIAS EM QUADRINHOS NAS AULAS DE FILOSOFIA: PERSPECTIVAS E EFEITOS"
    "resumo" => "A presente comunicação tem como objetivo mostrar os benefícios da utilização das histórias em quadrinhos em sala de aula, pois estas se configuram como uma mídia amplamente difundida no público jovem, que assimila com facilidade o conteúdo que elas transmitem. No entanto, é mostrado que para se alcançar os objetivos das disciplinas escolares, especificamente a de filosofia, o professor deve elaborar uma série de critérios para escolher os quadrinhos que devem ser trabalhados, nunca, porém, se valendo totalmente deles, mas os tendo apenas como um recurso complementar. Tudo isto para que os alunos não fiquem desprovidos dos conhecimentos necessários para a leitura e compreensão corretas dos quadrinhos e não absorvam os valores e/ou ideologias que algumas podem trazer. Mas, estas sirvam apenas para despertar nos alunos o interesse pelos mais variados temas e assuntos, desenvolvendo, assim, seus hábitos pela leitura e suas capacidades de crítica e reflexão ativas numa determinada realidade, se valendo dos seus saberes históricos-sociais."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "Filosofia, Educação e Ensino de Filosofia"
    "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO, HISTÓRIAS EM QUADRINHOS, DOCÊNCIA, ENSINO DE FILOSOFIA, ENSINO DE FILOSOFIA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV043_MD1_SA3_ID220_30062015185046.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:58"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:20:12"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JANAINA OLIVEIRA DINIZ"
    "autor_nome_curto" => "JANAINA DINIZ"
    "autor_email" => "oliveruepb@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-v-enid---iii-enfoprof---uepb"
    "edicao_nome" => "Anais V ENID & III ENFOPROF / UEPB"
    "edicao_evento" => "V Encontro de Iniciação à Docência da UEPB & III Encontro de Formação de Professores / UEPB"
    "edicao_ano" => 2015
    "edicao_pasta" => "anais/enid/2015"
    "edicao_logo" => "5e4d7e910d818_19022020152937.png"
    "edicao_capa" => "5f18557e6fc55_22072020120430.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2015-08-21 00:00:00"
    "publicacao_id" => 13
    "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB"
    "publicacao_codigo" => "2318-7379"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 11790
    "edicao_id" => 35
    "trabalho_id" => 146
    "inscrito_id" => 220
    "titulo" => "O USO DAS HISTÓRIAS EM QUADRINHOS NAS AULAS DE FILOSOFIA: PERSPECTIVAS E EFEITOS"
    "resumo" => "A presente comunicação tem como objetivo mostrar os benefícios da utilização das histórias em quadrinhos em sala de aula, pois estas se configuram como uma mídia amplamente difundida no público jovem, que assimila com facilidade o conteúdo que elas transmitem. No entanto, é mostrado que para se alcançar os objetivos das disciplinas escolares, especificamente a de filosofia, o professor deve elaborar uma série de critérios para escolher os quadrinhos que devem ser trabalhados, nunca, porém, se valendo totalmente deles, mas os tendo apenas como um recurso complementar. Tudo isto para que os alunos não fiquem desprovidos dos conhecimentos necessários para a leitura e compreensão corretas dos quadrinhos e não absorvam os valores e/ou ideologias que algumas podem trazer. Mas, estas sirvam apenas para despertar nos alunos o interesse pelos mais variados temas e assuntos, desenvolvendo, assim, seus hábitos pela leitura e suas capacidades de crítica e reflexão ativas numa determinada realidade, se valendo dos seus saberes históricos-sociais."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "Filosofia, Educação e Ensino de Filosofia"
    "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO, HISTÓRIAS EM QUADRINHOS, DOCÊNCIA, ENSINO DE FILOSOFIA, ENSINO DE FILOSOFIA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV043_MD1_SA3_ID220_30062015185046.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:58"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:20:12"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JANAINA OLIVEIRA DINIZ"
    "autor_nome_curto" => "JANAINA DINIZ"
    "autor_email" => "oliveruepb@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-v-enid---iii-enfoprof---uepb"
    "edicao_nome" => "Anais V ENID & III ENFOPROF / UEPB"
    "edicao_evento" => "V Encontro de Iniciação à Docência da UEPB & III Encontro de Formação de Professores / UEPB"
    "edicao_ano" => 2015
    "edicao_pasta" => "anais/enid/2015"
    "edicao_logo" => "5e4d7e910d818_19022020152937.png"
    "edicao_capa" => "5f18557e6fc55_22072020120430.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2015-08-21 00:00:00"
    "publicacao_id" => 13
    "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB"
    "publicacao_codigo" => "2318-7379"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 21 de agosto de 2015

Resumo

A presente comunicação tem como objetivo mostrar os benefícios da utilização das histórias em quadrinhos em sala de aula, pois estas se configuram como uma mídia amplamente difundida no público jovem, que assimila com facilidade o conteúdo que elas transmitem. No entanto, é mostrado que para se alcançar os objetivos das disciplinas escolares, especificamente a de filosofia, o professor deve elaborar uma série de critérios para escolher os quadrinhos que devem ser trabalhados, nunca, porém, se valendo totalmente deles, mas os tendo apenas como um recurso complementar. Tudo isto para que os alunos não fiquem desprovidos dos conhecimentos necessários para a leitura e compreensão corretas dos quadrinhos e não absorvam os valores e/ou ideologias que algumas podem trazer. Mas, estas sirvam apenas para despertar nos alunos o interesse pelos mais variados temas e assuntos, desenvolvendo, assim, seus hábitos pela leitura e suas capacidades de crítica e reflexão ativas numa determinada realidade, se valendo dos seus saberes históricos-sociais.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.