Este estudo apresenta uma pesquisa exploratória sobre estratégias de inclusão para crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA) no ambiente escolar. A pesquisa adotou uma abordagem exploratória, enfocando principalmente a revisão bibliográfica e a exploração teórica do tema. A pesquisa envolveu uma revisão da literatura existente sobre estratégias de inclusão para crianças com TEA, com ênfase em estudos teóricos e análises conceituais. Os dados foram coletados a partir de fontes acadêmicas, como livros, artigos de periódicos e teses, com o objetivo de identificar e sintetizar as principais abordagens e conceitos relacionados à inclusão de crianças com TEA na escola e a prática docente nesse quesito. Os resultados destacaram uma variedade de estratégias teoricamente embasadas para promover a inclusão de crianças com TEA, incluindo modelos de ensino diferenciado, abordagens centradas no aluno, adaptações curriculares e programas de intervenção precoce. Além disso, foram exploradas teorias relacionadas ao desenvolvimento social, comunicação e aprendizagem em crianças com TEA, fornecendo insights sobre as necessidades específicas desses alunos no ambiente escolar. A pesquisa exploratória proporcionou uma compreensão mais profunda das estratégias teoricamente embasadas para a inclusão de crianças com TEA na escola, destacando a importância da individualização, colaboração e abordagens baseadas em evidências. Este estudo pode oferecer insights valiosos para educadores, pesquisadores e profissionais, sobretudo, aqueles de apoio escolar, interessados em promover uma educação inclusiva e de qualidade para crianças com TEA, fundamentada em uma sólida base teórica e conceitual.